Postado em 12 de Maio de 2017 às 17h14

Exercícios físicos durante gravidez? Pode sim!

Atividade Física (20)
A gravidez é um momento único na vida de uma mulher! Momento que reflete mudanças e transformações marcantes. O corpo passa por diversas fases e o cuidado com a saúde é fundamental para ter uma gestação tranquila e garantir a saúde do bebê. Os exercícios físicos são ótimos durante a gestação. O professor de Educação…

A gravidez é um momento único na vida de uma mulher! Momento que reflete mudanças e transformações marcantes. O corpo passa por diversas fases e o cuidado com a saúde é fundamental para ter uma gestação tranquila e garantir a saúde do bebê.

Os exercícios físicos são ótimos durante a gestação. O professor de Educação Física e personal trainer, Orlei Costa orienta que antes da gestante praticar qualquer atividade física, ela deve certificar-se de que a gravidez não é de risco. A prática de exercícios físicos não trará nenhum malefício a saúde da mãe e do bebê, mas terá que ser avaliada por um médico que acompanha a gravidez.

Após o médico liberar a paciente para a prática de exercícios físicos existem alguns cuidados que devem ser tomados. ?A gestante deve entender que a partir da gravidez a atividade física deve ser encarada para uma manutenção da saúde e qualidade de vida tanto dela quanto do bebê.

Exercícios de alto impacto devem ser evitados, além de exercícios que alteram muito a sua frequência cardíaca, já que a do bebê já é mais acelerada. É preciso evitar corridas e exercícios que exijam muito esforço por parte da gestante. Afinal as corridas podem trazer lesões graves já que as articulações estão sensíveis por conta das mudanças do corpo devido a gestação.

Entre os exercícios mais procurados estão a hidroginástica e natação, principalmente porque não geram fortes impactos para as articulações. O pilates também é uma atividade que auxilia no reforço muscular e na flexibilidade.

Confira os benefícios da prática de exercícios físicos na gravidez:

– Diminui as dores nas articulações e nas costas;

– Melhora a flexibilidade;  

– Reduz o colesterol;

– Melhora a pressão arterial;

– Melhora a capacidade respiratória;

– Diminui a retenção líquida e o inchaço nas articulações;

– Auxilia no combate ao ganho de sobrepeso;

– Aumenta a força muscular  e diminui o risco de lesões;

– Melhora a capacidade cardiorrespiratória e facilita o parto.

Veja também

Xô preguiça: dicas de motivação para realizar atividades físicas16/06/21 O pôr do sol chega mais cedo, e com ele a temperatura baixa, é o inverno que se aproxima. O combo noite + frio traz consigo aquela preguiçinha para realizar exercícios. Mesmo que você saiba que é essencial à saúde, por vezes falta motivação, mas isso acaba agora! Já anota as dicas que preparamos: - Online ou presencial, convide......
MÁ POSTURA PODE SER A RAZÃO DO ENCURTAMENTO MUSCULAR09/04/21 Até a forma como você dorme interfere Dificuldade nos movimentos, desvios posturais e desequilíbrios musculares podem ser causados pelo encurtamento muscular, condições que são capazes de afetar tanto a coluna,......
Não deixe o frio te dominar Movimente-se!31/07/19 Por Dr. Joaquim Reichmann, médico ortopedista e traumatologista O hábito regular de exercícios aumenta a resistência e ajuda a prevenir e aliviar dores nos ossos e nas articulações causadas pela compressão vascular (diminuição do fluxo de sangue nos vasos do......

Voltar para Blog

categorias-noticias