Postado em 20 de Janeiro de 2022 às 09h51

Remédio é a melhor solução para falta de sono?

Saúde (88)

Entenda os cuidados com o uso de medicação para dormir

Todo mundo sabe o quão ruim é ficar revirando na cama, vendo as horas passar e nada de pegar no sono. Se isso ocorre com frequência com você, saiba que o ideal é procurar auxílio médico antes de tomar qualquer remédio, já que a automedicação nunca é indicada.

O que não falta no mercado hoje são opções de remédios para combater insônia, induzir o sono ou fazer com que você durma por mais tempo, no entanto, os benefícios e/ou riscos variam conforme classe do medicamento, e por isso deve ser definida por um médico especialista do sono ou psiquiatra, após análise clínica do paciente.

Conforme o Conselho Federal de Farmácia (CFF), entre os meses de janeiro a maio de 2021, houve um aumento de 13% na venda de antidepressivos e estabilizadores de humor. O dado mostra o aumento na procura por essa categoria de remédios. Mas quais são os riscos da automedicação?

Assim como qualquer remédio, existem diversos efeitos colaterais que podem ser causados, como a dependência nos hipnóticos, que é a necessidade de doses cada vez mais altas para conseguir ter o efeito desejado. Para pessoas idosas, por exemplo, o risco de quedas pode ser maior, já que os remédios podem deixar “grogue”.

Outros efeitos como alterações na memória, alucinações, sonambulismo e até queda da pressão arterial podem acontecer. Sendo assim, em hipótese alguma você deve tomar remédio sem prescrição e orientação médica, com a dosagem adequada para o seu corpo. A primeira coisa que um profissional do sono fará durante seu atendimento é identificar se você tem algum transtorno como insônia, e aí sim lhe direcionar para o tratamento adequado, seja com medicação ou outras orientações.

Muitas vezes a falta de qualidade no sono está relacionada aos maus hábitos. Para saber mais como melhorar seu descanso, confira outros conteúdos do blog. 

  • EkoSaúde - Informação que promove saúde, bem-estar e qualidade de vida -

Veja também

É correto cortar comprimidos ao meio?17/02/22Entenda quando é indicado e os riscos Às vezes pela indisponibilidade da dose correta do medicamento na farmácia, o paciente faz o corte do comprimido. Embora seja comum, há um risco referente a proporção do remédio, e a prática pode prejudicar o tratamento do paciente. Apensar de ser contraidicado no geral, em dois casos pode ser indicado, são eles: Por orientação médica......
QUALIDADE DO SONO LIGADA AOS TRANSTORNOS PSICOLÓGICOS09/09/20 Você conhece os cuidados básicos que precisa ter com o seu corpo, como alimentação e exercício físico. Mas, quantas vezes você parou para cuidar da sua saúde mental? No ano passado a......
Você sabe como está seu colesterol?01/08/17 Os hábitos alimentares saudáveis fazem muita diferença em nosso dia-a-dia.  Alimentar-se de maneira equilibrada, correta e saudável é uma das premissas para uma vida saudável e um corpo cheio de energia. De acordo com a nutricionista Monique Zanini o baixo......

Voltar para Blog

categorias-noticias