Postado em 27 de Março de 2017 às 19h08

Varizes

Saúde (88)
Pernas e pés cansados, queimação e câimbras. Se você convive com estes problemas,   fique atento: os sintomas podem estar relacionados a varizes. Mais que um problema estético, estas veias dilatadas causam dor, desconforto e inchaço. Nosso convidado de hoje é o médico Fábio Reis Moreira, especialista em cirurgia vascular, que esclarece as principais dúvidas sobre…

Pernas e pés cansados, queimação e câimbras. Se você convive com estes problemas,   fique atento: os sintomas podem estar relacionados a varizes. Mais que um problema estético, estas veias dilatadas causam dor, desconforto e inchaço. Nosso convidado de hoje é o médico Fábio Reis Moreira, especialista em cirurgia vascular, que esclarece as principais dúvidas sobre o assunto.

Qual a principal causa das varizes?

Hereditariedade. Outras situações que podem estimular o aparecimento são  sedentarismo , excesso de peso , gestações e atividades  em que se permanece na mesma posição por um período prolongado.


Porque a maioria dos casos acontece entre mulheres?

São registrados em média, entre 2,5 e 3 casos de mulher com varizes para cada homem com a doença. O motivo são os hormônios femininos que diminuem a força das paredes das veias, deixando os vasos mais fracos.

Para algumas mulheres, as varizes surgem na gestação. O que fazer para evita-las?

Atividade física e alimentação saudável. As mais indicadas são caminhadas, ciclismo ou esportes na água, como hidroginástica ou natação. O ganho excessivo de peso deve ser evitado. O uso de meias elásticas também é recomendado.

Como tratar?

O tratamento depende da extensão e calibre das varizes. Varizes pequenas e superficiais, mais conhecidas como ?vasinhos?, podem ser tratadas com escleroterapias (aplicações).  Já nos casos de varizes mais profundas e calibrosas , o recomendável é a cirurgia, que na grande maioria das vezes, são pequenas , de rápida duração e recuperação.

O que podemos fazer para ficar longe das varizes?

Os cuidados são os mesmos tomados pelas gestantes. E para quem trabalha sentado, o ideal é levantar-se a cada uma ou duas horas para movimentar os músculos.

Veja também

Tripé da vida saudável: alimentação correta, exercícios físicos e sono de qualidade14/01/21 2020 nos mostrou o quão importante é cuidar da saúde. E por falar nisto, vale lembrar que a saúde não está ligada a ausência de doença, mas sim ao estado de equilíbrio do seu bem-estar físico, mental e social. Para conquistar uma vida com saúde e prolongada, é preciso se basear no tripé da vida saudável. Os......
Dicas para cuidar da saúde no Outono!16/05/17 As tendências climáticas do Outono já podem ser sentidas! Alguns cuidados são importantes para evitar desconfortos e problemas que podem ser causados pela chegada do frio e do ar seco. Resfriados, gripes, faringites, sinusites e pneumonias são algumas das......
Musculação para o tratamento da Artrose27/11/19 A artrose piora progressivamente com o tempo, e não existe cura, mas os tratamentos podem retardar a progressão da doença. Segundo dados do Ministério da Saúde, a artrose atinge 15 milhões de pessoas no Brasil. Dados da Organização Mundial da Saúde apontam......

Voltar para Blog

categorias-noticias