Postado em 02 de Fevereiro de 2018 às 13h16

Benefícios do consumo do ovo

Alimentação (52)
O ovo é um alimento que está presente em muitas receitas de bolos, tortas, doces e salgados. Mas além disso, ele pode ser consumido de forma mais natural, como cozido, por exemplo. Mas você sabe quais são os benefícios deste alimento?             A nutricionista clínica e esportiva, Raiara Forcelini fala que o ovo é rico…

O ovo é um alimento que está presente em muitas receitas de bolos, tortas, doces e salgados. Mas além disso, ele pode ser consumido de forma mais natural, como cozido, por exemplo. Mas você sabe quais são os benefícios deste alimento?

            A nutricionista clínica e esportiva, Raiara Forcelini fala que o ovo é rico em várias vitaminas e minerais, como vitamina A, complexo B, ferro, selênio, fósforo, zinco, dentre outros, além de ser fonte de carotenoides, proteínas, aminoácidos e gorduras boas.

            Além disso, quando consumido da forma correta ele pode contribuir para a melhora da visão e da saúde cardiovascular, na manutenção de massa muscular e produção hormonal. Ele ainda tem ação antioxidante e anti inflamatória. Devido ao seu alto teor de proteína promove saciedade e também aumenta os índices do colesterol HDL (bom).

          

  Contudo, é preciso tomar cuidado para não exagerar no consumo. Afinal tudo o que comermos em excesso nos trará algum maleficio. Raiara comenta que ?algumas pessoas têm medo de consumir o ovo inteiro (gema e clara) pois tem receio que aumente o seu colesterol LDL (colesterol ruim)? mas garante que existem vários estudos mostrando que o consumo do ovo (não frito) não aumenta o colesterol ruim. Portanto, pode consumir a gema sem peso na consciência, afinal é nela que está a maior concentração de ômega e vitaminas/minerais.

            A dosagem diária de consumo é muito particular. Algumas pessoas podem comer até 6 ovos ao dia, outras, apenas 1. Por isso a nutricionista alerta que ?é importante consultar um(a) nutricionista, para adequar a ingestão de ovo de acordo com a individualidade e necessidade nutricional de cada um?. Ela ainda lembra que o ideal é comê-lo cozido, mexido ou grelhado e evitar comer o ovo frito.

            Para comer ovo de uma maneira saudável, Raiara ainda indica algumas receitas, confira:

OMELETE DE ESPINAFRE

  • Pique 04 folhas médias de espinafre, coloque em uma vasilha pequena.
  • Adicione orégano, manjericão, cúrcuma e outros temperos naturais, sal a gosto.
  • Adicione um ovo cru, mexa bem, despeje em frigideira antiaderente levemente aquecida, deixe em fogo baixo, vire para cozinhar dos dois lados e está pronto.
  • Acompanhe com saladas/legumes.

 BOLO DE LEGUMES:

  • Pique 01 cenoura pequena + 01 tomate + 04 ramos de brócolis ou legumes de sua preferência, coloque em uma forma de silicone (aquelas para cupcake) pique uma fatia de ricota ou cottage sem lactose e distribua nas formas.
  • Misture 3 ovos, coloque orégano ou outro tempero de seu gosto e distribua nas formas.
  • Leve ao fogo baixo até dourar.

OMELETE PROTEICO

  • Misture em uma vasilha 02 ovos + 02 colheres de sopa de frango desfiado + 02 ramos de brócolis + 02 colheres de sopa de cenoura ralada ou meio tomate picado
  • Leve ao fogo em uma frigideira antiaderente

Veja também

Arco íris no prato22/01/18 Saiba o que encontrar em alimentos de todas as cores             Você sempre ouviu que para uma refeição ser saudável ela precisa ser o mais colorida possível. Mas você sabe qual a função e quais os nutrientes das cores dos alimentos? A nutricionista Raiara Forcelini fala que a cor dos alimentos revela parte dos nutrientes…...
Colágeno, substância vital!01/08/18 O colágeno representa cerca de 25% de toda proteína do organismo humano. Sua função é essencialmente estrutural, afinal proporciona sustentação às células, mantendo-as unidas. A proteína é produzida normalmente no organismo desde o nascimento, mas a partir......
Mitos e verdades da água com gás06/06/19 Causadora de discórdia, tendo defensores e opositores com opiniões bastante divergentes a seu respeito. Há quem diga que é preciso adaptar o paladar e não abre mão em dias quentes de verão. Do contrário, há quem prefira passar sede do que ingeri-la. A água......

Voltar para Blog

categorias-noticias