Postado em 22 de Outubro de 2021 às 20h06

      Alimentação ideal após noite de insônia

      Alimentação (58)

      Dor de cabeça, cansaço, irritabilidade e sonolência são sintomas que aparecem após uma noite mal dormida. Sabia que a insônia afeta os hormônios da saciedade e fome? Por isso, dormir mal pode te fazer consumir mais calorias, no entanto, existem alguns alimentos e bebidas que podem ajudar a amenizar os sintomas após uma noite de insônia e ainda, são benéficos para saúde.


      Para começar, você deve priorizar o consumo de preparações leves, como frutas e vegetais que oferecem vitaminas. Beber água é essencial para o organismo, quando gelada, deixa o corpo em estado de alerta, refresca e mantém a hidratação, como consequência, aumenta a disposição.

      Nozes e castanhas ajudam na energia e manutenção do metabolismo, por isso, podem ser uma excelente opção para inserir na sua alimentação. Os cerais também pode auxiliar a manter o bem-estar, afinal, as fibras ajudam o açúcar no sangue a ficar estável, e assim, contribuem para a energia. Ovos e peixes com ômega 3, também são excelentes para a energia.

      E claro, o bom e velho café…. Uma xícara de café ajuda a diminuir a sonolência, pois estimula o hormônio cortisol e a adrenalina. No entanto, cuide com exageros, pois o efeito pode durar horas e prejudicar seu sono mais tarde.

      Se esses são alimentos e bebidas que podem lhe ajudar, existem aqueles que, possivelmente te deixarão com mais sono ainda, como por exemplo, as carnes vermelhas, pois são ricas em proteína, o que aumenta a sonolência, já que não são facilmente digeridas. Doces, bebidas alcóolicas e gorduras em excesso também devem ser evitados.

      • EkoSaúde - Informação que promove saúde, bem-estar e qualidade de vida -

      Veja também

      Cuide da alimentação e durma bem21/09/17 Dormir bem é essencial para o nosso organismo. É neste momento que o  corpo produz alguns hormônios muito importantes, como a melatonina, que nos induz ao sono, o GH, hormônio responsável pelo crescimento e a leptina, da saciedade.  Quando dormimos pouco ou não dormimos, estes hormônios não são produzidos e nem secretados. Por consequência, ocorre…...
      Ervas Naturais e tratamentos alternativos.22/05/17 A natureza é uma importante fonte de elementos e ingredientes que proporcionam saúde e qualidade de vida para as mais variadas doenças e complicações. As soluções naturais tornam-se uma opção cada vez mais frequente na busca por tratamentos e curas......
      POR QUE SENTIMOS CÃIBRA18/07/19 Parado, caminhando ou até mesmo dormindo. Não existe hora ou lugar para sermos acometidos por cãibras. Causadas pela prática de esportes ou por determinadas atividades profissionais, elas podem se tornar mais intensas nos dias frios, em função da musculatura......

      Voltar para Blog

      categorias-noticias