Postado em 27 de Março de 2017 às 19h08

      Varizes

      Saúde (94)
      Pernas e pés cansados, queimação e câimbras. Se você convive com estes problemas,   fique atento: os sintomas podem estar relacionados a varizes. Mais que um problema estético, estas veias dilatadas causam dor, desconforto e inchaço. Nosso convidado de hoje é o médico Fábio Reis Moreira, especialista em cirurgia vascular, que esclarece as principais dúvidas sobre…

      Pernas e pés cansados, queimação e câimbras. Se você convive com estes problemas,   fique atento: os sintomas podem estar relacionados a varizes. Mais que um problema estético, estas veias dilatadas causam dor, desconforto e inchaço. Nosso convidado de hoje é o médico Fábio Reis Moreira, especialista em cirurgia vascular, que esclarece as principais dúvidas sobre o assunto.

      Qual a principal causa das varizes?

      Hereditariedade. Outras situações que podem estimular o aparecimento são  sedentarismo , excesso de peso , gestações e atividades  em que se permanece na mesma posição por um período prolongado.


      Porque a maioria dos casos acontece entre mulheres?

      São registrados em média, entre 2,5 e 3 casos de mulher com varizes para cada homem com a doença. O motivo são os hormônios femininos que diminuem a força das paredes das veias, deixando os vasos mais fracos.

      Para algumas mulheres, as varizes surgem na gestação. O que fazer para evita-las?

      Atividade física e alimentação saudável. As mais indicadas são caminhadas, ciclismo ou esportes na água, como hidroginástica ou natação. O ganho excessivo de peso deve ser evitado. O uso de meias elásticas também é recomendado.

      Como tratar?

      O tratamento depende da extensão e calibre das varizes. Varizes pequenas e superficiais, mais conhecidas como ?vasinhos?, podem ser tratadas com escleroterapias (aplicações).  Já nos casos de varizes mais profundas e calibrosas , o recomendável é a cirurgia, que na grande maioria das vezes, são pequenas , de rápida duração e recuperação.

      O que podemos fazer para ficar longe das varizes?

      Os cuidados são os mesmos tomados pelas gestantes. E para quem trabalha sentado, o ideal é levantar-se a cada uma ou duas horas para movimentar os músculos.

      Veja também

      A importância da vacinação infantil20/04/17 A saúde e o bem-estar infantil são assuntos de prioridade máxima para pais preocupados e responsáveis.  Para ficar longe de doenças infecciosas e contagiosas, cumprir o calendário de vacinação é fundamental. A enfermeira Giseli Spada, da Clínica Integrada de Pediatria (CIPED/Chapecó) explica que a vacinação é a forma mais segura de proteção contra doenças graves.…...
      Sabotadores do sono11/02/20 Quantas vezes você acordou de manhã com o despertador e teve a sensação que apenas tirou um cochilo ao invés de ter dormido por horas? Segundo dados da Associação Brasileira do Sono, 60% dos brasileiros dormem......
      NOVEMBRO AZUL: sem medo, sem preconceito13/11/20 Uma das primeiras campanhas produzidas no Brasil, em relação a prevenção do câncer de próstata, foi realizada pelo Instituto Lado a Lado pela Vida, no ano de 2008. 12 anos se passaram, e o Novembro Azul......

      Voltar para Blog

      categorias-noticias