Postado em 03 de Março de 2017 às 11h44

Você tem ESCOLIOSE?

Saúde (88)Dicas (64)
Quando vamos para frente do espelho, observamos se a roupa está alinhada, o cabelo arrumado, e quem é mulher, ainda fica de olho na maquiagem. Mas na maioria das vezes, não prestamos atenção em um aspecto super importante, nossa postura. É ela quem pode indicar uma doença silenciosa: a ESCOLIOSE.

Quando vamos para frente do espelho, observamos se a roupa está alinhada, o cabelo arrumado, e quem é mulher, ainda fica de olho na maquiagem. Mas na maioria das vezes, não prestamos atenção em um aspecto super importante, nossa postura. É ela quem pode indicar uma doença silenciosa: a ESCOLIOSE.

A coluna torta e o desnível dos ombros são alguns sinais deste problema, que não é grave, mas merece atenção. Convidamos o ortopedista e especialista em coluna vertebral, Paulo Roberto Mussi, para esclarecer algumas dúvidas. Vamos lá:

Qual o tratamento mais indicado?

A maioria das escolioses não é grave e geralmente o paciente não apresenta dor.  

Qualquer curvatura acima de 10 graus é considerada escoliose e as graves apenas acima de 40 graus. Grande parte dos casos é resolvida com fisioterapia. Em algumas situações  são indicados coletes especiais.

Crianças têm escoliose?

Ainda na infância, os pais já conseguem perceber se a criança poderá apresentar a doença. Ombros e bacia desalinhados, escápula ou dorso tortos podem ser sinais de escoliose.

Tenho escoliose. Posso fazer atividade física?

Pode, desde que seja moderada. Excessos de carga devem ser evitados. Quanto mais atividade física adequada, melhor, principalmente alongamento, reforço muscular e exercícios posturais.

Dicas eko´7

– Um colchão de qualidade é importantíssimo para a coluna. Consulte um de nossos consultores e escolha o modelo que atenda às suas necessidades.

– Se você notou alguma deformidade na coluna, não hesite em procurar um médico para fazer um diagnóstico. Lembre-se que quanto mais cedo a doença for descoberta, maiores são as chances de correção.

Veja também

Entenda a dor crônica18/07/18 Por Márcio Paz Telesca Médico ortopedista e traumatologista cooperado da Unimed Chapecó Todo mundo sente dor de vez em quando. Quando você corta o dedo ou leva uma pancada no esporte, a dor é a maneira do seu corpo de lhe dizer que algo está errado. Uma vez que a ferida cura, deve parar de…...
Adapte seu quarto para o inverno29/06/21 O frio está mostrando sua força até mesmo em cidades as quais costuma ser mais brando. Com as temperaturas baixas, é interessante repensar sua rotina do sono, prepara seu corpo e mente para dormir bem. Preparamos algumas dicas......
Terceira Idade: Doenças Cardiovasculares podem ser prevenidas27/06/17 Chegar na terceira idade com qualidade de vida é fundamental para evitar inúmeros problemas e desconfortos. No entanto, a plena saúde nesta fase da vida pode ser um desafio, já que com passar do tempo as vulnerabilidades do organismo aparecem com mais......

Voltar para Blog

categorias-noticias