Postado em 02 de Fevereiro de 2018 às 13h16

Benefícios do consumo do ovo

Alimentação (58)
O ovo é um alimento que está presente em muitas receitas de bolos, tortas, doces e salgados. Mas além disso, ele pode ser consumido de forma mais natural, como cozido, por exemplo. Mas você sabe quais são os benefícios deste alimento?             A nutricionista clínica e esportiva, Raiara Forcelini fala que o ovo é rico…

O ovo é um alimento que está presente em muitas receitas de bolos, tortas, doces e salgados. Mas além disso, ele pode ser consumido de forma mais natural, como cozido, por exemplo. Mas você sabe quais são os benefícios deste alimento?

            A nutricionista clínica e esportiva, Raiara Forcelini fala que o ovo é rico em várias vitaminas e minerais, como vitamina A, complexo B, ferro, selênio, fósforo, zinco, dentre outros, além de ser fonte de carotenoides, proteínas, aminoácidos e gorduras boas.

            Além disso, quando consumido da forma correta ele pode contribuir para a melhora da visão e da saúde cardiovascular, na manutenção de massa muscular e produção hormonal. Ele ainda tem ação antioxidante e anti inflamatória. Devido ao seu alto teor de proteína promove saciedade e também aumenta os índices do colesterol HDL (bom).

          

  Contudo, é preciso tomar cuidado para não exagerar no consumo. Afinal tudo o que comermos em excesso nos trará algum maleficio. Raiara comenta que ?algumas pessoas têm medo de consumir o ovo inteiro (gema e clara) pois tem receio que aumente o seu colesterol LDL (colesterol ruim)? mas garante que existem vários estudos mostrando que o consumo do ovo (não frito) não aumenta o colesterol ruim. Portanto, pode consumir a gema sem peso na consciência, afinal é nela que está a maior concentração de ômega e vitaminas/minerais.

            A dosagem diária de consumo é muito particular. Algumas pessoas podem comer até 6 ovos ao dia, outras, apenas 1. Por isso a nutricionista alerta que ?é importante consultar um(a) nutricionista, para adequar a ingestão de ovo de acordo com a individualidade e necessidade nutricional de cada um?. Ela ainda lembra que o ideal é comê-lo cozido, mexido ou grelhado e evitar comer o ovo frito.

            Para comer ovo de uma maneira saudável, Raiara ainda indica algumas receitas, confira:

OMELETE DE ESPINAFRE

  • Pique 04 folhas médias de espinafre, coloque em uma vasilha pequena.
  • Adicione orégano, manjericão, cúrcuma e outros temperos naturais, sal a gosto.
  • Adicione um ovo cru, mexa bem, despeje em frigideira antiaderente levemente aquecida, deixe em fogo baixo, vire para cozinhar dos dois lados e está pronto.
  • Acompanhe com saladas/legumes.

 BOLO DE LEGUMES:

  • Pique 01 cenoura pequena + 01 tomate + 04 ramos de brócolis ou legumes de sua preferência, coloque em uma forma de silicone (aquelas para cupcake) pique uma fatia de ricota ou cottage sem lactose e distribua nas formas.
  • Misture 3 ovos, coloque orégano ou outro tempero de seu gosto e distribua nas formas.
  • Leve ao fogo baixo até dourar.

OMELETE PROTEICO

  • Misture em uma vasilha 02 ovos + 02 colheres de sopa de frango desfiado + 02 ramos de brócolis + 02 colheres de sopa de cenoura ralada ou meio tomate picado
  • Leve ao fogo em uma frigideira antiaderente

Veja também

Como funcionam as dietas LowCarb?20/09/18 Uma dieta que caiu no gosto das pessoas que querem emagrecer é a famosa LowCarb, ou seja, com baixo carboidratos. Mas como é pensada essa dieta? Todos os carboidratos são cortados? Hoje vamos responder essas questões! Essa dieta tem o mesmo intuito de várias outras: o emagrecimento.  A ideia é reduzir a quantidade de carboidrato…...
O poder do limão25/07/18 O limão, em qualquer uma das suas variedades (taiti, cravo ou caipira, siciliano e galego) é rico em vitamina C, algumas vitaminas do complexo B, fibras e alguns minerais em pequenas quantidades, como fósforo, cálcio e ferro.             A nutricionista Jaine......
Ervas Naturais e tratamentos alternativos.22/05/17 A natureza é uma importante fonte de elementos e ingredientes que proporcionam saúde e qualidade de vida para as mais variadas doenças e complicações. As soluções naturais tornam-se uma opção cada vez mais frequente na busca por tratamentos e curas......

Voltar para Blog

categorias-noticias