Postado em 29 de Janeiro de 2018 às 17h14

Kefir: o que é e como fazer o alimento queridinho das dietas?

Alimentação (58)
Um alimento que tem ganhado bastante popularidade nos últimos meses é o chamado Kefir. Mas afinal, o que faz com que ele seja o queridinho das dietas? Para começar a entender o que o Kefir tem de tão especial é preciso saber que ele é um probiótico, produzido através da fermentação do leite, com uma…

Um alimento que tem ganhado bastante popularidade nos últimos meses é o chamado Kefir. Mas afinal, o que faz com que ele seja o queridinho das dietas? Para começar a entender o que o Kefir tem de tão especial é preciso saber que ele é um probiótico, produzido através da fermentação do leite, com uma aparência semelhante ao iogurte. A maior diferença entre o iogurte e o Kefir está nas propriedades nutricionais e terapêuticas.

Em um artigo publicado no site http://www.nutricionista.com.pt, a nutricionista Jacqueline Dias Fernandes explica que o Kefir pode ser feito a partir de qualquer tipo de leite (vaca, cabra ou ovelha, soja, coco ou arroz). Ele é composto por proteínas, lipídios e mucopolissacarídeo solúvel, também chamado de kefiran.

A popularidade do Kefir se dá pelo fato de que ele pode ser preparado em casa, seguindo algumas orientações, como por exemplo o cuidado com a temperatura e com a ?validade? de cada lote.

Entre as principais vantagens de seu consumo, a nutricionista destaca que as proteínas do Kefir são parcialmente digeridas e, assim, mais facilmente utilizadas pelo organismo. Além disso, ele é capaz de sintetizar o ácido láctico, diminuindo a intolerância a lactose e favorecendo a digestibilidde do leite. Jacqueline ainda comenta que com o consumo frequente é possível aumentar a resistência às infecções e tranquilizar o sistema nervoso.

Apesar de todos esses benefícios, é importante ficar alerta a possíveis efeitos colaterais. Algumas pessoas podem sofrer com câimbras no estômago, podendo variar de leves até diarreia e vômito. Mas, na maioria dos casos, as pessoas melhoram depois de um curto período. Outro cuidado que deve ser tomado é que, como o Kefir contém uma bactéria láctica que é ligeiramente ácida poderá enfraquecer o esmalte dos dentes, por isso é necessário não esquecer dos cuidados habituais com os dentes.

Como produzir seu próprio Kefir

  • Em um recipiente separe os grãos do kefir e o leite UHT (longa vida). A medida do leite é proporcional a quantidade de grão. No caso de 1 colher sopa de Kefir, usa-se 300 ml de leite. Quanto mais grãos, mais rápida será a fermentação.
  • O recipiente com kefir e leite deve ser mantido em torno de 20ºC, ou seja, é preciso deixá-lo em temperatura ambiente para fermentação, para evitar que haja contaminação por fatores externos. Recomenda-se que o recipiente seja coberto com papel filme ou papel toalha com pequenos furos, para que haja ?respiração?.
  • Após o período de descanso mínimo de 6 horas (se o dia estiver mais frio pode demorar mais para fermentar) e máximo de 72 horas, assim que observar o leite mais denso, coe o kefir com utensílio de plástico ou vidro.
  • O grão coado volta ao processo inicial, após ser lavado em água corrente, ou não (fica a critério), para nova produção. O líquido coado é reservado e vai para geladeira por mais algumas horas para ser consumido.
  • É importante observar se tem grãos brancos, sem manchas amarelas, marrons ou verdes (neste caso não estão aptos para o consumo ou produção).

Os grãos são, geralmente, doados por pessoas que já fizeram o processo de fermentação.

Veja também

Como escolher frutas, legumes e verduras?23/07/18 Sabemos que quanto mais colorido o nosso prato nas horas das refeições, melhor. Legumes, vegetais e  frutas devem fazer parte dos nossos pratos diariamente para que tenhamos uma dieta equilibrada. Mas, você sabe como escolher esses ingredientes na feira ou no supermercado?   A nutricionista Grasieli Lottermann fala que para ajudar a cuidar da nossa…...
Aprenda a fazer pizza vegetariana28/06/18 Optar por uma alimentação sem o consumo de carne é uma opção que tem agradado a muita gente. Por isso, vamos ensinar a fazer um dos pratos mais adorados do mundo: pizza! Mas sem o uso de nada que seja de origem animal: Ingredientes da massa: 300g de farinha......

Voltar para Blog

categorias-noticias