Postado em 22 de Agosto de 2019 às 13h05

Como ter uma boa rotina de sono?

Sono (64)Bem-Estar (70)
Cada vez mais a rotina agitada ou a cobrança por mais produtividade no trabalho atrapalham o dormir. E todo mundo sabe que uma noite mal dormida tem reflexos negativos à saúde e também a rotina de trabalho. A falta de um sono reparador ou uma noite agitada faz com que tenhamos a sensação de não…

Cada vez mais a rotina agitada ou a cobrança por mais produtividade no trabalho atrapalham o dormir. E todo mundo sabe que uma noite mal dormida tem reflexos negativos à saúde e também a rotina de trabalho. A falta de um sono reparador ou uma noite agitada faz com que tenhamos a sensação de não ter dormido.

Segundo a otorrinolaringologista Amanda Costa, atualmente dormimos menos do que nossos pais e muito menos do que nossos avós! Ela ressalta que os problemas mais comuns relacionados ao sono são insônia, roncos e apneias. ?Existem algumas estratégias simples que nos ajudam a ter uma noite de sono mais tranquila. O primeiro é ter uma vida saudável. Isto mesmo! Dormir é o momento que nosso corpo usa para realizar uma grande produção de hormônios, uma otimização de processos cerebrais, restituição de nossos tecidos e uma produção de anticorpos (células de defesa), ou seja, é o momento em que nosso corpo se encontra para organizar o próximo dia? afirma.

Dicas para ter uma boa rotina de sono

  • 1ª Dica:

A primeira dica é manter uma rotina de horário de sono. Conforme a otorrino, o corpo produz hormônios especiais para estimular o sono que devem ser produzidos conforme a rotina de cada um e também são regulados pela temperatura. ?Todos nós, em torno da 3h-5h da manhã temos uma queda de temperatura e estamos mais sonolentos. Por isso é tão importante termos horários regulares, pois o nosso corpo vai se preparando para dormir?.

  • 2ª Dica:

A segunda dica se refere aos benefícios da atividade física para melhorar a qualidade do sono. ?Todos nós dormimos melhor se praticarmos 20 minutos de atividade física por dia, especialmente se for pela manhã e em ambientes com leve exposição ao sol (preste atenção no leve). A melatonina é um hormônio que nos ajuda na regularização do sono e ela é produzida com o auxílio da luz solar e é otimizada com a atividade física regular? informa Dra. Amanda.

  • 3ª Dica:

A terceira dica é sobre bons hábitos alimentares. Antes de dormir não é recomendado uma grande refeição, pois o sistema digestivo não deve se preocupar em digerir alimentos no momento do sono. ?Existem importantes hormônios que controlam nosso apetite que são produzidos durante a noite como a grelina e a leptina. Quem apresenta noite mal dormidas sente mais fome e tem 25% mais de ganho de peso do que quem dorme bem. Refeições leves à noite e evitar álcool ajudam a ter um sono tranquilo e reparador?, salienta.

  • 4ª Dica:

A quarta dica é ter um ambiente relaxante para dormir. O quarto deve ser um lugar onde as preocupações, irritações e aflições não podem entrar. ?Cores claras com um ambiente relaxante e a escuridão ajudam a induzir o sono. Além disso, celulares, ipads, computadores devem ser evitados duas horas antes de dormir, assim como a televisão que através da luz que emite, estimula o sistema nervoso central a se manter acordado?.

A otorrino destaca que dormir é um momento sagrado e essencial. ?Cuidar da qualidade de seu sono é cuidar da sua saúde? finaliza.

______________________________________________________

Site Eko’7

 

Veja também

Como o organismo trabalha durante o sono09/09/19 Depois de um dia cansativo e agitado, uma boa noite de sono é o que mais desejamos. O nosso corpo precisa de uma pausa para repor as energias. Enquanto dormimos, além de descansar, o nosso corpo trabalha para manter o equilíbrio do sistema imunológico, endócrino, neurológico e de diversas outras funções. Confira algumas coisas que…...
Sono do bebê16/05/18   Muitas mamães têm dificuldade de fazer seu bebê dormir a noite toda. Por isso, trouxemos 7 dicas para que ele (e a mãe) tenham um sono tranquilo, confira: Tente deixá-lo dormir sozinho: Se você entrar no quarto dele, no primeiro som que escutar, pode......
Estilo Hygge: O bem-estar dentro do lar15/04/19 Com a chegada da nova estação, o cotidiano se transforma. A chegada de baixas temperaturas e a mudança das paisagens dão o ?toque de recolher?. Em nosso lar, é momento de tirar do armário peças mais quentes e confortáveis, a fim de contemplar o prazer de......

Voltar para Blog

categorias-noticias