Postado em 21 de Fevereiro de 2020 às 17h06

Ritmo de carnaval e os cuidados com o sono

Se tem uma festa do ano que movimenta todas as pessoas, essa festa é o carnaval. Nesta época do ano a maioria das pessoas se preparam para passar dias de diversão, fora da rotina habitual.
Toda essa folia gera exageros que podem levar a um desgaste excessivo do corpo e da mente. Para estar preparado para as comemorações, é indispensável se preocupar com o sono. A reparação das funções do organismo realizadas por uma noite bem dormida são importantes para não gerar problemas relacionados à saúde como irritabilidade, déficit de atenção, mau humor e baixa imunidade.
Por isso, separamos algumas dicas de cuidados com o sono para que você possa ficar com toda a energia para se divertir com a família e amigos.

? Controle seu horário: mantenha seus horários de diversão alinhados com os horários que você precisa descansar. Saiba quando é preciso dar um pause na diversão para dormir e repor as energias. Nestes casos, o recomendado é dormir no mínimo sete horas.
? Mantenha-se hidratado: devido ao calor e também a atividade física realizada pela dança, além do consumo elevado de bebidas alcoólicas é importante lembrar de tomar água. Ela ajuda a combater a ressaca e dor de cabeça do dia seguinte.
? Fuja do barulho: Para que haja um descanso completo do corpo e da mente é preciso do silêncio, por isso procure dormir em um local afastado da folia.
? Se puder, leve seu travesseiro: caso você não durma em casa durante esses dias, leve seu travesseiro junto para garantir pleno descanso.
? Cuide da alimentação: coma alimentos leves e saudáveis, que proporcionem energia para o organismo.

Para enfatizar a importância de dormir bem, a otorrinolaringologista Amanda Costa, afirma que o sono é um processo fisiológico essencial, com um papel preponderante em inúmeras funções neurobiológicas. "Dormir menos do que o necessário pode provocar vários problemas ao nosso organismo".
Neste contexto, apesar de o carnaval ser uma época de diversão, é preciso dosar ela com cuidado. Quando passa a interferir na nossa qualidade de vida, já não faz mais bem.

Veja também

Por quê bocejamos?10/10/17 Ao ver alguém abrir a boca para bocejar, é inevitável que a ação se repita por você ou alguém que está por perto. Ao ler a palavra bocejo, neste instante, algumas pessoas podem estar de boca escancarada, praticando o ato de bocejar.  Mas, o que isso significa? Por quê sentimos essa imensa vontade de bocejar…...
Órteses Articulares18/04/17 Algumas profissões causam desconfortos e problemas para a saúde das pessoas com o passar do tempo. Um exemplo muito comum é a doença conhecida como LER, que é causada por esforços repetitivos realizados através de tarefas diárias. Para não sofrer com dores,......
Cansaço fora do normal? Doenças podem causar essa sensação21/05/20 Costumamos associar o cansaço com o excesso de trabalho, de tarefas domésticas, de atividades físicas ou até mesmo com uma noite mal dormida. Porém, quando essa sensação de fadiga persiste por vários......

Voltar para Blog

categorias-noticias