Postado em 09 de Agosto de 2019 às 16h54

Qual o melhor açúcar?

Dicas (64)Saúde (88)
Seja para adoçar o café ou fazer um bolo, o açúcar é um produto alimentício que não falta na casa das pessoas. Se formos no mercado, iremos encontrar várias opções de açúcar e, a princípio, irão parecer todas iguais. Porém, a diferença está em sua matéria-prima e composição nutricional. De acordo com a sua característica,…

Seja para adoçar o café ou fazer um bolo, o açúcar é um produto alimentício que não falta na casa das pessoas. Se formos no mercado, iremos encontrar várias opções de açúcar e, a princípio, irão parecer todas iguais. Porém, a diferença está em sua matéria-prima e composição nutricional.
De acordo com a sua característica, ele pode ser classificado como açúcar cristal, açúcar refinado, açúcar moído, açúcar demerara, açúcar mascavo, açúcar de confeiteiro, entre outros. Mais recentemente surgiram o açúcar light e o açúcar de coco. De todos esses, o açúcar refinado é o tipo mais consumido pela população.
?Quanto mais escuro é o açúcar, mais perto ele está de seu estado bruto, ou seja, tem mais vitaminas e sais minerais. Já a cor branca significa que o açúcar recebeu aditivos químicos no processo da fabricação, perdendo essa capacidade nutritiva. Então, os açúcares mais escuros teriam um pequeno benefício comparado com os mais refinados, por preservarem um pouco de nutrientes?, alerta a nutricionista do Programa de Medicina Preventiva (Univida) da Unimed Chapecó, Leirisani Riboli Damo.


Apesar disso, a profissional recomenda que o açúcar deve ser utilizado com moderação, pois apresenta alto valor calórico, tendo cinco a 10 vezes mais calorias por grama do que a maioria das frutas. ?O Guia Alimentar para a População Brasileira publicado pelo Ministério da Saúde orienta que, desde que utilizado com moderação em preparações culinárias à base de alimentos in natura ou minimamente processados, o açúcar contribui para diversificar e tornar mais saborosa a alimentação, sem torná-la nutricionalmente desbalanceada?.
Leirisani também aponta dados da Organização Mundial da saúde (OMS), que recomenda que o consumo não ultrapasse 10% das calorias ingeridas diariamente. Para indivíduos diabéticos, a Sociedade Brasileira de Diabetes recomenda evitar os açúcares refinados de rápida absorção, que elevam rapidamente a glicemia.
Mas, atenção! O consumo do açúcar não é essencial para a saúde. O consumo excessivo pode ser prejudicial não só do açúcar em si, mas também de outros alimentos que contenham açúcar na sua preparação e composição, como bolacha recheada, achocolatados,

Veja também

Tecnologia para o bem15/11/17 Aplicativos que ajudam a cuidar da saúde               Que a tecnologia está presente em boa parte do nosso dia a dia não é segredo para ninguém. Mas você sabia que existem aplicativos para smartphones e tablets que podem ajudar a melhorar nossa saúde? Desde apps que monitoram o percurso percorrido em uma corrida ou caminhada…...
Entenda a dor crônica18/07/18 Por Márcio Paz Telesca Médico ortopedista e traumatologista cooperado da Unimed Chapecó Todo mundo sente dor de vez em quando. Quando você corta o dedo ou leva uma pancada no esporte, a dor é a maneira do seu corpo de lhe dizer que algo está errado. Uma vez......
Anemia: Como prevenir e tratar através da alimentação07/06/17 Os hábitos alimentares que possuímos podem dizer muito mais do que imaginamos sobre a saúde e o funcionamento do organismo. A alimentação é uma maneira essencial de proporcionar ao corpo os nutrientes, vitaminas e variadas categorias de elementos necessários......

Voltar para Blog

categorias-noticias