Postado em 16 de Setembro de 2019 às 11h44

Você sabe quantas horas precisa dormir?

Sono (64)Bem-Estar (70)
Você sabia que as pessoas passam um terço de suas vidas dormindo? Todo esse tempo em repouso faz parte de uma necessidade especial do nosso corpo, assim como sentir sede e fome. O sono funciona como um elemento reparador do nosso corpo. Enquanto estamos dormindo, acontece uma intensa atividade fisiológica e funcional, com a produção…

Você sabia que as pessoas passam um terço de suas vidas dormindo? Todo esse tempo em repouso faz parte de uma necessidade especial do nosso corpo, assim como sentir sede e fome.
O sono funciona como um elemento reparador do nosso corpo. Enquanto estamos dormindo, acontece uma intensa atividade fisiológica e funcional, com a produção de hormônios e outras substâncias necessárias para o bom desempenho das atividades diárias.
A falta dele causa consequências sérias, como problemas físicos e psicológicos. Segundo a pneumologista e especialista em medicina do sono pela Associação Brasileira do Sono, Luciana de Oliveira Palombini, o sono de má qualidade pode levar à sonolência e cansaço diurno, dificuldade de concentração, memória e raciocínio e alterações de humor.
Atualmente, especialistas da medicina do sono trabalham com cerca de 90 transtornos já catalogados. Além disso, conforme a Fundação Nacional do Sono, com o envelhecimento o homem passa também por alterações na qualidade e na quantidade do sono. Assim, de acordo com

cada fase da vida, há uma forma de dormir.
Isso acontece porque em cada fase da vida, o organismo responde de uma maneira diferente. Ao longo da vida as necessidades mudam e o organismo passa por diversas transformações. O mesmo processo acontece com o tempo necessário para ter uma boa qualidade de sono.
Confira a tabela abaixo e fique atento se a sua idade corresponde ao tempo que você tem dedicado ao seu sono:
Recém-nascidos (0 a 3 meses): 14 a 17 horas
Infância: 12 a 15 horas
Pré-escolar: 10 a 13 horas
Escolares: 9 a 11 horas
Adolescentes: 9 a 11 horas
Adulto jovem (18 a 25 anos): 8 a 10 horas
Adultos: 7 a 9 horas
Adultos mais velhos (acima de 65 anos): 7 a 8 horas

Alguns hábitos podem ser adotados para refletirem positivamente em uma noite de sono tranquila e saudável. Entre eles, Luciana destaca a importância de ter horários regulares tanto para dormir quanto para acordar, evitar o consumo de café, chá preto, chá mate ou chá verde no mínimo três horas antes de dormir. É importante lembrar também que os estímulos luminosos dos eletrônicos despertam o cérebro e devem ser evitados próximos ao horário de dormir.

______________________________________________________________

Eko’7

Veja também

Mantenha postura!14/02/17 Você sabia que os efeitos da postura correta vão muito além da saúde da coluna? Além de evitar dores, manter a coluna ereta, também pode diminuir a gordura localizada, melhorar a respiração e aumentar a autoestima. Na correria do dia-a-dia acabamos esquecendo da importância deste detalhe que pode influenciar muito em nossa saúde. Para auxiliar…...
O que comer para dormir melhor?07/10/19 Quando nos deitamos na cama para dormir, nosso cérebro, assim como os nossos órgãos, começam um processo de memorização de todas as informações recebidas. É o momento de relaxar e descansar. Porém, a dificuldade de adormecer e manter o sono contínuo é um......
DISTÚRBIOS DO SONO19/09/19 Você sabia que cerca de 30% da população mundial têm dificuldade de dormir ou de manter um sono contínuo? Essa privação de sono está relacionada a diversas doenças, como ansiedade, depressão, dores crônicas, bruxismo, apneia do sono e demais problemas.......

Voltar para Blog

categorias-noticias