Postado em 16 de Setembro de 2019 às 11h44

Você sabe quantas horas precisa dormir?

Sono (51)Bem-Estar (61)
Você sabia que as pessoas passam um terço de suas vidas dormindo? Todo esse tempo em repouso faz parte de uma necessidade especial do nosso corpo, assim como sentir sede e fome. O sono funciona como um elemento reparador do nosso corpo. Enquanto estamos dormindo, acontece uma intensa atividade fisiológica e funcional, com a produção…

Você sabia que as pessoas passam um terço de suas vidas dormindo? Todo esse tempo em repouso faz parte de uma necessidade especial do nosso corpo, assim como sentir sede e fome.
O sono funciona como um elemento reparador do nosso corpo. Enquanto estamos dormindo, acontece uma intensa atividade fisiológica e funcional, com a produção de hormônios e outras substâncias necessárias para o bom desempenho das atividades diárias.
A falta dele causa consequências sérias, como problemas físicos e psicológicos. Segundo a pneumologista e especialista em medicina do sono pela Associação Brasileira do Sono, Luciana de Oliveira Palombini, o sono de má qualidade pode levar à sonolência e cansaço diurno, dificuldade de concentração, memória e raciocínio e alterações de humor.
Atualmente, especialistas da medicina do sono trabalham com cerca de 90 transtornos já catalogados. Além disso, conforme a Fundação Nacional do Sono, com o envelhecimento o homem passa também por alterações na qualidade e na quantidade do sono. Assim, de acordo com

cada fase da vida, há uma forma de dormir.
Isso acontece porque em cada fase da vida, o organismo responde de uma maneira diferente. Ao longo da vida as necessidades mudam e o organismo passa por diversas transformações. O mesmo processo acontece com o tempo necessário para ter uma boa qualidade de sono.
Confira a tabela abaixo e fique atento se a sua idade corresponde ao tempo que você tem dedicado ao seu sono:
Recém-nascidos (0 a 3 meses): 14 a 17 horas
Infância: 12 a 15 horas
Pré-escolar: 10 a 13 horas
Escolares: 9 a 11 horas
Adolescentes: 9 a 11 horas
Adulto jovem (18 a 25 anos): 8 a 10 horas
Adultos: 7 a 9 horas
Adultos mais velhos (acima de 65 anos): 7 a 8 horas

Alguns hábitos podem ser adotados para refletirem positivamente em uma noite de sono tranquila e saudável. Entre eles, Luciana destaca a importância de ter horários regulares tanto para dormir quanto para acordar, evitar o consumo de café, chá preto, chá mate ou chá verde no mínimo três horas antes de dormir. É importante lembrar também que os estímulos luminosos dos eletrônicos despertam o cérebro e devem ser evitados próximos ao horário de dormir.

______________________________________________________________

Eko’7

Veja também

Valorize seu sono e envelheça com mais saúde14/03/19 Com o slogan "Dormir Bem É Envelhecer com Saúde", os especialistas da Associação Brasileira do Sono (ABS), Associação Brasileira de Medicina do Sono (ABMS) e Associação Brasileira de Odontologia do Sono (ABROS) promovem, de 11 a 17 de março, em nível nacional, a Semana do Sono 2019, campanha anual de conscientização sobre a......
Musculação para o tratamento da Artrose27/11/19 A artrose piora progressivamente com o tempo, e não existe cura, mas os tratamentos podem retardar a progressão da doença. Segundo dados do Ministério da Saúde, a artrose atinge 15 milhões de pessoas no Brasil. Dados da Organização Mundial da Saúde apontam......
Relação das vitaminas com o sono14/02/20 A qualidade do nosso sono está aliada a como cuidamos da nossa saúde. Quando dormimos, nosso sistema imunológico trabalha para repor as energias gastas durante o dia, fazendo a manutenção das células que compõem as defesas do corpo. Aliado a esse sono, uma......

Voltar para Blog

categorias-noticias