Postado em 08 de Fevereiro de 2019 às 10h32

      Os inimigos do sono

      Dicas (70)Bem-Estar (77)Sono (65)
      Estudos apontam que 60% da população tem algum problema com sono. Isso mesmo! Insônia, roncos e pausas de respiração, bruxismo, sono não reparador e movimentos anormais durante o sono são alguns problemas muito comuns que podem acometer a todos, principalmente no mundo atual. De acordo com a otorrinolaringologista, Amanda Costa, quando não se dorme direito…

      Estudos apontam que 60% da população tem algum problema com sono. Isso mesmo! Insônia, roncos e pausas de respiração, bruxismo, sono não reparador e movimentos anormais durante o sono são alguns problemas muito comuns que podem acometer a todos, principalmente no mundo atual.

      De acordo com a otorrinolaringologista, Amanda Costa, quando não se dorme direito ou dorme-se um número de horas inadequado é comum surgirem sintomas como cansaço, sonolência excessiva durante o dia, irritabilidade e até problemas de memória. ?Já sabemos que para termos um dia produtivo, ter um sono de qualidade é o ponto de partida?, afirma.

      Algumas dicas para melhorar a qualidade do sono:

      1 – Respeite o horário biológico! Tenha uma rotina de sono. O corpo funciona como um relógio e tem dificuldade para mudar esta rotina rapidamente. Mas meu vizinho dorme quatro horas e está sempre bem? De acordo com a otorrino, cada um tem seu ritmo e não é possível comparar com outra pessoa.

      2 – Adeque-se ao seu peso. A obesidade é um inimigo do sono de qualidade. É preciso ter uma vida mais saudável, com bons hábitos alimentares e exercícios físicos.

      3 – Tenha um ambiente tranquilo para dormir. O lugar mais tranquilo de toda a casa deve ser o quarto. Nele deve ser possível manter a escuridão e também aumentar a luminosidade, assim como o silêncio necessário para uma noite tranquila.

      4 – Prefira refeições leves , não exagere nos carboidratos e não se exceda no álcool.

      5 – Evite estimulantes à noite, como chá preto, chimarrão e café. Prefira um chá relaxante.

      6 – Durante à noite evite luzes fortes, principalmente a de equipamentos eletrônicos: celulares e ipads. ?Nosso corpo entende luz como horário de acordar e escuridão como como horários de dormir?, destaca a Dra. Amanda.

      7 – Pratique atividade física preferencialmente durante o dia. Vinte minutos de atividade física diária melhora a qualidade de sono.

                  A otorrino Amanda ainda ressalta que é necessário conversar com um médico sobre o sono e esclarecer todas as dúvidas sobre o tema.

      Veja também

      Queda de cabelo é mais comum do que se imagina14/04/18 É muito comum ouvirmos pessoas falando que estão sofrendo com queda de cabelo. Os relatos falam da queda na hora do banho, de pentear e que os travesseiros estão cheios, repletos de fios. Antes de se desesperar e sair em busca de remédios e shampoos milagrosos, é preciso estar atento a algumas informações sobre isso.…...
      Depois dos 40 ? o que muda no nosso corpo?04/06/18 Depois dos 40 anos nosso corpo muda. Isso é um fato que não pode ser negado. Mas quais são essas mudanças? No que elas afetam o dia a dia das pessoas que estão nesse momento de transição? Calma, a gente vai te explicar quais são e como passar por esse......
      OS QUATRO ESTÁGIOS DO SONO10/06/20 1 - O primeiro começa cerca de cinco minutos depois que caímos na cama. É a mudança do estado de vigília para o sono mais profundo, mas ainda leve. Ficamos pouco conscientes e com a atenção reduzida. Nesse......

      Voltar para Blog

      categorias-noticias