Postado em 21 de Fevereiro de 2020 às 17h06

Ritmo de carnaval e os cuidados com o sono

Se tem uma festa do ano que movimenta todas as pessoas, essa festa é o carnaval. Nesta época do ano a maioria das pessoas se preparam para passar dias de diversão, fora da rotina habitual.
Toda essa folia gera exageros que podem levar a um desgaste excessivo do corpo e da mente. Para estar preparado para as comemorações, é indispensável se preocupar com o sono. A reparação das funções do organismo realizadas por uma noite bem dormida são importantes para não gerar problemas relacionados à saúde como irritabilidade, déficit de atenção, mau humor e baixa imunidade.
Por isso, separamos algumas dicas de cuidados com o sono para que você possa ficar com toda a energia para se divertir com a família e amigos.

? Controle seu horário: mantenha seus horários de diversão alinhados com os horários que você precisa descansar. Saiba quando é preciso dar um pause na diversão para dormir e repor as energias. Nestes casos, o recomendado é dormir no mínimo sete horas.
? Mantenha-se hidratado: devido ao calor e também a atividade física realizada pela dança, além do consumo elevado de bebidas alcoólicas é importante lembrar de tomar água. Ela ajuda a combater a ressaca e dor de cabeça do dia seguinte.
? Fuja do barulho: Para que haja um descanso completo do corpo e da mente é preciso do silêncio, por isso procure dormir em um local afastado da folia.
? Se puder, leve seu travesseiro: caso você não durma em casa durante esses dias, leve seu travesseiro junto para garantir pleno descanso.
? Cuide da alimentação: coma alimentos leves e saudáveis, que proporcionem energia para o organismo.

Para enfatizar a importância de dormir bem, a otorrinolaringologista Amanda Costa, afirma que o sono é um processo fisiológico essencial, com um papel preponderante em inúmeras funções neurobiológicas. "Dormir menos do que o necessário pode provocar vários problemas ao nosso organismo".
Neste contexto, apesar de o carnaval ser uma época de diversão, é preciso dosar ela com cuidado. Quando passa a interferir na nossa qualidade de vida, já não faz mais bem.

Veja também

Estresse, o inimigo da qualidade do sono!24/07/17 Dormir bem é fundamental para uma vida saudável e o bom desempenho de suas tarefas diárias. Quando o sono chega em momentos inapropriados é sinal de algo está errado. As noites mal dormidas podem estar relacionadas a algo muito comum nas rotinas da vida moderna, o estresse! O estresse é prejudicial a saúde e confronta…...
TÉCNICAS DE RESPIRAÇÃO ALIVIAM O ESTRESSE24/03 "Calma, respira", provavelmente você já ouviu essa fala quando teve um pico de estresse. E embora possa ser irritante escutar na hora da raiva, acredite, faz todo sentido. A respiração tem o poder de aliviar o estresse,......
SETEMBRO AMARELO - DIGA SIM A VIDA!02/09/19 Cada vez mais os sentimentos de impotência e tristeza está tomando conta das pessoas. As relações estão se tornando mais líquidas, ou seja, as pessoas estão se distanciando cada vez mais e a sociedade já não deixa mais espaço para a tranquilidade, a qualidade......

Voltar para Blog

categorias-noticias