Postado em 12 de Maio de 2017 às 17h14

Exercícios físicos durante gravidez? Pode sim!

Atividade Física (10)
A gravidez é um momento único na vida de uma mulher! Momento que reflete mudanças e transformações marcantes. O corpo passa por diversas fases e o cuidado com a saúde é fundamental para ter uma gestação tranquila e garantir a saúde do bebê. Os exercícios físicos são ótimos durante a gestação. O professor de Educação…

A gravidez é um momento único na vida de uma mulher! Momento que reflete mudanças e transformações marcantes. O corpo passa por diversas fases e o cuidado com a saúde é fundamental para ter uma gestação tranquila e garantir a saúde do bebê.

Os exercícios físicos são ótimos durante a gestação. O professor de Educação Física e personal trainer, Orlei Costa orienta que antes da gestante praticar qualquer atividade física, ela deve certificar-se de que a gravidez não é de risco. A prática de exercícios físicos não trará nenhum malefício a saúde da mãe e do bebê, mas terá que ser avaliada por um médico que acompanha a gravidez.

Após o médico liberar a paciente para a prática de exercícios físicos existem alguns cuidados que devem ser tomados. ?A gestante deve entender que a partir da gravidez a atividade física deve ser encarada para uma manutenção da saúde e qualidade de vida tanto dela quanto do bebê.

Exercícios de alto impacto devem ser evitados, além de exercícios que alteram muito a sua frequência cardíaca, já que a do bebê já é mais acelerada. É preciso evitar corridas e exercícios que exijam muito esforço por parte da gestante. Afinal as corridas podem trazer lesões graves já que as articulações estão sensíveis por conta das mudanças do corpo devido a gestação.

Entre os exercícios mais procurados estão a hidroginástica e natação, principalmente porque não geram fortes impactos para as articulações. O pilates também é uma atividade que auxilia no reforço muscular e na flexibilidade.

Confira os benefícios da prática de exercícios físicos na gravidez:

– Diminui as dores nas articulações e nas costas;

– Melhora a flexibilidade;  

– Reduz o colesterol;

– Melhora a pressão arterial;

– Melhora a capacidade respiratória;

– Diminui a retenção líquida e o inchaço nas articulações;

– Auxilia no combate ao ganho de sobrepeso;

– Aumenta a força muscular  e diminui o risco de lesões;

– Melhora a capacidade cardiorrespiratória e facilita o parto.

Veja também

Vamos alongar?25/01/18 Nas aulas de educação física, na academia e até mesmo nos jogos de futebol, o alongamento é indispensável para quem pratica atividades físicas. De acordo com o educador físico Felipe Saretta, o alongamento é o distanciamento de contrações do músculo e pode ser utilizado tanto antes de iniciar o exercício, quanto depois.             Dependendo da…...
POR QUE SENTIMOS CÃIBRA18/07/19 Parado, caminhando ou até mesmo dormindo. Não existe hora ou lugar para sermos acometidos por cãibras. Causadas pela prática de esportes ou por determinadas atividades profissionais, elas podem se tornar mais intensas nos dias frios, em função da musculatura......
Não deixe o frio te dominar Movimente-se!31/07/19 Por Dr. Joaquim Reichmann, médico ortopedista e traumatologista O hábito regular de exercícios aumenta a resistência e ajuda a prevenir e aliviar dores nos ossos e nas articulações causadas pela compressão vascular (diminuição do fluxo de sangue nos vasos do......

Voltar para Blog

categorias-noticias