Postado em 09 de Agosto de 2019 às 16h54

Qual o melhor açúcar?

Dicas (51)Saúde (72)
Seja para adoçar o café ou fazer um bolo, o açúcar é um produto alimentício que não falta na casa das pessoas. Se formos no mercado, iremos encontrar várias opções de açúcar e, a princípio, irão parecer todas iguais. Porém, a diferença está em sua matéria-prima e composição nutricional. De acordo com a sua característica,…

Seja para adoçar o café ou fazer um bolo, o açúcar é um produto alimentício que não falta na casa das pessoas. Se formos no mercado, iremos encontrar várias opções de açúcar e, a princípio, irão parecer todas iguais. Porém, a diferença está em sua matéria-prima e composição nutricional.
De acordo com a sua característica, ele pode ser classificado como açúcar cristal, açúcar refinado, açúcar moído, açúcar demerara, açúcar mascavo, açúcar de confeiteiro, entre outros. Mais recentemente surgiram o açúcar light e o açúcar de coco. De todos esses, o açúcar refinado é o tipo mais consumido pela população.
?Quanto mais escuro é o açúcar, mais perto ele está de seu estado bruto, ou seja, tem mais vitaminas e sais minerais. Já a cor branca significa que o açúcar recebeu aditivos químicos no processo da fabricação, perdendo essa capacidade nutritiva. Então, os açúcares mais escuros teriam um pequeno benefício comparado com os mais refinados, por preservarem um pouco de nutrientes?, alerta a nutricionista do Programa de Medicina Preventiva (Univida) da Unimed Chapecó, Leirisani Riboli Damo.


Apesar disso, a profissional recomenda que o açúcar deve ser utilizado com moderação, pois apresenta alto valor calórico, tendo cinco a 10 vezes mais calorias por grama do que a maioria das frutas. ?O Guia Alimentar para a População Brasileira publicado pelo Ministério da Saúde orienta que, desde que utilizado com moderação em preparações culinárias à base de alimentos in natura ou minimamente processados, o açúcar contribui para diversificar e tornar mais saborosa a alimentação, sem torná-la nutricionalmente desbalanceada?.
Leirisani também aponta dados da Organização Mundial da saúde (OMS), que recomenda que o consumo não ultrapasse 10% das calorias ingeridas diariamente. Para indivíduos diabéticos, a Sociedade Brasileira de Diabetes recomenda evitar os açúcares refinados de rápida absorção, que elevam rapidamente a glicemia.
Mas, atenção! O consumo do açúcar não é essencial para a saúde. O consumo excessivo pode ser prejudicial não só do açúcar em si, mas também de outros alimentos que contenham açúcar na sua preparação e composição, como bolacha recheada, achocolatados,

Veja também

Mitos e verdades da água com gás06/06/19 Causadora de discórdia, tendo defensores e opositores com opiniões bastante divergentes a seu respeito. Há quem diga que é preciso adaptar o paladar e não abre mão em dias quentes de verão. Do contrário, há quem prefira passar sede do que ingeri-la. A água com gás é uma fonte de hidratação que além de ser…...
10 Dicas para ser mais feliz20/06/18 Todos passamos por alguma situação difícil na vida, e até mesmo pequenas coisas que acontecem no dia a dia podem nos deixar tristes. Para melhorar estas situações, podemos seguir 10 passos rumo a felicidade. Confira quais são eles: Tente se sentir feliz De......
O poder do limão25/07/18 O limão, em qualquer uma das suas variedades (taiti, cravo ou caipira, siciliano e galego) é rico em vitamina C, algumas vitaminas do complexo B, fibras e alguns minerais em pequenas quantidades, como fósforo, cálcio e ferro.             A nutricionista Jaine......

Voltar para Blog

categorias-noticias