Postado em 09 de Agosto de 2019 às 16h54

Qual o melhor açúcar?

Dicas (59)Saúde (82)
Seja para adoçar o café ou fazer um bolo, o açúcar é um produto alimentício que não falta na casa das pessoas. Se formos no mercado, iremos encontrar várias opções de açúcar e, a princípio, irão parecer todas iguais. Porém, a diferença está em sua matéria-prima e composição nutricional. De acordo com a sua característica,…

Seja para adoçar o café ou fazer um bolo, o açúcar é um produto alimentício que não falta na casa das pessoas. Se formos no mercado, iremos encontrar várias opções de açúcar e, a princípio, irão parecer todas iguais. Porém, a diferença está em sua matéria-prima e composição nutricional.
De acordo com a sua característica, ele pode ser classificado como açúcar cristal, açúcar refinado, açúcar moído, açúcar demerara, açúcar mascavo, açúcar de confeiteiro, entre outros. Mais recentemente surgiram o açúcar light e o açúcar de coco. De todos esses, o açúcar refinado é o tipo mais consumido pela população.
?Quanto mais escuro é o açúcar, mais perto ele está de seu estado bruto, ou seja, tem mais vitaminas e sais minerais. Já a cor branca significa que o açúcar recebeu aditivos químicos no processo da fabricação, perdendo essa capacidade nutritiva. Então, os açúcares mais escuros teriam um pequeno benefício comparado com os mais refinados, por preservarem um pouco de nutrientes?, alerta a nutricionista do Programa de Medicina Preventiva (Univida) da Unimed Chapecó, Leirisani Riboli Damo.


Apesar disso, a profissional recomenda que o açúcar deve ser utilizado com moderação, pois apresenta alto valor calórico, tendo cinco a 10 vezes mais calorias por grama do que a maioria das frutas. ?O Guia Alimentar para a População Brasileira publicado pelo Ministério da Saúde orienta que, desde que utilizado com moderação em preparações culinárias à base de alimentos in natura ou minimamente processados, o açúcar contribui para diversificar e tornar mais saborosa a alimentação, sem torná-la nutricionalmente desbalanceada?.
Leirisani também aponta dados da Organização Mundial da saúde (OMS), que recomenda que o consumo não ultrapasse 10% das calorias ingeridas diariamente. Para indivíduos diabéticos, a Sociedade Brasileira de Diabetes recomenda evitar os açúcares refinados de rápida absorção, que elevam rapidamente a glicemia.
Mas, atenção! O consumo do açúcar não é essencial para a saúde. O consumo excessivo pode ser prejudicial não só do açúcar em si, mas também de outros alimentos que contenham açúcar na sua preparação e composição, como bolacha recheada, achocolatados,

Veja também

Por que ler dá sono ?13/05/20 Você é aquele tipo de pessoa que pega um livro pra ler e logo sente sono? Não se preocupe, isso não tem nada de errado. Na verdade, existem várias situações que contribuem com você sentir sono ao ler.  O primeiro motivo de porque isso acontece é que quando ficamos muito tempo acordados, nosso corpo começa a acumular adenosina no......
É HORA DE 'PUXAR' AS COBERTAS!03/05 Chegou a hora de colocar os cobertores para jogo. Após ficarem meses armazenados, é possível que eles estejam com aquele chamado “cheiro de guardado”, o que é normal. Mas como você pode solucionar esse pequeno......
6 dicas de decoração criativas e baratas31/10/18 A nossa casa é a nossa cara. Desde as cores até a organização dos móveis. O importante é deixar o mais confortável possível para que a gente possa se sentir bem. Mas se você está querendo dar novos ares para os cômodos da casa, confira 6 dicas que a arquiteta......

Voltar para Blog

categorias-noticias