Postado em 27 de Março de 2017 às 19h08

Varizes

Saúde (79)
Pernas e pés cansados, queimação e câimbras. Se você convive com estes problemas,   fique atento: os sintomas podem estar relacionados a varizes. Mais que um problema estético, estas veias dilatadas causam dor, desconforto e inchaço. Nosso convidado de hoje é o médico Fábio Reis Moreira, especialista em cirurgia vascular, que esclarece as principais dúvidas sobre…

Pernas e pés cansados, queimação e câimbras. Se você convive com estes problemas,   fique atento: os sintomas podem estar relacionados a varizes. Mais que um problema estético, estas veias dilatadas causam dor, desconforto e inchaço. Nosso convidado de hoje é o médico Fábio Reis Moreira, especialista em cirurgia vascular, que esclarece as principais dúvidas sobre o assunto.

Qual a principal causa das varizes?

Hereditariedade. Outras situações que podem estimular o aparecimento são  sedentarismo , excesso de peso , gestações e atividades  em que se permanece na mesma posição por um período prolongado.


Porque a maioria dos casos acontece entre mulheres?

São registrados em média, entre 2,5 e 3 casos de mulher com varizes para cada homem com a doença. O motivo são os hormônios femininos que diminuem a força das paredes das veias, deixando os vasos mais fracos.

Para algumas mulheres, as varizes surgem na gestação. O que fazer para evita-las?

Atividade física e alimentação saudável. As mais indicadas são caminhadas, ciclismo ou esportes na água, como hidroginástica ou natação. O ganho excessivo de peso deve ser evitado. O uso de meias elásticas também é recomendado.

Como tratar?

O tratamento depende da extensão e calibre das varizes. Varizes pequenas e superficiais, mais conhecidas como ?vasinhos?, podem ser tratadas com escleroterapias (aplicações).  Já nos casos de varizes mais profundas e calibrosas , o recomendável é a cirurgia, que na grande maioria das vezes, são pequenas , de rápida duração e recuperação.

O que podemos fazer para ficar longe das varizes?

Os cuidados são os mesmos tomados pelas gestantes. E para quem trabalha sentado, o ideal é levantar-se a cada uma ou duas horas para movimentar os músculos.

Veja também

O frio chegou e com ele as alergias respiratórias: saiba como evitar03/07/19 O inverno começou no dia 21 de junho. Os casacos já não ficam mais guardados no armário e muitas casas já começam ser aquecidas com o fogão a lenha. Acompanhado das baixas temperaturas, alergias e doenças respiratórias aumentam nesta época do ano. Gripe, rinite e resfriado são alguns exemplos e normalmente apresentam sintomas que vão…...
Calor, dor de ouvido e o sono11/02/20 Estação mais quente intensifica as dores de ouvido Piscinas ou praias deixam nossos ouvidos expostos as otites externas Ouvimos diariamente falar sobre infecções de ouvido - o termo otite refere-se à......
Vamos falar sobre CÂNCER!10/04/17 Dia 08 de abril, é o Dia Mundial de Combate ao Câncer. A conscientização foi algo em evidência neste dia, afinal diagnósticos, tratamentos e hábitos de vida precisam ser pensados com consciência e responsabilidade. Os índices da doença cresceram muito nas......

Voltar para Blog

categorias-noticias