Postado em 09 de Agosto de 2022 às 10h23

Está esgotado? Conheça hábitos que podem lhe prejudicar

Dicas (64)

Pode ser que você já siga o tripé da vida saudável: alimentação, atividade física e sono de qualidade, e mesmo assim siga com o sentimento de cansaço, esgotamento. Acontece que, alguns hábitos do cotidiano também precisam de atenção e são cruciais para restabelecer o seu vigor.

Os culpados por sabotar sua energia podem ser hábitos importantes, e que embora não devem ser deixados de lado, precisam de atenção. Vamos ressaltar três práticas que devem ser observadas.

- Esportes:

Podem ser heróis ou vilões, e isso varia conforme seu envolvimento físico e emocional. O cansaço do corpo após praticar esportes é normal, e para quem tem envolvimento emocional, participa de competições ou se cobra por resultados, deve saber que esses sentimentos podem ser desgastantes.

O exercício físico é importantíssimo, como citado acima, é parte do tripé da vida saudável, mas deve ser feito de forma consciente, respeitando as pausas que seu corpo pede. Deve ser agradável, e não mais uma preocupação em sua vida, principalmente se você não for um atleta, por isso é importante apostar em atividades que lhe agradem.

- Planejamento:


Já parou para pensar porque você gosta de planejar? Esse costume nada mais é, do que uma maneira de organizar a vida e tentar controlar a realidade, e sim, é importante, mas também pode lhe causar desgastes. O equilíbrio é o ponto principal de tudo que vamos abordar aqui.?

Ficar sempre sob pressão de uma agenda cheia de compromissos pode aumentar a ansiedade, afetar a memória e a velocidade no processamento das informações, e a soma disso reflete na fadiga, tristeza e acaba afetando até no momento de descanso.

O ideal é planejar somente reuniões e compromissos inadiáveis, e permitir que o restante ocorra de maneira espontânea. Assim você evitará sofrimentos e deixará o tempo mais livre.

- Notícias, filmes, séries e conteúdos em geral:

Parece que todo mundo é obrigado a acompanhar tudo, saber todas as séries, ficar sempre informado sobre o que está acontecendo… Mas vamos combinar, é impossível e desgastante, né? Tudo isso causa cansaço mental, porque as pessoas acabam se envolvendo de forma emocional com todos esses fatos.

Quando você vê uma série, por exemplo, pode se envolver com a história e personagens, e seu subconsciente ligar aquilo que está vendo com situações reais da sia vida. O mesmo aconteço com as notícias.

Uma dica neste caso, é transcrever seus sentimentos/pensamentos depois de ler ou assistir algo. Isso ajudará a “descarregar” suas emoções para que elas não consumam toda a sua energia.

  • EkoSaúde - Informação que promove saúde, bem-estar e qualidade de vida -

Veja também

Benefícios do Pilates para gestantes26/06/18 Muitas mulheres grávidas continuam praticando exercícios físicos durante a gestação. Um exemplo destes exercícios são as populares aulas de Pilates. Essa prática pode trazer muitos benefícios para as futuras mamães e também para o bebê. É claro, sempre com a autorização do obstetra e com a orientação de um profissional. E porque essa prática é…...
Como funcionam as dietas LowCarb?20/09/18 Uma dieta que caiu no gosto das pessoas que querem emagrecer é a famosa LowCarb, ou seja, com baixo carboidratos. Mas como é pensada essa dieta? Todos os carboidratos são cortados? Hoje vamos responder essas questões! Essa dieta tem o mesmo intuito de várias......
O que é perdoar?21/05/18 Por Ieda Dreger Psicóloga | Especialista em Psicoterapia de família e casal |             Ao se falar em perdão, é comum nos remetermos quase de imediato a uma leitura religiosa, ou seja, o perdão sendo visto como unilateral, entendido como algo que doamos a......

Voltar para Blog

categorias-noticias