Postado em 18 de Agosto de 2017 às 13h13

Quando a pressão é considerada alta?

Saúde (88)
Dores de cabeça frequentes, tontura, sensação de cansaço, visão embaralhada. Esses são alguns dos sintomas da hipertensão, ou pressão alta, quando ela já está em estado avançado. Essa doença silenciosa é mais comum do que você imagina, e já afeta mais de 2 milhões de pessoas no Brasil. Mas o que causa a hipertensão? A…

Dores de cabeça frequentes, tontura, sensação de cansaço, visão embaralhada. Esses são alguns dos sintomas da hipertensão, ou pressão alta, quando ela já está em estado avançado. Essa doença silenciosa é mais comum do que você imagina, e já afeta mais de 2 milhões de pessoas no Brasil. Mas o que causa a hipertensão? A partir de que ponto a pressão arterial passa a ser considerada alta?

O coração é, sem dúvidas, o músculo mais importante de um indivíduo. Sua função é exclusivamente bombear sangue para todas as partes do corpo. Quando o sangue está dentro das paredes arteriais, ele é forçado a circular dentro do coração, devido a pressão causada. A partir do momento que esse movimento começa a ser feito acima do limite de pressão suportado pelo organismo, e ele não consegue mais ser normalizado naturalmente, o processo passa a ser denominado pressão alta.

Os números ideais

A pressão considerada normal é a 120 por 80. Ou seja, a pressão máxima que o órgão pode chegar quando ele se contrai é 120 e a pressão mínima que atinge durante o relaxamento é de 80 milímetros de mercúrio. Esse processo de contração e relaxamento é o que faz o coração pulsar. Quando esses números são ultrapassados com frequência, é de extrema importância que o paciente procures ajuda médica, pois as paredes das artérias começam a sofrer lesões, como por exemplo, o rompimento de pequenos vasos sanguíneos e a dilatação do coração. Outros órgãos também sofrem quando a pressão aumenta, os rins, olhos e até o mesmo o cérebro podem sofrer desgastes, além de acarretar em outras doenças.

Fatores de risco

    Alguns fatores de risco podem fazer com que a pressão arterial aumente, como histórico familiar da doença, o consumo exagerado de bebidas com alto teor alcoólico, tabagismo, excesso de peso, uma vida sedentária e o mais conhecido: o consumo excessivo de sal. Cerca de 10% da população que tem hipertensão, consegue extinguir os problemas apenas com controle na alimentação e atividade física. Contudo, 90% dos pacientes que apresentam a doença tem de realizar o tratamento através de medicamentos.

Tratamento   

Após o diagnóstico, é importante que o paciente inicie o quanto antes o tratamento, que se dá de forma simples: inicialmente a identificação de possíveis doenças e medicamentos que possam aumentar a pressão, seguida da prática regular de atividades físicas, o controle na alimentação e ingestão de bebidas alcoólicas, assim como o controle do estresse e quando necessário e recomendado pelo médico, a introdução de medicamentos anti-hipertensivos.

10 mandamentos para prevenção e controle da pressão alta
  1. Afira a pressão pelo menos uma vez por ano;
  2. Pratique atividades físicas todos os dias;
  3. Mantenha o peso ideal, evite a obesidade;
  4. Adote alimentação saudável: pouco sal, sem frituras e mais frutas, verduras e legumes;
  5. Reduza o consumo de álcool. Se possível, não beba;
  6. Abandone o cigarro;
  7. Nunca pare o tratamento, é para a vida toda;
  8. Siga as orientações do seu médico ou profissional da saúde;
  9. Evite o estresse. Tenha tempo para a família, os amigos e o lazer;
  10. Ame e seja amado.

Fonte: eusou12por8.com.br

Veja também

Saiba tudo sobre a labirintite27/09/17 Tontura, náuseas, alterações gastrintestinais, desequilíbrio e zumbidos no ouvido. Esses sintomas podem estar atrelados a uma doença chamada labirintite. Mas o que é labirintite? Quando seu ouvido sofre alguma inflamação na parte interna, ou labirinto, seus nervos auditivos entendem que você está em movimento. Fato que seus outros sentidos não conseguem detectar, causando assim, uma…...
O cálculo do IMC é válido para todos?17/05/18 Ouvimos muito falar do cálculo do Índice do Massa Corporal (IMC). Quando vamos à academia pela primeira vez é comum que o educar físico nos pese e verifique nossa altura para calcular esse índice. Mas para que ele serve? Os números estão sempre corretos? O......
Gema do ovo faz mal?03/09/18 Falamos a pouco tempo atrás sobre os benefícios do consumo do ovo, suas vitaminas e minerais. Agora é hora de desvendar uma das maiores dúvidas que surge entre os adoradores deste alimento: a gema do ovo é ruim para nosso organismo? Devo comer apenas as......

Voltar para Blog

categorias-noticias