Postado em 23 de Dezembro de 2019 às 19h19

Reduzir a ingestão calórica melhora o sono?

Sono (64)Dicas (64)

Em 2018 a obesidade voltou a crescer no Brasil. O resultado foi divulgado através da Pesquisa de Vigilância de Fatores de Risco e Proteção Doenças Crônicas por Inquérito Telefônico (Vigitel), do Ministério da Saúde. Segundo o documento, houve um aumento de 67,8% nos últimos treze anos, saindo de 11,8% em 2006 para 19,8% em 2018.

Esse resultado é uma porta aberta para o surgimento de outras doenças, como as ligadas ao sono. Por exemplo, pessoas obesas são mais propensas a desenvolverem a Síndrome da Apneia Obstrutiva do Sono (SAOS), uma doença crônica caracterizada pela obstrução parcial ou total das vias, causando paradas repetidas e temporárias da respiração enquanto se dorme.

Para evitar que isso aconteça, é possível reduzir a ingestão calórica, com o acompanhamento de um profissional da saúde.

“É comum vermos pacientes que querem emagrecer ou reduzir a ingestão calórica, pararem de comer. Isso é um problema muito sério, porque a pessoa corta alimentos que são essenciais para a saúde e também não conseguem manter essa alimentação restritiva por muito tempo”, explica a nutricionista, especialista em nutrição clínica e esportiva, Helenita Moreno.

A especialista orienta que cada um deve olhar para sua comida e perceber o quanto precisa de fato e o quanto está comendo em excesso. Depois disso, é possível fazer uma redução gradativa até chegar na necessidade básica.

Segundo um estudo realizado e publicado na revista JAMA Internal Medicine, diminuir a ingestão calórica pode mudar a vida de quem tem sobrepeso, principalmente na qualidade do sono.

A pesquisa pediu para que 100 mulheres e homens comuns com excesso de peso cortassem 25% de sua ingestão diária de calorias por dois anos, e compararam seus resultados com pessoas que não fizeram mudanças em suas dietas.

Em média, os participantes na dieta de restrição calórica perderam 7,6 kg. Eles também relataram dormir melhor à noite em comparação com os participantes que não mudaram em nada seus hábitos alimentares.

Porém, lembrando que para realizar essa redução calórica o indicado é buscar um médico nutrólogo. Ele poderá orientar qual a melhor alimentação, criando uma estratégia adequada para as necessidades do seu organismo.

Veja também

Tecnologia para o bem15/11/17 Aplicativos que ajudam a cuidar da saúde               Que a tecnologia está presente em boa parte do nosso dia a dia não é segredo para ninguém. Mas você sabia que existem aplicativos para smartphones e tablets que podem ajudar a melhorar nossa saúde? Desde apps que monitoram o percurso percorrido em uma corrida ou caminhada…...
Por que roncamos?04/12/19 Com certeza você já deve ter perdido o sono por causa do ronco do seu companheiro. Ou mesmo por não conseguir dormir devido a obstrução nasal. Segundo estimativas, cerca de 54% da população adulta sofre de ronco, principalmente pessoas obesas, idosas e......
CUIDE DAS SUAS MÃOS21/09/20 Faz aproximadamente seis meses que estamos utilizando álcool em gel como forma de combate à Covid-19. É importante lembrar que seu uso é essencial, e grande aliado para os momentos em que não há água e......

Voltar para Blog

categorias-noticias