Postado em 28 de Maio de 2024 às 08h00

      Sementes do bem

      O consumo de grãos e sementes é um grande aliado da nossa saúde!

      Uma colher de sopa por dia: esta é a quantidade recomendada para o consumo de grãos e sementes, a fim de que se possa fazer proveito dos amplos benefícios que esses alimentos trazem à nossa saúde. ?Tanto os grãos como as sementes são ricos em fibras alimentares, vitaminas e minerais, e, quanto mais integrais estiverem, melhores serão?, explica o nutricionista Fernando Castro.

      É importante que esse consumo seja bastante variado, assim colhem-se maiores benefícios. Conheça algumas opções que você deveria incluir no seu cardápio:

      1 - Semente de girassol: fonte de vitamina E, fibras e proteínas, contém ferro, cálcio, magnésio, potássio, zinco e selênio, entre outros micronutrientes. Ajuda a prevenir doenças cardiovasculares, a controlar a pressão e a evitar a prisão de ventre, além de auxiliar na regulação do açúcar no sangue.

      2 - Quinoa: destaca-se pelo alto valor nutricional, é rica em vitaminas E e C, vitaminas do complexo B e minerais como potássio, cálcio, magnésio, fósforo, ferro e zinco. A quinoa tem potencial antioxidante, relacionada à prevenção de doenças como câncer, alergias, doenças inflamatórias e cardiovasculares.

      3 - Chia: é rica em proteína, gorduras insaturadas, cálcio e zinco, além de muito ácido alfa-linolênico (ALA, um ácido graxo ômega-3 de origem vegetal) e fibras. Trata-se de um alimento poderoso para auxiliar na redução do colesterol e da pressão sanguínea, além de ajudar no controle da diabetes e no fortalecimento da imunidade.

      4 - Gergelim: trata-se de uma poderosa fonte de ferro, cálcio, fibras e triptofano. Essa semente produz ação anti-inflamatória e ajuda a combater a anemia, além de controlar o diabetes. Seu efeito antioxidante ajuda a retardar o embranquecimento precoce dos cabelos, e funciona como restaurador das barreiras protetoras da pele e dos dentes.

      Sementes do bem, para o seu bem!

      Veja também

      Sono após as refeições30/12/19 Depois do almoço de domingo, sempre dá vontade de tirar uma soneca. É comum sentirmos sono após as refeições e o motivo está pelo tipo de alimento que consumimos e também a sua quantidade. Conforme exemplifica a nutricionista, especialista em nutrição clínica e esportiva, Helenita Moreno, quando se consome carboidratos em excesso, automaticamente o metabolismo…...
      Síndrome dos olhos secos21/03/22Com a chegada do outono e o ar mais seco, veja como manter a lubrificação ocular O outono começou no último domingo, dia 20, e o ar mais seco da estação pode ocasionar a perda de lubrificação ocular, o que traz a necessidade de mais cuidados com a saúde dos olhos. Sendo a síndrome do......
      Junho vermelho: por mais doadores de sangue02/06/21 E se você pudesse salvar vidas? De acordo com matéria divulgada, em 2019, pelo Ministério da Saúde, cada bolsa de sangue doada, pode salvar até quatro vidas. Ou seja, se você se encaixa no perfil apto para......

      Voltar para Blog

      categorias-noticias