Postado em 21 de Fevereiro de 2020 às 16h56

Alcool e a fase profunda do sono

Um noite sem dormir ou uma noite com poucas horas de sono resulta em uma série de alterações no organismo. Cansaço, dificuldade de concentração e alteração de humor são uma das consequências.
Segundo a Associação Brasileira do Sono (ABS), 73 milhões de brasileiros são acometidos pela insônia. Essa dificuldade para dormir pode estar associada a um hábito muito comum: o consumo de bebidas alcoólicas.
Depois de um dia cansativo, muitas pessoas tomam uma taça de vinho ou alguma outra dose de álcool, com o propósito de relaxar. Porém, esse hábito interfere diretamente na qualidade do sono e na reparação do organismo.
Conforme aponta um estudo britânico, realizado pelo Centro do Sono de Londres, o álcool prejudica os ciclos do sono e, se consumido com frequência antes de dormir, pode até causar problemas como apneia e insônia crônica.
A pesquisa analisou cerca de cem estudos relativos ao consumo de álcool antes de dormir e então partiu para um exame mais detalhado de 20 pesquisas. A partir destas análises, eles descobriram que a bebida alcoólica altera o sono de três formas: primeiro, acelera o início do sono e em seguida faz com que a pessoa caia em um sono profundo.
Pode parecer positivo, porém na terceira fase acontece a fragmentação dos padrões de sono, ou seja, a bebida alcoólica reduz o tempo do sono REM, a fase na qual os sonhos geralmente ocorrem. O sono se torna menos repousante e mais agitado. Por isso, acordamos mais cansados e estressados.
Outro estudo sobre a relação entre o álcool e o sono foi realizado por uma Universidade da Finlândia, publicado na revista JMIR Mental Health. Os pesquisadores analisaram mais de quatro mil pessoas com idade entre 18 e 65 anos. A pesquisa se baseou na observação de duas noites de sono dos participantes. Uma sem o consumo de álcool e outra com a ingestão.
O resultado comprovou que o consumo de bebidas alcoólicas interfere em importante processos do sono, prejudicando sua qualidade em até 40%. Além disso, seu consumo intensifica distúrbios do sono.
Após ler sobre esses dois estudos, fica claro que é preciso moderar a ingestão de bebidas alcoólicas, principalmente à noite. Preservar bons hábitos de saúde resultam em uma qualidade maior do sono.
________________________________

Veja também

FRUTAS DE INVERNO E SEUS BENEFÍCIOS22/07/19 Além dos alimentos quentinhos, no inverno não podemos deixar de nos alimentar com frutas. Elas são ótimas fontes de vitaminas e auxiliam na melhor funcionalidade e bem-estar do nosso corpo. Outro ponto positivo é que podem se tornar econômicas para o bolso, já que sua oferta tende a aumentar nos períodos de colheita. Assim, a…...
Travesseiro de corpo auxilia na postura23/09/19 Dormir está se tornando cada vez mais difícil devido a correria do dia a dia. Até encontrarmos uma posição confortável para descansar, demoramos vários minutos nos revirando na cama. Mas, você sabia que usar um travesseiro de corpo pode ser uma maneira eficaz......
Você sabe o que é o despertador cronológico?06/11/19 Com certeza você já passou pela situação de acordar antes do despertador tocar. Ou teve vontade de dormir mais cedo que seu companheiro, que costuma se deitar depois da meia noite. O nosso corpo e a nossa mente estão acostumados com a rotina estabelecida pelo......

Voltar para Blog

categorias-noticias