Postado em 21 de Fevereiro de 2020 às 16h56

      Alcool e a fase profunda do sono

      Um noite sem dormir ou uma noite com poucas horas de sono resulta em uma série de alterações no organismo. Cansaço, dificuldade de concentração e alteração de humor são uma das consequências.
      Segundo a Associação Brasileira do Sono (ABS), 73 milhões de brasileiros são acometidos pela insônia. Essa dificuldade para dormir pode estar associada a um hábito muito comum: o consumo de bebidas alcoólicas.
      Depois de um dia cansativo, muitas pessoas tomam uma taça de vinho ou alguma outra dose de álcool, com o propósito de relaxar. Porém, esse hábito interfere diretamente na qualidade do sono e na reparação do organismo.
      Conforme aponta um estudo britânico, realizado pelo Centro do Sono de Londres, o álcool prejudica os ciclos do sono e, se consumido com frequência antes de dormir, pode até causar problemas como apneia e insônia crônica.
      A pesquisa analisou cerca de cem estudos relativos ao consumo de álcool antes de dormir e então partiu para um exame mais detalhado de 20 pesquisas. A partir destas análises, eles descobriram que a bebida alcoólica altera o sono de três formas: primeiro, acelera o início do sono e em seguida faz com que a pessoa caia em um sono profundo.
      Pode parecer positivo, porém na terceira fase acontece a fragmentação dos padrões de sono, ou seja, a bebida alcoólica reduz o tempo do sono REM, a fase na qual os sonhos geralmente ocorrem. O sono se torna menos repousante e mais agitado. Por isso, acordamos mais cansados e estressados.
      Outro estudo sobre a relação entre o álcool e o sono foi realizado por uma Universidade da Finlândia, publicado na revista JMIR Mental Health. Os pesquisadores analisaram mais de quatro mil pessoas com idade entre 18 e 65 anos. A pesquisa se baseou na observação de duas noites de sono dos participantes. Uma sem o consumo de álcool e outra com a ingestão.
      O resultado comprovou que o consumo de bebidas alcoólicas interfere em importante processos do sono, prejudicando sua qualidade em até 40%. Além disso, seu consumo intensifica distúrbios do sono.
      Após ler sobre esses dois estudos, fica claro que é preciso moderar a ingestão de bebidas alcoólicas, principalmente à noite. Preservar bons hábitos de saúde resultam em uma qualidade maior do sono.
      ________________________________

      Veja também

      EXERCÍCIOS PÉLVICOS E INCONTINÊNCIA URINÁRIA11/08/21 A perda involuntária da urina, conhecida como incontinência urinária, é um problema comum que afeta mais da metade das mulheres. No entanto, estudos apontam que cerca de 60% delas não comenta sobre o assunto por estigma ou falta de conhecimento. Se você faz parte do grupo de pessoas que sofre com a incontinência urinária, saiba que é possível......
      O cérebro durante o sono12/11/19 Como já explicamos em outras matérias em nosso blog, o cérebro não para nunca. Quando a gente acha que eles está descansando, ele está trabalhando em outras funções. Durante o dia aprendemos um monte de coisas, informações úteis e outras nem tanto assim. À......
      Tempero pronto: mais perigoso do que você imagina23/04/18 Estamos acostumados a preparar nossas refeições de forma rápida. E tudo que facilitar este processo, é bem-vindo. Mas, os temperos prontos, que encontramos nos supermercados, não são a melhor pedida para nossa saúde. A nutricionista Gisele Vieira revela que......

      Voltar para Blog

      categorias-noticias