A previsão de baixas temperaturas no Brasil deixou o time da imunidade baixa atento. Mas a verdade é que, até mesmo quem tem a imunidade alta, precisa ficar ligado com a brusca mudança climática. Não por menos, algumas cidades chegaram a registrar diferença de até 15ºC graus em menos de 24 horas.
Essa gangorra nas temperaturas torna-se gatilho para resposta imune inflamatória, o ar gelado provoca obstrução nasal e coriza, é o que ocorre nos casos de rinite. Além disso, doenças cardiovasculares, cardíacas e hipertensão são propensas no clima frio, já que a viscosidade do sangue aumenta nos dias gelados.
Para você se proteger, e garantir que sua imunidade fique boa, preparamos algumas dicas. Confira:
- Evite se expor ao frio extremo, se fizer uso de aquecedor ou climatizador, procure manter a temperatura do local acima de 18ºC. Também fique atento para não sofrer com o chamado ‘choque térmico’ ao trocar de ambiente.
-Mantenha uma rotina de hidratação e alimentação adequada, evite bebidas alcoólicas em excesso. Lembre-se ainda que fumar agrava os quadros de doenças respiratórias.
-Os ambientes precisam ter uma corrente de ar. Locais fechados são propensos para proliferação de vírus.
- A pandemia nos ensinou de uma vez por todas que precisamos evitar contato com vírus. Portanto, se alguém próximo estiver com sintomas de gripe, mantenha distância.
- Por último, mas não menos importante, busque tomar vacina contra a gripe.