Postado em 29 de Janeiro de 2021 às 16h21

Sem tabu: a importância da saúde mental

Saúde (88)

A internet trouxe para o mundo milhares de oportunidades, entre tantas coisas, o fácil e rápido acesso à informação pode ser destacado. Centenas de sites de notícias e blogs foram criados, concedendo espaço para assuntos que antes eram pouco pautados, considerados tabus, como a saúde mental. Até mesmo o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), abordou como tema da redação de 2020, o tópico: 'O estigma associado às doenças mentais na sociedade brasileira'.

Conforme matéria divulgada pela Associação Nacional de Medicina do Trabalho (ANAMT), uma pesquisa feita pela International Stress Management Association (Isma – BR), apontava que nove em cada dez brasileiros presentes no mercado de trabalho tinham sintomas de ansiedade, e 47% sofriam com algum nível de depressão. Somente 18% das empresas mantinham, na época, um programa voltado à saúde mental dos colaboradores.

É bem provável que você conheça alguém que se encaixe nos dados acima. Segundo a psicóloga, Marta Broch, atualmente quando se fala em problemas ligados à saúde mental dentro do ramo psicológico, é como falar de uma nova pandemia. "Os casos foram aumentando muito, inclusive os com relação à saúde mental no trabalho, e boa parte são casos de ansiedade, estresse e depressão. Embora ainda haja uma certa resistência com a procura por ajuda psicológica, é possível perceber uma evolução neste sentido".

Para a psicóloga, a mídia tem ajudado a mudar essa realidade, e ações como o janeiro branco e setembro amarelo auxiliam a população a entenderem que estas doenças existem e precisam de atenção. Mesmo com o destaque do tema nos últimos anos, de acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), a saúde mental é um campo ainda negligente nos países, pois recebe em média 2% do orçamento destinado para saúde.

Ainda segundo a OMS, o Brasil é o segundo país da América com maior número de pessoas depressivas, cerca de 5,8% da população. O país é também o que apresenta mais quadros de ansiedade.



Saúde mental no trabalho


Existem algumas práticas que podem ser consideradas prejudiciais à saúde mental das pessoas, principalmente no trabalho. Em entrevista, Marta explicou que os principais fatores de risco nas empresas são a má comunicação e má gestão. "As pessoas quando entram em uma empresa, esperam ter um aprendizado, uma carreira, crescer ali, serem reconhecidos... Principalmente a má comunicação é uma das coisas que desgasta muito o ambiente de trabalho, quando acontecem os retrabalhos, e em seguida vem a má gestão", esclarece.

De acordo com a psicóloga, outros fatores devem ser considerados, como: participação limitada na tomada de decisões, pouco apoio da direção/gestores, falta de flexibilidade nos horários, falta de ações da empresa para engajar a equipe, como confraternizações e benefícios.

"Quando o colaborador se sente como uma 'máquina', acontece de permanecer na empresa por necessidade. Então a pessoa fica, mas não tem nenhum tipo de vontade de estar naquele lugar. Perde totalmente o interesse pelas ações da empresa, por qualquer coisa que a empresa for fazer, e até mesmo pelo próprio ambiente de trabalho. Interfere diretamente no processo produtivo da pessoa", conclui a profissional.



Empresas atentas ao psicológico dos funcionários

Assim como o país promove campanhas voltadas à saúde mental, em algumas empresas os setores de Recursos Humanos e Saúde e Segurança no Trabalho, também desenvolvem atividades internas no sentido preventivo. "Essa forma de olhar mais para a saúde do colaborador vem crescendo muito nos últimos anos. Aumentou a preocupação das empresas enxergar o lado psicológico das pessoas, começaram a fazer mais ações, se importar com os problemas pessoais", disse Marta.

O colaborador que está com o psicológico abalado, normalmente apresenta alguns sinais, a profissional explica que alguns podem se isolar dentro do ambiente de trabalho. "O funcionário passa a ver problemas em todo mundo e em toda a empresa, até mesmo a produtividade é afetada". Neste quesito, de acordo com a psicóloga, o setor de recursos humanos deve exercer um papel importante de percepção e acolhimento.

"O RH é o primeiro contato do funcionário na empresa, são as primeiras pessoas que ele conhece, e também são as pessoas que cuidam da vida dele dentro da empresa. Muitos ainda têm esse bloqueio de que pedir ajuda, acham que é sinal de fraqueza, mas tem algumas pessoas que entenderam que não precisam lidar com os problemas sozinhos. Já é mais natural que o colaborador relate quando está com problema, uma abertura maior que existe com as empresas", finaliza.

 

  • EkoSaúde - Informação que promove saúde, bem-estar e qualidade de vida -

Veja também

Seu coração precisa de um sono tranquilo.28/05/20 Durante o sono nosso metabolismo desacelera para nos proporcionar descanso. O mesmo efeito acontece com o coração, quando o sistema nervoso auxilia no relaxamento do músculo cardíaco. Com isso, os batimentos ficam mais lentos, provocando uma queda temporária nos níveis da pressão arterial. Quando nos privamos desse momento ou dormimos mal, impedimos que o......
Você já tomou água hoje?11/09/18 O corpo de um adulto saudável é composto por 60 a 70% de água. Toda essa quantidade é distribuída pelo nosso corpo, entre as células e órgãos vitais. Desde a escola, aprendemos que ela é essencial para manter o nosso corpo saudável e que, sem ela sofremos de......
Você tem ESCOLIOSE?03/03/17 Quando vamos para frente do espelho, observamos se a roupa está alinhada, o cabelo arrumado, e quem é mulher, ainda fica de olho na maquiagem. Mas na maioria das vezes, não prestamos atenção em um aspecto super importante, nossa postura. É ela quem pode......

Voltar para Blog

categorias-noticias