Postado em 15 de Novembro de 2017 às 19h30

Tecnologia para o bem

Dicas (54)Bem-Estar (61)
Aplicativos que ajudam a cuidar da saúde               Que a tecnologia está presente em boa parte do nosso dia a dia não é segredo para ninguém. Mas você sabia que existem aplicativos para smartphones e tablets que podem ajudar a melhorar nossa saúde? Desde apps que monitoram o percurso percorrido em uma corrida ou caminhada…

Aplicativos que ajudam a cuidar da saúde  

            Que a tecnologia está presente em boa parte do nosso dia a dia não é segredo para ninguém. Mas você sabia que existem aplicativos para smartphones e tablets que podem ajudar a melhorar nossa saúde? Desde apps que monitoram o percurso percorrido em uma corrida ou caminhada através do GPS do celular, até os mais simples, como os que enviam lembretes para que o usuário beba água com mais frequência.

Alguns desses aplicativos são encontrados de forma gratuita para dispositivos dos sistemas IOS e Android, como é o caso do Sleep Time. Esse app busca melhorar a qualidade de sono dos usuários. Para isso, é necessário que ao se deitar, o celular seja posto em cima do colchão com a tela para baixo e o aplicativo aberto. A partir daí, ele monitora seu sono, observando os movimentos feitos durante a noite. Além disso, ele calcula quantas horas o usuário esteve em sono profundo, quais os momentos em que ele acordou durante a noite, além de possuir um despertador, que soa quando o tempo de sono foi ?o suficiente?.

            Outro aplicativo muito interessante é o Heart Rate, que consegue medir os batimentos cardíacos do usuário. Ele funciona como os monitores hospitalares, que emitem um sinal e um gráfico em tempo real. Para isso, basta colocar a ponta do dedo indicador sobre a câmera e o flash do smartphone. Ele ainda permite o monitoramento dos batimentos cardíacos antes, durante e depois dos treinos.

           

Para quem quer se exercitar, mas não tem tempo de ir para a academia, o Nike Training Club pode ser uma boa pedida. Esse app monta uma série de exercícios que podem ser realizados em casa. Ao inserir algumas informações, o aplicativo escolhe quais as melhores atividades para seu objetivo. As opções de treinamento variam de 15 a 45 minutos. Ao fim de cada série, o próprio aplicativo traz uma sessão de alongamentos. Outro diferencial: é possível escolher suas próprias músicas enquanto se exercita, ou optar pelas frases motivacionais do próprio software. Além de guardar seu histórico de exercícios e uma espécie de linha do tempo do seu progresso, que é recompensado com algumas classificações e medalhas virtuais simbólicas.

            Muitas mulheres não possuem um ciclo menstrual regular. Por conta disso, foram

criados aplicativos que funcionam como um calendário menstrual. O Clue Calendário é um exemplo. Ao fazer o login no app, ele pede algumas informações sobre o ciclo menstrual que servirão de base para alertas futuros, como próxima menstruação, dias de TPM e período fértil.

            De fato, esses e tantos outros aplicativos vieram para facilitar nossas vidas quando o assunto é saúde. Mas é importante sempre procurar um profissional especializado em cada área que se deseja iniciar uma mudança.

Veja também

Como usar o protetor solar de forma correta?29/11/17 O câncer de pele, do tipo não-melanoma, é o mais frequente no corpo humano. No Brasil, corresponde a 30% de todos os tumores malignos registrados no país. Porém, desde que detectado e tratado precocemente, apresenta alto percentual de cura. De acordo com o Instituto Nacional de Câncer (Inca), o câncer de pele é mais comum…...
OS QUATRO ESTÁGIOS DO SONO10/06/20 1 - O primeiro começa cerca de cinco minutos depois que caímos na cama. É a mudança do estado de vigília para o sono mais profundo, mas ainda leve. Ficamos pouco conscientes e com a atenção reduzida. Nesse......
Avós e netos: uma ligação importante21/11/18 Os avós são como pais em dobro para os netos. Ser avô e avó é amar um filho pela segunda vez e ter mais uma oportunidade de participar do desenvolvimento de uma pequena vida. Entretanto, um ditado sempre vem a tona sobre isso também, que é ?os avós estragam......

Voltar para Blog

categorias-noticias