Postado em 10 de Outubro de 2019 às 18h11

Por que o banho quente melhora o sono?

Sono (64)Bem-Estar (70)
Tomar banho é sempre um momento relaxante do dia. É quando organizamos os pensamentos e temos as melhores ideias. Tem gente que prefere tomar banho de manhã, para acordar e estar disposto para as tarefas do dia. Já outros preferem tomar depois de chegar em casa, para limpar as energias que recebeu durante o dia.…

Tomar banho é sempre um momento relaxante do dia. É quando organizamos os pensamentos e temos as melhores ideias. Tem gente que prefere tomar banho de manhã, para acordar e estar disposto para as tarefas do dia. Já outros preferem tomar depois de chegar em casa, para limpar as energias que recebeu durante o dia.
O banho frio em um dia de calor é refrescante, mas o banho quente se torna o melhor aliado para descansar o corpo. Ele é ainda mais recomendado durante à noite, quando estamos perto do horário de deitar.

Essa conclusão foi obtida por engenheiros biomédicos, da Universidade do Texas, nos Estados Unidos. Os pesquisadores analisaram vários estudos sobre a influência da água quente no corpo humano e descobriram que tomar banho quente de uma a duas horas antes de dormir melhora o sono.
Isso porque o sono e a temperatura central do corpo são regulados pelo relógio circadiano, que é regido por uma parte do cérebro chamada hipotálamo. Durante o dia ele mantém o nosso corpo aquecido e antes de dormir a temperatura corporal costuma cair. Durante o descanso noturno, diminui mais ainda e perto da hora de acordar, o corpo volta a esquentar. É um sinal biológico para você despertar.
Por isso, um banho quente antes de dormir ajuda o corpo a resfriar mais rápido na hora de se deitar, fazendo com que você adormeça mais rápido e tranquilamente. O que acha de testar nos próximos dias essa dica?

___________________________________

Texto para Facebook:
O banho é sempre revitalizante para o corpo. Ele nos dá sensação de bem-estar e descanso. Além disso, pode ser um ótimo aliado para a melhora do sono. Ficou curioso para saber como? Acesse nossa matéria e saiba como um banho quente pode melhorar o seu sono.

Veja também

LIGAÇÃO ENTRE O SEU QUARTO E O SONO21/12/20 Ter um quarto agradável para dormir, ambiente limpo, organizado, e com uma decoração que ajude a relaxar, pode lhe auxiliar no processo para elevar a qualidade do seu sono. Existem lugares que apenas de olhar você sente o aconchego, é assim que precisa se sentir no seu quarto. Neste sentido, as cores podem ser bem influentes. Observe que empresas ligadas à saúde,......
Alimentação equilibrada, intestino saudável!13/09/17 Os exageros alimentares e uma alimentação desequilibrada causa uma série de reflexos no organismo, provocando desconfortos e inconvenientes que podem ser prejudiciais à saúde. É comum que esse tipo de situação aconteça nos finais de semana, onde a rotina......
Remédios fitoterápicos - O que é e como usar?29/12/17 Não é de hoje que o ser humano faz uso de plantas como medicamentos. Com certeza você já usou ou conhece alguém que utilizou fitoterápicos.  Mas você sabe o que eles são e como usar? É importante destacar que plantas medicinais e fitoterápicas não são a mesma......

Voltar para Blog

categorias-noticias