Postado em 27 de Março de 2017 às 19h08

      Varizes

      Saúde (94)
      Pernas e pés cansados, queimação e câimbras. Se você convive com estes problemas,   fique atento: os sintomas podem estar relacionados a varizes. Mais que um problema estético, estas veias dilatadas causam dor, desconforto e inchaço. Nosso convidado de hoje é o médico Fábio Reis Moreira, especialista em cirurgia vascular, que esclarece as principais dúvidas sobre…

      Pernas e pés cansados, queimação e câimbras. Se você convive com estes problemas,   fique atento: os sintomas podem estar relacionados a varizes. Mais que um problema estético, estas veias dilatadas causam dor, desconforto e inchaço. Nosso convidado de hoje é o médico Fábio Reis Moreira, especialista em cirurgia vascular, que esclarece as principais dúvidas sobre o assunto.

      Qual a principal causa das varizes?

      Hereditariedade. Outras situações que podem estimular o aparecimento são  sedentarismo , excesso de peso , gestações e atividades  em que se permanece na mesma posição por um período prolongado.


      Porque a maioria dos casos acontece entre mulheres?

      São registrados em média, entre 2,5 e 3 casos de mulher com varizes para cada homem com a doença. O motivo são os hormônios femininos que diminuem a força das paredes das veias, deixando os vasos mais fracos.

      Para algumas mulheres, as varizes surgem na gestação. O que fazer para evita-las?

      Atividade física e alimentação saudável. As mais indicadas são caminhadas, ciclismo ou esportes na água, como hidroginástica ou natação. O ganho excessivo de peso deve ser evitado. O uso de meias elásticas também é recomendado.

      Como tratar?

      O tratamento depende da extensão e calibre das varizes. Varizes pequenas e superficiais, mais conhecidas como ?vasinhos?, podem ser tratadas com escleroterapias (aplicações).  Já nos casos de varizes mais profundas e calibrosas , o recomendável é a cirurgia, que na grande maioria das vezes, são pequenas , de rápida duração e recuperação.

      O que podemos fazer para ficar longe das varizes?

      Os cuidados são os mesmos tomados pelas gestantes. E para quem trabalha sentado, o ideal é levantar-se a cada uma ou duas horas para movimentar os músculos.

      Veja também

      ATENÇÃO PLENA: prática mindfulness pode elevar a qualidade de vida09/12/20 Se aproxima a hora de dormir e a ansiedade chega junto. A Eko'7 realizou recentemente uma pesquisa com cerca de 250 pessoas, 46,1% delas responderam que a ansiedade é o problema que mais afeta o seu sono, na sequência aparecem as dores, com 37,8%, e insônia, com 24,3%. Queremos lhe ajudar a ter boas noites de sono, por isso, a pauta de hoje vai abordar sobre mindfulness e seus......
      ENTENDA SEU CORPO: suor noturno em excesso pode indicar complicações30/11/20 O excesso de suor à noite pode ser um sinal de alerta, mas antes de causar grandes preocupações, é importante observar o contexto. Provavelmente já ocorreu de acordar com a roupa molhada por estar com muitas cobertas, em......
      Saiba tudo sobre a labirintite27/09/17 Tontura, náuseas, alterações gastrintestinais, desequilíbrio e zumbidos no ouvido. Esses sintomas podem estar atrelados a uma doença chamada labirintite. Mas o que é labirintite? Quando seu ouvido sofre alguma inflamação na parte interna, ou labirinto, seus......

      Voltar para Blog

      categorias-noticias