Postado em 31 de Janeiro de 2022 às 15h50

      Jantar tarde faz mal?

      Alimentação (58)

      Entenda os impactos deste hábito na sua saúde e qualidade de sono??

      Quem nunca teve uma noite mal dormida depois de um jantar pesado? Provavelmente já aconteceu com você! Uma pesquisa realizada pela Sociedade Europeia de Cardiologia analisou a ligação entre o tempo de consumo de alimentos antes de dormir e seus efeitos no organismo, participaram do estudo 700 adultos, e o resultado mostrou que jantar tarde tem um impacto significativo na pressão arterial.

      Dos participantes que comeram até duas horas antes de dormir, 24,2% não registraram queda da pressão sanguínea. Para os que jantaram ainda mais cedo, o índice foi de 14,2%. Especialistas explicam que isso ocorre pois ao comer, o corpo fica em estado de alerta e estimula a produção de hormônios.

      Com o passar do tempo, se jantar tarde e logo após ir dormir se tornar um hábito, a sua saúde poderá sentir impactos. Um exemplo disso é o refluxo, transtorno que faz com que o conteúdo estomacal retroceda até o esôfago, o que consequentemente pode causar náusea, indigestão e acidez gástrica.

      Além disso, uma pesquisa publicada na revista científica da Associação Americana do Coração, aponta que não considerar o horário da refeição noturna pode elevar o risco para derrames, doenças no coração e outros problemas para a saúde. 

      Em um cenário ideal você janta cedo todos os dias e segue sua rotina para dormir bem. Só que na vida real, nem sempre dá para jantar cedo, um compromisso ou outro podem alterar essa rotina. Desde que isso não se torne um hábito, uma excelente saída para quem precisa jantar em cima da hora é optar por alimentos mais leves como saladas, frutas e cereais.

      • EkoSaúde - Informação que promove saúde, bem-estar e qualidade de vida -

      Veja também

      Cuide da alimentação e durma bem21/09/17 Dormir bem é essencial para o nosso organismo. É neste momento que o  corpo produz alguns hormônios muito importantes, como a melatonina, que nos induz ao sono, o GH, hormônio responsável pelo crescimento e a leptina, da saciedade.  Quando dormimos pouco ou não dormimos, estes hormônios não são produzidos e nem secretados. Por consequência, ocorre…...
      Alimentos que melhoram a qualidade do sono24/07/20 A importância do sono na vida é um fato e a qualidade dele está diretamente ligada à alimentação e sua estreita relação com as vitaminas que o nosso corpo precisa. Uma série de problemas podem ser......
      Magnésio, mais importante do que você imagina17/06/20 Alguns minerais são essenciais para nosso organismo, mas nem sempre consumimos o necessário. Muitas vezes nem sabemos qual a real importância de ingerir esses elementos. Entre eles está o magnésio. Esse mineral tem uma......

      Voltar para Blog

      categorias-noticias