Postado em 14 de Novembro de 2018 às 13h04

Andar descalço faz bem à saúde

Saúde (81)Bem-Estar (62)
Em algum momento da vida você já deve ter escutado a sua mãe ou pai falando a seguinte frase: ?Coloque o chinelo, não faz bem ficar descalço!?. Porém, isso não é bem verdade. O corpo humano tem uma conexão com a natureza desde o início dos tempos e o contato da nossa pele com a…

Em algum momento da vida você já deve ter escutado a sua mãe ou pai falando a seguinte frase: ?Coloque o chinelo, não faz bem ficar descalço!?. Porém, isso não é bem verdade. O corpo humano tem uma conexão com a natureza desde o início dos tempos e o contato da nossa pele com a terra proporciona uma troca de energias.

Segundo um estudo realizado na Universidade de Pittsburgh, pelo doutor em Biologia James Oschman, andar descalço possibilita uma troca de elétrons do nosso corpo com o solo. Eles funcionam como um antioxidante e combatem os radicais livres, o que assegura a nossa saúde e bem-estar.

A conexão com a terra, através dos nossos pés e mãos, auxilia no tratamento de diversas doenças, além de aliviar o estresse, dores no corpo e ajudar no combate a insônia. O professor James ainda conclui que a ?pesquisa realizada até o momento suporta o conceito de que a terra ou o aterramento do corpo humano podem ser um elemento essencial na equação da saúde, juntamente com a luz do sol, ar limpo e água, alimentos nutritivos e atividade física.? 

Assim, tirar alguns minutos da correria do dia a dia para colocar os pés no chão, seja na terra ou na grama, irá colher os benefícios necessários para que você se sinta bem e o seu corpo corresponda de forma positiva.

Crianças mais saudáveis

Ao invés de sempre pedir para os filhos colocarem o calçado, é aconselhável que as vezes seja permitido que eles entrem em contato com o solo e a natureza. Segundo a Associação Pediátrica Americana, a saúde começa com os pés e é recomendável que os pequenos fiquem descalços o maior tempo possível. Isso porque sentir o chão fortalece os sentidos e estimula a memorização, a atenção e a concentração.

Veja também

Dieta na terceira idade: A importância das vitaminas e proteínas28/08/17 Quando um indivíduo ultrapassa a marca dos 60 anos, ele chega a chamada terceira idade. A partir desse ponto da vida, é necessário tomar  cuidados extras com a saúde, principalmente se tratando de alimentação. Nessa idade, o nosso organismo começa a perder parte da capacidade de absorção de nutrientes. O paladar também muda, se tornando…...
Como usar o protetor solar de forma correta?29/11/17 O câncer de pele, do tipo não-melanoma, é o mais frequente no corpo humano. No Brasil, corresponde a 30% de todos os tumores malignos registrados no país. Porém, desde que detectado e tratado precocemente, apresenta alto percentual de cura. De acordo com o......
Entenda a dor crônica18/07/18 Por Márcio Paz Telesca Médico ortopedista e traumatologista cooperado da Unimed Chapecó Todo mundo sente dor de vez em quando. Quando você corta o dedo ou leva uma pancada no esporte, a dor é a maneira do seu corpo de lhe dizer que algo está errado. Uma vez......

Voltar para Blog

categorias-noticias