Postado em 29 de Janeiro de 2018 às 17h14

Kefir: o que é e como fazer o alimento queridinho das dietas?

Alimentação (58)
Um alimento que tem ganhado bastante popularidade nos últimos meses é o chamado Kefir. Mas afinal, o que faz com que ele seja o queridinho das dietas? Para começar a entender o que o Kefir tem de tão especial é preciso saber que ele é um probiótico, produzido através da fermentação do leite, com uma…

Um alimento que tem ganhado bastante popularidade nos últimos meses é o chamado Kefir. Mas afinal, o que faz com que ele seja o queridinho das dietas? Para começar a entender o que o Kefir tem de tão especial é preciso saber que ele é um probiótico, produzido através da fermentação do leite, com uma aparência semelhante ao iogurte. A maior diferença entre o iogurte e o Kefir está nas propriedades nutricionais e terapêuticas.

Em um artigo publicado no site http://www.nutricionista.com.pt, a nutricionista Jacqueline Dias Fernandes explica que o Kefir pode ser feito a partir de qualquer tipo de leite (vaca, cabra ou ovelha, soja, coco ou arroz). Ele é composto por proteínas, lipídios e mucopolissacarídeo solúvel, também chamado de kefiran.

A popularidade do Kefir se dá pelo fato de que ele pode ser preparado em casa, seguindo algumas orientações, como por exemplo o cuidado com a temperatura e com a ?validade? de cada lote.

Entre as principais vantagens de seu consumo, a nutricionista destaca que as proteínas do Kefir são parcialmente digeridas e, assim, mais facilmente utilizadas pelo organismo. Além disso, ele é capaz de sintetizar o ácido láctico, diminuindo a intolerância a lactose e favorecendo a digestibilidde do leite. Jacqueline ainda comenta que com o consumo frequente é possível aumentar a resistência às infecções e tranquilizar o sistema nervoso.

Apesar de todos esses benefícios, é importante ficar alerta a possíveis efeitos colaterais. Algumas pessoas podem sofrer com câimbras no estômago, podendo variar de leves até diarreia e vômito. Mas, na maioria dos casos, as pessoas melhoram depois de um curto período. Outro cuidado que deve ser tomado é que, como o Kefir contém uma bactéria láctica que é ligeiramente ácida poderá enfraquecer o esmalte dos dentes, por isso é necessário não esquecer dos cuidados habituais com os dentes.

Como produzir seu próprio Kefir

  • Em um recipiente separe os grãos do kefir e o leite UHT (longa vida). A medida do leite é proporcional a quantidade de grão. No caso de 1 colher sopa de Kefir, usa-se 300 ml de leite. Quanto mais grãos, mais rápida será a fermentação.
  • O recipiente com kefir e leite deve ser mantido em torno de 20ºC, ou seja, é preciso deixá-lo em temperatura ambiente para fermentação, para evitar que haja contaminação por fatores externos. Recomenda-se que o recipiente seja coberto com papel filme ou papel toalha com pequenos furos, para que haja ?respiração?.
  • Após o período de descanso mínimo de 6 horas (se o dia estiver mais frio pode demorar mais para fermentar) e máximo de 72 horas, assim que observar o leite mais denso, coe o kefir com utensílio de plástico ou vidro.
  • O grão coado volta ao processo inicial, após ser lavado em água corrente, ou não (fica a critério), para nova produção. O líquido coado é reservado e vai para geladeira por mais algumas horas para ser consumido.
  • É importante observar se tem grãos brancos, sem manchas amarelas, marrons ou verdes (neste caso não estão aptos para o consumo ou produção).

Os grãos são, geralmente, doados por pessoas que já fizeram o processo de fermentação.

Veja também

Quatro benefícios da boa alimentação28/07/22 Já sentiu que seu corpo pede por uma pausa após um fim de semana de comilança? Às vezes a gente passa do ponto, faz parte, mas quando a má alimentação torna-se algo corriqueiro, a pessoa fica com raciocínio mais lento, mais cansada, com preguiça de cumprir tarefas diárias e até o sono pode ser afetado. Como a gente quer manter o......
O poder do Hibisco29/05/18 O chá de hibisco tem se popularizado nos últimos anos aqui no Brasil. Não é para menos: ele atua de forma muito favorável no  nosso organismo. Ajuda no controle da pressão arterial, funciona como diurético, melhora as funções do coração, além de evitar......
Chocolate nosso de cada dia15/08/17 O chocolate por muito tempo foi considerado o principal inimigo das dietas e da saúde das pessoas. Mas uma pesquisa italiana, divulgada no periódico Fronties in Nutrition, revelou que o consumo de pequenas doses diárias do doce pode, na verdade, ajudar a......

Voltar para Blog

categorias-noticias