Postado em 08 de Fevereiro de 2019 às 10h32

      Os inimigos do sono

      Dicas (70)Bem-Estar (77)Sono (65)
      Estudos apontam que 60% da população tem algum problema com sono. Isso mesmo! Insônia, roncos e pausas de respiração, bruxismo, sono não reparador e movimentos anormais durante o sono são alguns problemas muito comuns que podem acometer a todos, principalmente no mundo atual. De acordo com a otorrinolaringologista, Amanda Costa, quando não se dorme direito…

      Estudos apontam que 60% da população tem algum problema com sono. Isso mesmo! Insônia, roncos e pausas de respiração, bruxismo, sono não reparador e movimentos anormais durante o sono são alguns problemas muito comuns que podem acometer a todos, principalmente no mundo atual.

      De acordo com a otorrinolaringologista, Amanda Costa, quando não se dorme direito ou dorme-se um número de horas inadequado é comum surgirem sintomas como cansaço, sonolência excessiva durante o dia, irritabilidade e até problemas de memória. ?Já sabemos que para termos um dia produtivo, ter um sono de qualidade é o ponto de partida?, afirma.

      Algumas dicas para melhorar a qualidade do sono:

      1 – Respeite o horário biológico! Tenha uma rotina de sono. O corpo funciona como um relógio e tem dificuldade para mudar esta rotina rapidamente. Mas meu vizinho dorme quatro horas e está sempre bem? De acordo com a otorrino, cada um tem seu ritmo e não é possível comparar com outra pessoa.

      2 – Adeque-se ao seu peso. A obesidade é um inimigo do sono de qualidade. É preciso ter uma vida mais saudável, com bons hábitos alimentares e exercícios físicos.

      3 – Tenha um ambiente tranquilo para dormir. O lugar mais tranquilo de toda a casa deve ser o quarto. Nele deve ser possível manter a escuridão e também aumentar a luminosidade, assim como o silêncio necessário para uma noite tranquila.

      4 – Prefira refeições leves , não exagere nos carboidratos e não se exceda no álcool.

      5 – Evite estimulantes à noite, como chá preto, chimarrão e café. Prefira um chá relaxante.

      6 – Durante à noite evite luzes fortes, principalmente a de equipamentos eletrônicos: celulares e ipads. ?Nosso corpo entende luz como horário de acordar e escuridão como como horários de dormir?, destaca a Dra. Amanda.

      7 – Pratique atividade física preferencialmente durante o dia. Vinte minutos de atividade física diária melhora a qualidade de sono.

                  A otorrino Amanda ainda ressalta que é necessário conversar com um médico sobre o sono e esclarecer todas as dúvidas sobre o tema.

      Veja também

      POR QUE SENTIMOS CÃIBRA18/07/19 Parado, caminhando ou até mesmo dormindo. Não existe hora ou lugar para sermos acometidos por cãibras. Causadas pela prática de esportes ou por determinadas atividades profissionais, elas podem se tornar mais intensas nos dias frios, em função da musculatura permanecer mais tensa e contraída. Essa contração dos músculos chega sem aviso e pela sensação de…...
      Por que ler dá sono ?13/05/20 Você é aquele tipo de pessoa que pega um livro pra ler e logo sente sono? Não se preocupe, isso não tem nada de errado. Na verdade, existem várias situações que contribuem com você sentir sono ao......
      Você tem ESCOLIOSE?03/03/17 Quando vamos para frente do espelho, observamos se a roupa está alinhada, o cabelo arrumado, e quem é mulher, ainda fica de olho na maquiagem. Mas na maioria das vezes, não prestamos atenção em um aspecto super importante, nossa postura. É ela quem pode......

      Voltar para Blog

      categorias-noticias