Postado em 08 de Fevereiro de 2019 às 10h32

Os inimigos do sono

Dicas (64)Bem-Estar (70)Sono (64)
Estudos apontam que 60% da população tem algum problema com sono. Isso mesmo! Insônia, roncos e pausas de respiração, bruxismo, sono não reparador e movimentos anormais durante o sono são alguns problemas muito comuns que podem acometer a todos, principalmente no mundo atual. De acordo com a otorrinolaringologista, Amanda Costa, quando não se dorme direito…

Estudos apontam que 60% da população tem algum problema com sono. Isso mesmo! Insônia, roncos e pausas de respiração, bruxismo, sono não reparador e movimentos anormais durante o sono são alguns problemas muito comuns que podem acometer a todos, principalmente no mundo atual.

De acordo com a otorrinolaringologista, Amanda Costa, quando não se dorme direito ou dorme-se um número de horas inadequado é comum surgirem sintomas como cansaço, sonolência excessiva durante o dia, irritabilidade e até problemas de memória. ?Já sabemos que para termos um dia produtivo, ter um sono de qualidade é o ponto de partida?, afirma.

Algumas dicas para melhorar a qualidade do sono:

1 – Respeite o horário biológico! Tenha uma rotina de sono. O corpo funciona como um relógio e tem dificuldade para mudar esta rotina rapidamente. Mas meu vizinho dorme quatro horas e está sempre bem? De acordo com a otorrino, cada um tem seu ritmo e não é possível comparar com outra pessoa.

2 – Adeque-se ao seu peso. A obesidade é um inimigo do sono de qualidade. É preciso ter uma vida mais saudável, com bons hábitos alimentares e exercícios físicos.

3 – Tenha um ambiente tranquilo para dormir. O lugar mais tranquilo de toda a casa deve ser o quarto. Nele deve ser possível manter a escuridão e também aumentar a luminosidade, assim como o silêncio necessário para uma noite tranquila.

4 – Prefira refeições leves , não exagere nos carboidratos e não se exceda no álcool.

5 – Evite estimulantes à noite, como chá preto, chimarrão e café. Prefira um chá relaxante.

6 – Durante à noite evite luzes fortes, principalmente a de equipamentos eletrônicos: celulares e ipads. ?Nosso corpo entende luz como horário de acordar e escuridão como como horários de dormir?, destaca a Dra. Amanda.

7 – Pratique atividade física preferencialmente durante o dia. Vinte minutos de atividade física diária melhora a qualidade de sono.

            A otorrino Amanda ainda ressalta que é necessário conversar com um médico sobre o sono e esclarecer todas as dúvidas sobre o tema.

Veja também

BRASILEIROS SOFREM ALTERAÇÕES NO SONO POR CONTA DAS OLIMPÍADAS06/08/21 Neste fim de semana chegam ao fim as Olimpíadas Tóquio 2020. Com fuso de 12 horas de diferença, os brasileiros que estão acompanhando a competição tem desregulado, ou até perdido o sono nos últimos dias. Para os amantes do esporte, tem sido um grande desafio assistir aos jogos pela madrugada e ainda descansar para o próximo dia. Em entrevista......
O que é perdoar?21/05/18 Por Ieda Dreger Psicóloga | Especialista em Psicoterapia de família e casal |             Ao se falar em perdão, é comum nos remetermos quase de imediato a uma leitura religiosa, ou seja, o perdão sendo visto como unilateral, entendido como algo que doamos a......

Voltar para Blog

categorias-noticias