Postado em 31 de Janeiro de 2022 às 15h50

Jantar tarde faz mal?

Alimentação (58)

Entenda os impactos deste hábito na sua saúde e qualidade de sono??

Quem nunca teve uma noite mal dormida depois de um jantar pesado? Provavelmente já aconteceu com você! Uma pesquisa realizada pela Sociedade Europeia de Cardiologia analisou a ligação entre o tempo de consumo de alimentos antes de dormir e seus efeitos no organismo, participaram do estudo 700 adultos, e o resultado mostrou que jantar tarde tem um impacto significativo na pressão arterial.

Dos participantes que comeram até duas horas antes de dormir, 24,2% não registraram queda da pressão sanguínea. Para os que jantaram ainda mais cedo, o índice foi de 14,2%. Especialistas explicam que isso ocorre pois ao comer, o corpo fica em estado de alerta e estimula a produção de hormônios.

Com o passar do tempo, se jantar tarde e logo após ir dormir se tornar um hábito, a sua saúde poderá sentir impactos. Um exemplo disso é o refluxo, transtorno que faz com que o conteúdo estomacal retroceda até o esôfago, o que consequentemente pode causar náusea, indigestão e acidez gástrica.

Além disso, uma pesquisa publicada na revista científica da Associação Americana do Coração, aponta que não considerar o horário da refeição noturna pode elevar o risco para derrames, doenças no coração e outros problemas para a saúde. 

Em um cenário ideal você janta cedo todos os dias e segue sua rotina para dormir bem. Só que na vida real, nem sempre dá para jantar cedo, um compromisso ou outro podem alterar essa rotina. Desde que isso não se torne um hábito, uma excelente saída para quem precisa jantar em cima da hora é optar por alimentos mais leves como saladas, frutas e cereais.

  • EkoSaúde - Informação que promove saúde, bem-estar e qualidade de vida -

Veja também

Café da manhã, refeição essencial!16/06/17 Acordar com tempo para se deliciar com um bom café da manhã é uma receita de saúde e qualidade alimentar. Afinal, a principal refeição do dia é o café da manhã. De acordo com a nutricionista Monique Zanini, quando nos alimentamos adequadamente pela manhã, iniciamos o dia mais dispostos para o trabalho, estudos entre outros…...
3 motivos para ter uma horta orgânica em casa25/09/18 Ter acesso a vegetais e temperos orgânicos, que sejam sem agrotóxicos, não é exclusividade de quem mora no interior ou dispõe de grandes espaços para plantio. Ter uma horta em casa é uma ótima ideia, tanto para garantir saúde e benefícios quanto para......
Chocolate nosso de cada dia15/08/17 O chocolate por muito tempo foi considerado o principal inimigo das dietas e da saúde das pessoas. Mas uma pesquisa italiana, divulgada no periódico Fronties in Nutrition, revelou que o consumo de pequenas doses diárias do doce pode, na verdade, ajudar a......

Voltar para Blog

categorias-noticias