Postado em 08 de Fevereiro de 2019 às 10h32

Os inimigos do sono

Dicas (69)Bem-Estar (77)Sono (64)
Estudos apontam que 60% da população tem algum problema com sono. Isso mesmo! Insônia, roncos e pausas de respiração, bruxismo, sono não reparador e movimentos anormais durante o sono são alguns problemas muito comuns que podem acometer a todos, principalmente no mundo atual. De acordo com a otorrinolaringologista, Amanda Costa, quando não se dorme direito…

Estudos apontam que 60% da população tem algum problema com sono. Isso mesmo! Insônia, roncos e pausas de respiração, bruxismo, sono não reparador e movimentos anormais durante o sono são alguns problemas muito comuns que podem acometer a todos, principalmente no mundo atual.

De acordo com a otorrinolaringologista, Amanda Costa, quando não se dorme direito ou dorme-se um número de horas inadequado é comum surgirem sintomas como cansaço, sonolência excessiva durante o dia, irritabilidade e até problemas de memória. ?Já sabemos que para termos um dia produtivo, ter um sono de qualidade é o ponto de partida?, afirma.

Algumas dicas para melhorar a qualidade do sono:

1 – Respeite o horário biológico! Tenha uma rotina de sono. O corpo funciona como um relógio e tem dificuldade para mudar esta rotina rapidamente. Mas meu vizinho dorme quatro horas e está sempre bem? De acordo com a otorrino, cada um tem seu ritmo e não é possível comparar com outra pessoa.

2 – Adeque-se ao seu peso. A obesidade é um inimigo do sono de qualidade. É preciso ter uma vida mais saudável, com bons hábitos alimentares e exercícios físicos.

3 – Tenha um ambiente tranquilo para dormir. O lugar mais tranquilo de toda a casa deve ser o quarto. Nele deve ser possível manter a escuridão e também aumentar a luminosidade, assim como o silêncio necessário para uma noite tranquila.

4 – Prefira refeições leves , não exagere nos carboidratos e não se exceda no álcool.

5 – Evite estimulantes à noite, como chá preto, chimarrão e café. Prefira um chá relaxante.

6 – Durante à noite evite luzes fortes, principalmente a de equipamentos eletrônicos: celulares e ipads. ?Nosso corpo entende luz como horário de acordar e escuridão como como horários de dormir?, destaca a Dra. Amanda.

7 – Pratique atividade física preferencialmente durante o dia. Vinte minutos de atividade física diária melhora a qualidade de sono.

            A otorrino Amanda ainda ressalta que é necessário conversar com um médico sobre o sono e esclarecer todas as dúvidas sobre o tema.

Veja também

5 Hábitos da casa organizada25/04/19 Uma casa organizada, limpa e cheirosa traz benefícios para toda a família. Além do bem-estar físico e mental. Evite hábitos como cama desfeita, roupas espalhadas e pia suja, que trazem uma sensação interna negativa. A casa é o nosso refúgio e também reflete o que somos. Preparamos 5 dicas simples que deixará o seu lar…...
ESCOLHA SEU TRAVESSEIRO28/03/17 De espuma, latex ou viscoelástico. Quando o assunto é travesseiro, cada um tem uma preferência. E para ajudar você a escolher o modelo ideal, apresentamos os travesseiros eko´7 e contamos também quais seus benefícios. Confira: Soft Possibilita ajustar a......
Você sabe o que é o despertador cronológico?06/11/19 Com certeza você já passou pela situação de acordar antes do despertador tocar. Ou teve vontade de dormir mais cedo que seu companheiro, que costuma se deitar depois da meia noite. O nosso corpo e a nossa mente estão acostumados com a rotina estabelecida pelo......

Voltar para Blog

categorias-noticias