Postado em 09 de Agosto de 2022 às 10h23

Está esgotado? Conheça hábitos que podem lhe prejudicar

Dicas (64)

Pode ser que você já siga o tripé da vida saudável: alimentação, atividade física e sono de qualidade, e mesmo assim siga com o sentimento de cansaço, esgotamento. Acontece que, alguns hábitos do cotidiano também precisam de atenção e são cruciais para restabelecer o seu vigor.

Os culpados por sabotar sua energia podem ser hábitos importantes, e que embora não devem ser deixados de lado, precisam de atenção. Vamos ressaltar três práticas que devem ser observadas.

- Esportes:

Podem ser heróis ou vilões, e isso varia conforme seu envolvimento físico e emocional. O cansaço do corpo após praticar esportes é normal, e para quem tem envolvimento emocional, participa de competições ou se cobra por resultados, deve saber que esses sentimentos podem ser desgastantes.

O exercício físico é importantíssimo, como citado acima, é parte do tripé da vida saudável, mas deve ser feito de forma consciente, respeitando as pausas que seu corpo pede. Deve ser agradável, e não mais uma preocupação em sua vida, principalmente se você não for um atleta, por isso é importante apostar em atividades que lhe agradem.

- Planejamento:


Já parou para pensar porque você gosta de planejar? Esse costume nada mais é, do que uma maneira de organizar a vida e tentar controlar a realidade, e sim, é importante, mas também pode lhe causar desgastes. O equilíbrio é o ponto principal de tudo que vamos abordar aqui.?

Ficar sempre sob pressão de uma agenda cheia de compromissos pode aumentar a ansiedade, afetar a memória e a velocidade no processamento das informações, e a soma disso reflete na fadiga, tristeza e acaba afetando até no momento de descanso.

O ideal é planejar somente reuniões e compromissos inadiáveis, e permitir que o restante ocorra de maneira espontânea. Assim você evitará sofrimentos e deixará o tempo mais livre.

- Notícias, filmes, séries e conteúdos em geral:

Parece que todo mundo é obrigado a acompanhar tudo, saber todas as séries, ficar sempre informado sobre o que está acontecendo… Mas vamos combinar, é impossível e desgastante, né? Tudo isso causa cansaço mental, porque as pessoas acabam se envolvendo de forma emocional com todos esses fatos.

Quando você vê uma série, por exemplo, pode se envolver com a história e personagens, e seu subconsciente ligar aquilo que está vendo com situações reais da sia vida. O mesmo aconteço com as notícias.

Uma dica neste caso, é transcrever seus sentimentos/pensamentos depois de ler ou assistir algo. Isso ajudará a “descarregar” suas emoções para que elas não consumam toda a sua energia.

  • EkoSaúde - Informação que promove saúde, bem-estar e qualidade de vida -

Veja também

6 dicas de decoração criativas e baratas31/10/18 A nossa casa é a nossa cara. Desde as cores até a organização dos móveis. O importante é deixar o mais confortável possível para que a gente possa se sentir bem. Mas se você está querendo dar novos ares para os cômodos da casa, confira 6 dicas que a arquiteta Vanessa Aguillar Gonçalves separou:  …...
CINCO DICAS PARA COMBATER O TORCICOLO05/04/21 Possivelmente você já ouviu sobre torcicolo, aquele "mau jeito" que surge após uma noite de sono com postura inadequada, por excesso de esforço físico ou movimentos bruscos. Torcicolo é o nome à......
7 DICAS PARA UM QUARTO ACONCHEGANTE14/02/17 O quarto é o cômodo mais íntimo de uma casa. É nele, que descansamos e recarregamos as energias.  Hoje, vamos te ajudar a deixar este cantinho ainda mais gostoso e agradável. Vem com a gente: O colchão é o produto mais importante do quarto. A eko´7 possui......

Voltar para Blog

categorias-noticias