Postado em 20 de Janeiro de 2022 às 09h51

      Remédio é a melhor solução para falta de sono?

      Saúde (94)

      Entenda os cuidados com o uso de medicação para dormir

      Todo mundo sabe o quão ruim é ficar revirando na cama, vendo as horas passar e nada de pegar no sono. Se isso ocorre com frequência com você, saiba que o ideal é procurar auxílio médico antes de tomar qualquer remédio, já que a automedicação nunca é indicada.

      O que não falta no mercado hoje são opções de remédios para combater insônia, induzir o sono ou fazer com que você durma por mais tempo, no entanto, os benefícios e/ou riscos variam conforme classe do medicamento, e por isso deve ser definida por um médico especialista do sono ou psiquiatra, após análise clínica do paciente.

      Conforme o Conselho Federal de Farmácia (CFF), entre os meses de janeiro a maio de 2021, houve um aumento de 13% na venda de antidepressivos e estabilizadores de humor. O dado mostra o aumento na procura por essa categoria de remédios. Mas quais são os riscos da automedicação?

      Assim como qualquer remédio, existem diversos efeitos colaterais que podem ser causados, como a dependência nos hipnóticos, que é a necessidade de doses cada vez mais altas para conseguir ter o efeito desejado. Para pessoas idosas, por exemplo, o risco de quedas pode ser maior, já que os remédios podem deixar “grogue”.

      Outros efeitos como alterações na memória, alucinações, sonambulismo e até queda da pressão arterial podem acontecer. Sendo assim, em hipótese alguma você deve tomar remédio sem prescrição e orientação médica, com a dosagem adequada para o seu corpo. A primeira coisa que um profissional do sono fará durante seu atendimento é identificar se você tem algum transtorno como insônia, e aí sim lhe direcionar para o tratamento adequado, seja com medicação ou outras orientações.

      Muitas vezes a falta de qualidade no sono está relacionada aos maus hábitos. Para saber mais como melhorar seu descanso, confira outros conteúdos do blog. 

      • EkoSaúde - Informação que promove saúde, bem-estar e qualidade de vida -

      Veja também

      Mitos e verdades da água com gás06/06/19 Causadora de discórdia, tendo defensores e opositores com opiniões bastante divergentes a seu respeito. Há quem diga que é preciso adaptar o paladar e não abre mão em dias quentes de verão. Do contrário, há quem prefira passar sede do que ingeri-la. A água com gás é uma fonte de hidratação que além de ser…...
      Ondas de choque aliviam dores musculares01/08/19 Aplicado com um moderno aparelho que emite ondas de choque acústicas que se propagam pelo tecido até a região dolorida, o tratamento por ondas de choque é reconhecido por apresentar importantes resultados em pacientes com problemas como tendinites que não......
      Quando a pressão é considerada alta?18/08/17 Dores de cabeça frequentes, tontura, sensação de cansaço, visão embaralhada. Esses são alguns dos sintomas da hipertensão, ou pressão alta, quando ela já está em estado avançado. Essa doença silenciosa é mais comum do que você imagina, e já afeta mais de 2......

      Voltar para Blog

      categorias-noticias