Postado em 15 de Dezembro de 2020 às 14h12

Sonho lúcido: saiba como é possível controlar seus sonhos

Sono (64)

Despertar no meio da noite assustado, meio perdido, até perceber que tudo não passou de um sonho. Tem noites que você acorda muitas vezes, e quando volta a dormir, um novo pesadelo te atormenta. O que poucas pessoas sabem, é que existem uma maneira de "controlar seus sonhos", ou como chama a técnica, ter sonhos lúcidos.

Isso acontece quando há consciência de estar sonhando no decorrer do sonho. Desta forma, não precisa acordar para saber o que sonhou, pois você consegue saber o que acontece, no momento em que acontece. Se estiver muito consciente, é possível até mesmo ditar o rumo dos sonhos. Mas afinal, como fazer para ter sonhos lúcidos? Assim como quase tudo na vida, é uma questão de treino.

Para começar, antes de dormir faça um diário de sonhos, pense no que deseja sonhar, a imaginação auxilia no método. Ao despertar, anote, ou se preferir, use um gravador e fale o que lembrar. Outra dica é programar o despertador, meia ou uma hora antes do horário que costuma despertar, a ideia é acordar na fase REM do sono, sem fazer muitos movimentos, ou abrir os olhos, fique concentrado no que estava sonhando até adormecer novamente, desta forma você voltará no mesmo sonho.

De acordo com estudos, é durante a infância a fase mais comum dos sonhos lúcidos, a partir da fase adolescente esse controle fica mais difícil. Alguns pesquisadores do tema, acreditam que o uso de aparelhos eletrônicos em excesso podem ser a causa da falta de lembrança dos sonhos. Portanto, observe a frequência com que utiliza estes aparelhos. Conforme a Associação Internacional dos Sonhos, pessoas que tem sonhos lúcidos, conseguem resolver problemas de forma mais tranquila, pois reflete capacidade cognitiva para notar soluções no mundo real.

Pesquisas sobre o tema

O fenômeno é conhecido desde o tempo de Aristóteles, no entanto, somente em 1913, o psiquiatra e autor holandês, Frederik Van Eeden utilizou pela primeira o termo sonho lúcido, em seu artigo "Um Estudo Sobre Sonhos". A popularidade do tema chegou em 1980, após sucesso de pesquisas realizadas em um laboratório de sono, com uso da meditação dos movimentos oculares no período REM. A partir deste momento, dezenas de estudos foram iniciados.

Inclusive, o psicólogo da Universidade de Stanford, Stephen LaBerge, constatou que a percepção de tempo é diferente entre o sonho lúcido, e os sonhos que temos normalmente. Nos sonhos lúcidos é possível perceber o tempo da mesma maneira do que quando acordados. Para essa conclusão, o psicólogo utilizou um exame de polissonografia, responsável por registrar as variações fisiológicas durante o sono.

Existem ainda, pesquisas sobre o auxílio dos sonhos lúcidos em tratamentos para problemas emocionais. Alguns estudiosos acreditam que o método pode resolver questões internas, e que pode ser considerado um recurso para combate a depressão, ansiedade, fobias, síndrome do pânico e outros. 

  • EkoSaúde - Informação que promove saúde, bem-estar e qualidade de vida -

Veja também

BENEFÍCIOS DE OUVIR MÚSICAS ANTES DE DORMIR24/05/21 Um estudo publicado este ano pelo "Journal of the American Geriatrics Society”, aponta que escutar música antes de dormir pode melhorar a qualidade do sono, principalmente para os adultos. No entanto, não é qualquer estilo musical que causa esse efeito. Os autores da pesquisa, esclarecem que a música precisa ter um compasso mais calmo, melodia suave, e o volume precisa......
Alimentos que melhoram a qualidade do sono24/07/20 A importância do sono na vida é um fato e a qualidade dele está diretamente ligada à alimentação e sua estreita relação com as vitaminas que o nosso corpo precisa. Uma série de problemas podem ser......
Melatonina e o sono11/02/20 Conhecida como o hormônio do sono, a melatonina é a responsável por ajustar nosso relógio biológico e direcionar as atividades do nosso corpo para o momento de descansar ou se manter ativo. Há 60 anos são realizadas pesquisas constantes a respeito desse......

Voltar para Blog

categorias-noticias