Postado em 10 de Fevereiro às 15h04

Não é sobre dieta, é sobre autocuidado e qualidade de vida

Alimentação (52)

Engana-se quem pensa que alimentação saudável se refere ao emagrecimento ou dieta. A ideia de se alimentar bem somente para alcançar resultados na balança deve ser deixada de lado, para dar espaço a relação saudável com os alimentos. De acordo com a nutricionista, Gizelli Mariani as pessoas estão muito focadas na busca pelo corpo perfeito, em emagrecer, e esquecem do verdadeiro sentido da alimentação correta, que é para qualidade de vida e longevidade.

"Para ter uma alimentação saudável você tem que se sentir bem emocionalmente, ter prazer com aquilo que você vai comer", afirma Gizelli. Esse bom convívio com o alimento pode evitar compulsões, e auxiliar no encontro de equilíbrio entre os grupos alimentares. Afinal, a compulsão é uma doença e pode ser desencadeada através de dietas erradas.

A nutricionista explica, que a rigidez, ou privação de determinados alimentos provoca mais desejo, e como consequência, em alguns casos, se desenvolve a compulsão, que nada mais é do que o desejo de comer, embora já satisfeito. Outra questão é o excesso de comida pelo conforto emocional, Gizelli esclarece que alguns estudos mostram que mudanças emocionais podem ser um gatilho, e muitas vezes, o ato de comer vira um momento de aconchego.

O estresse, assim como problemas com a imagem corporal também são fatores que podem estimular um episódio de compulsão alimentar. Portanto, a profissional alerta sobre alguns dos sintomas: comer mais rápido do que o normal, comer mesmo sem fome, continuar comendo mesmo quando já se sente saciado, comer escondido e sentir culpa pelo exagero.

De acordo com Gizelli, é importante saber que não há uma perfeição alimentar: “A questão é você se sentir bem, essa é a tua perfeição. Equilibrar o bem físico e mental é complicado, nem todo mundo consegue. É preciso lembrar que, além de uma boa alimentação, para ter uma vida melhor e mais longa, a Organização Mundial da Saúde, recomenda ao menos 30 minutos de atividade física por dia”.

Um bom convívio com o alimento

O Ministério da Saúde faz indicações que auxiliam em direção à alimentação saudável, entre elas, a realização de ao menos três refeições diárias, e dois lanches saudáveis. Porções de comidas do grupo alimentar de cereais, tais como: arroz, milho, trigo, pães e massas. A inclusão de legumes e verduras como parte das refeições, e também as frutas nos lanches.

Uma comida que faz parte da vida de muitos brasileiros, o famoso feijão e arroz pode ser consumido todos os dias, ou ao menos cinco vezes por semana. De acordo com a instituição, o prato é uma combinação repleta de proteínas e faz bem à saúde. Outras recomendações são: evitar refrigerantes, sucos industrializados, bebidas alcoólicas e fumo, biscoitos e guloseimas gerais, diminuir a quantidade de sal na comida, e beber ao menos dois litros de água por dia.

Agora que você já sabe como ter uma convivência mais agradável com sua alimentação, que tal começar a colocar em prática? Pratique o bem-estar com a Eko'7. 

  • EkoSaúde - Informação que promove saúde, bem-estar e qualidade de vida -

Veja também

Sucos Detox02/10/17 Ultimamente os sucos detox têm se tornado os queridinhos entre as pessoas que querem emagrecer. Este tipo de suco oferece uma desintoxicação no organismo, através da ingestão de ingredientes naturais, frescos e ricos em fibras que agem junto com o fígado, filtrando e eliminando substâncias nocivas ao organismo. A nutricionista Monique Zanini alerta para algumas…...
Alimentação equilibrada, intestino saudável!13/09/17 Os exageros alimentares e uma alimentação desequilibrada causa uma série de reflexos no organismo, provocando desconfortos e inconvenientes que podem ser prejudiciais à saúde. É comum que esse tipo de situação aconteça nos finais de semana, onde a rotina......
Você já tomou água hoje?11/09/18 O corpo de um adulto saudável é composto por 60 a 70% de água. Toda essa quantidade é distribuída pelo nosso corpo, entre as células e órgãos vitais. Desde a escola, aprendemos que ela é essencial para manter o nosso corpo saudável e que, sem ela sofremos de......

Voltar para Blog

categorias-noticias