Postado em 11 de Dezembro de 2018 às 13h41

      Celular: um inimigo para a nossa saúde?

      Saúde (94)
      O celular faz parte da nossa rotina. Ao acordar e começar as atividades do dia, ele nos faz companhia, nos atualizando das notícias do mundo e dos amigos, através das redes sociais e dos sites de notícias. O pequeno aparelho oferece tudo o que precisamos, com apenas um toque é inegável refletir o quanto ele…

      O celular faz parte da nossa rotina. Ao acordar e começar as atividades do dia, ele nos faz companhia, nos atualizando das notícias do mundo e dos amigos, através das redes sociais e dos sites de notícias. O pequeno aparelho oferece tudo o que precisamos, com apenas um toque é inegável refletir o quanto ele transformou a nossa vida.

      Porém, apesar do passatempo que ele nos proporciona, o dispositivo de certa forma alterou o nosso comportamento, principalmente a maneira como o nosso corpo se comporta quando estamos com ele em mãos. Conforme explica o professor do curso de fisioterapia da Unochapecó, Vinicius Brandalise, nos últimos anos se tem observado uma mudança de hábitos da população e alguns trabalhos científicos estão analisando isso. ?Aqui na Universidade, foi feito um levantamento e foi percebido que os estudantes passam mais tempo usando o celular do que a TV e o computador. Enquanto se usa em média duas horas para esses dois últimos itens, o celular é usado o dobro do tempo?.

      Mas todo esse tempo em frente a tela não é o problema. A questão é a posição que o nosso corpo adota para ficar olhando para o dispositivo. Vinicius comenta que a partir disso começam a surgir dores de cabeça e dores no pescoço, que é o resultado para quando a pessoa fica no celular continuamente. ?Essa posição é de flexão, com a cabeça inclinada e com o queixo quase encostando o peito. O indivíduo não percebe a duração da posição, então por se entreter com as atividades do celular, ele consegue ficar várias horas na mesma posição?, comenta.

      Segundo ele, essa posição gera algumas alterações importantes, como o encurtamento da parte interior do corpo, onde o indivíduo fica com os ombros curvados para frente e o peito fica encurtado e a diminuição da força muscular da parte posterior do pescoço e do dorso também, que precisa automaticamente ser mais flexível. Tudo isso faz com que aumente a curvatura da região cervical e consequentemente dorsal, gerando uma hipercifose e um desequilíbrio na posição fisiológica do coluna cervical e torácica?.

                  Para que a pessoa evite essa alteração no corpo, existem algumas dicas que podem ser lembradas ao longo do dia. Uma delas é o controle do tempo em frente a tela. ?Para cada 30 minutos no celular, é aconselhável um intervalo do mesmo tempo em outras atividades?, explica Vinicius. Outra dica são exercícios físicos semanalmente, para que o corpo se movimente e evite as dores comuns ao usar o dispositivo.

                  O professor também comenta que durante a pesquisa com os acadêmicos, foi apontado um maior uso do celular durante a noite, antes de dormir. ?Esse uso antes do sono nos faz acordar com fadiga cumulativa, pois o nosso corpo fica na expectativa do que está acontecendo nas redes sociais, por exemplo, e não descansa. Por isso é aconselhável evitar o uso do dispositivo ao se deitar?.

                  E por fim, para e quem já tem alterações fisiológicas causadas pelo uso contínuo do celular, o professor aconselha a fisioterapia.

      Veja também

      Você sofre de procrastinação noturna?12/08/20 Procrastinar causa insônia ou a procrastinação pode ser um resultado da insônia? Você sabe quem são os procrastinadores? São aqueles que adiam as responsabilidades do cotidiano. Segundo estudo publicado na revista científica Personality and Individual Differences, de Israel, as mesmas pessoas que adiam suas responsabilidades possuem problemas ao......
      Acupuntura: uma opção de tratamento para enxaqueca13/02/18 Dor de cabeça é apenas um dos sintomas de enxaqueca. E quem sofre com esse problema, sabe o quanto é difícil mandar as dores embora.  Mas, existe uma técnica muito utilizada na China que pode amenizar esses sintomas: a acupuntura. O princípio da acupuntura é......
      JUNHO VERMELHO: DOE SANGUE E SALVE VIDAS04/06/20 Um gesto explícito de solidariedade! A doação de sangue mesmo que em pequena quantidade pode realmente salvar a vida de pessoas que se submetem à procedimentos ou intervenções médicas, ou ainda tratamentos que......

      Voltar para Blog

      categorias-noticias