Postado em 29 de Janeiro de 2018 às 17h14

      Kefir: o que é e como fazer o alimento queridinho das dietas?

      Alimentação (58)
      Um alimento que tem ganhado bastante popularidade nos últimos meses é o chamado Kefir. Mas afinal, o que faz com que ele seja o queridinho das dietas? Para começar a entender o que o Kefir tem de tão especial é preciso saber que ele é um probiótico, produzido através da fermentação do leite, com uma…

      Um alimento que tem ganhado bastante popularidade nos últimos meses é o chamado Kefir. Mas afinal, o que faz com que ele seja o queridinho das dietas? Para começar a entender o que o Kefir tem de tão especial é preciso saber que ele é um probiótico, produzido através da fermentação do leite, com uma aparência semelhante ao iogurte. A maior diferença entre o iogurte e o Kefir está nas propriedades nutricionais e terapêuticas.

      Em um artigo publicado no site http://www.nutricionista.com.pt, a nutricionista Jacqueline Dias Fernandes explica que o Kefir pode ser feito a partir de qualquer tipo de leite (vaca, cabra ou ovelha, soja, coco ou arroz). Ele é composto por proteínas, lipídios e mucopolissacarídeo solúvel, também chamado de kefiran.

      A popularidade do Kefir se dá pelo fato de que ele pode ser preparado em casa, seguindo algumas orientações, como por exemplo o cuidado com a temperatura e com a ?validade? de cada lote.

      Entre as principais vantagens de seu consumo, a nutricionista destaca que as proteínas do Kefir são parcialmente digeridas e, assim, mais facilmente utilizadas pelo organismo. Além disso, ele é capaz de sintetizar o ácido láctico, diminuindo a intolerância a lactose e favorecendo a digestibilidde do leite. Jacqueline ainda comenta que com o consumo frequente é possível aumentar a resistência às infecções e tranquilizar o sistema nervoso.

      Apesar de todos esses benefícios, é importante ficar alerta a possíveis efeitos colaterais. Algumas pessoas podem sofrer com câimbras no estômago, podendo variar de leves até diarreia e vômito. Mas, na maioria dos casos, as pessoas melhoram depois de um curto período. Outro cuidado que deve ser tomado é que, como o Kefir contém uma bactéria láctica que é ligeiramente ácida poderá enfraquecer o esmalte dos dentes, por isso é necessário não esquecer dos cuidados habituais com os dentes.

      Como produzir seu próprio Kefir

      • Em um recipiente separe os grãos do kefir e o leite UHT (longa vida). A medida do leite é proporcional a quantidade de grão. No caso de 1 colher sopa de Kefir, usa-se 300 ml de leite. Quanto mais grãos, mais rápida será a fermentação.
      • O recipiente com kefir e leite deve ser mantido em torno de 20ºC, ou seja, é preciso deixá-lo em temperatura ambiente para fermentação, para evitar que haja contaminação por fatores externos. Recomenda-se que o recipiente seja coberto com papel filme ou papel toalha com pequenos furos, para que haja ?respiração?.
      • Após o período de descanso mínimo de 6 horas (se o dia estiver mais frio pode demorar mais para fermentar) e máximo de 72 horas, assim que observar o leite mais denso, coe o kefir com utensílio de plástico ou vidro.
      • O grão coado volta ao processo inicial, após ser lavado em água corrente, ou não (fica a critério), para nova produção. O líquido coado é reservado e vai para geladeira por mais algumas horas para ser consumido.
      • É importante observar se tem grãos brancos, sem manchas amarelas, marrons ou verdes (neste caso não estão aptos para o consumo ou produção).

      Os grãos são, geralmente, doados por pessoas que já fizeram o processo de fermentação.

      Veja também

      Alimentação ideal após noite de insônia22/10/21 Dor de cabeça, cansaço, irritabilidade e sonolência são sintomas que aparecem após uma noite mal dormida. Sabia que a insônia afeta os hormônios da saciedade e fome? Por isso, dormir mal pode te fazer consumir mais calorias, no entanto, existem alguns alimentos e bebidas que podem ajudar a amenizar os sintomas após uma noite de insônia e ainda, são......
      Três dicas para consumir menos óleo na alimentação17/02/22Pequenas mudanças são suficientes e não afetam o sabor da comida. Você tá cansado de saber que o consumo de gorduras em excesso pode lhe trazer uma série de consequências. Problema é que fica difícil resistir aos alimentos fritos, não é mesmo? Pode continuar comendo sua......
      Alimentação equilibrada, intestino saudável!13/09/17 Os exageros alimentares e uma alimentação desequilibrada causa uma série de reflexos no organismo, provocando desconfortos e inconvenientes que podem ser prejudiciais à saúde. É comum que esse tipo de situação aconteça nos finais de semana, onde a rotina......

      Voltar para Blog

      categorias-noticias