Postado em 22 de Outubro de 2021 às 20h06

Alimentação ideal após noite de insônia

Alimentação (58)

Dor de cabeça, cansaço, irritabilidade e sonolência são sintomas que aparecem após uma noite mal dormida. Sabia que a insônia afeta os hormônios da saciedade e fome? Por isso, dormir mal pode te fazer consumir mais calorias, no entanto, existem alguns alimentos e bebidas que podem ajudar a amenizar os sintomas após uma noite de insônia e ainda, são benéficos para saúde.


Para começar, você deve priorizar o consumo de preparações leves, como frutas e vegetais que oferecem vitaminas. Beber água é essencial para o organismo, quando gelada, deixa o corpo em estado de alerta, refresca e mantém a hidratação, como consequência, aumenta a disposição.

Nozes e castanhas ajudam na energia e manutenção do metabolismo, por isso, podem ser uma excelente opção para inserir na sua alimentação. Os cerais também pode auxiliar a manter o bem-estar, afinal, as fibras ajudam o açúcar no sangue a ficar estável, e assim, contribuem para a energia. Ovos e peixes com ômega 3, também são excelentes para a energia.

E claro, o bom e velho café…. Uma xícara de café ajuda a diminuir a sonolência, pois estimula o hormônio cortisol e a adrenalina. No entanto, cuide com exageros, pois o efeito pode durar horas e prejudicar seu sono mais tarde.

Se esses são alimentos e bebidas que podem lhe ajudar, existem aqueles que, possivelmente te deixarão com mais sono ainda, como por exemplo, as carnes vermelhas, pois são ricas em proteína, o que aumenta a sonolência, já que não são facilmente digeridas. Doces, bebidas alcóolicas e gorduras em excesso também devem ser evitados.

  • EkoSaúde - Informação que promove saúde, bem-estar e qualidade de vida -

Veja também

Alimentos que melhoram a qualidade do sono24/07/20 A importância do sono na vida é um fato e a qualidade dele está diretamente ligada à alimentação e sua estreita relação com as vitaminas que o nosso corpo precisa. Uma série de problemas podem ser diagnosticados quando o sono não vem, acarretando numa desregulação do nosso corpo. Segundo a Agência Nacional de Vigilância......
Quais alimentos consumir no verão?09/01/18 O verão geralmente é associado a férias, diversão e principalmente, ao calor. As altas temperaturas fazem com que nosso organismo sofra uma série de mudanças para se adaptar ao novo clima. Contudo, muitas vezes ele não consegue fazer isso sozinho e nós temos......
Proteínas já!14/02/17 Se você está lendo este post antes de preparar alguma refeição, preste muita atenção porque hoje apresentamos uma dica valiosa. As proteínas estão incluídas no seu cardápio? Se não constarem, vá até a geladeira, selecione alguns ovos e prepare aquele super......

Voltar para Blog

categorias-noticias