Postado em 25 de Julho de 2018 às 16h14

O poder do limão

Alimentação (50)Saúde (81)
O limão, em qualquer uma das suas variedades (taiti, cravo ou caipira, siciliano e galego) é rico em vitamina C, algumas vitaminas do complexo B, fibras e alguns minerais em pequenas quantidades, como fósforo, cálcio e ferro.             A nutricionista Jaine Mazon indica que por ser fonte de vitamina C, ?o limão tem propriedades antioxidantes…

O limão, em qualquer uma das suas variedades (taiti, cravo ou caipira, siciliano e galego) é rico em vitamina C, algumas vitaminas do complexo B, fibras e alguns minerais em pequenas quantidades, como fósforo, cálcio e ferro.

            A nutricionista Jaine Mazon indica que por ser fonte de vitamina C, ?o limão tem

propriedades antioxidantes e anti-inflamatórias. É conhecido também por ajudar a melhorar a imunidade?. Por conta das fibras ele também colabora para o processo de digestão e absorção de nutrientes pelo nosso organismo, controlando o colesterol circulante e a glicemia.

Júlia Beux, que também é nutricionista complementa que ?ele contribui no combate ao envelhecimento das células, melhorando a saúde da pele, humor, evita o estresse e aumenta disposição?. Outra coisa importante dessa fruta: ela proporciona saciedade, e como consequência, comemos menos.

Como consumir

Já sabemos quais os maiores benefícios de consumir o limão. Agora é hora de saber como integrar ele na nossa alimentação diária. Jaine indica o uso em preparações doces ou salgadas, como tempero de saladas e de carnes. Outra forma, e mais comum, é fazer a famosa limonada, mas atenção, o melhor é não misturar nenhum tipo de açúcar e consumir logo após seu preparo. Isso é importante, pois segundo Júlia, a vitamina C pode ser oxidada em até 30 minutos, diminuindo alguns benefícios.

Apesar de muita gente afirmar, o limão por si só não faz emagrecer. Aquela história de limão com água em jejum para perder peso e desintoxicar não passa de um mito. ?Ele tem suas propriedades e pode trazer benefícios para quem o toma, ainda mais pra quem consome com certa frequência, porém ele sozinho não tem esse poder?, indica a nutricionista Jaine. De fato, essa prática pode auxiliar nesse processo, porém somente isso não irá proporcionar perda de peso. 

            Para você que já está querendo usar o limão na próxima refeição, trouxemos duas receitas super simples e rápidas para inserir no cardápio:

Água aromatizada com limão

– Corte algumas rodelas da fruta;

– Coloque na sua garrafinha ou copo de água;

– Ainda, pode-se adicionar hortelã ou cravo, conforme o gosto.

Isso facilita a ingestão de água para quem tem não tem o hábito de se hidratar.

Massa com molho cremoso de limão siciliano:

INGREDIENTES

  • ¼ copo de manjericão picado
  • 2 colheres de sopa de manteiga sem sal
  • 2 colheres de sopa + 2 colheres de chá de suco de limão siciliano
  • ½ colher de sopa de casca de limão siciliano ralado
  • ¼ copo de caldo de legumes
  • 1 copo de creme de leite fresco
  • Sal e pimenta caiena

 

MODO DE PREPARO

  • Derreta a manteiga em fogo médio. Adicione o manjericão picado e refogue 2 a 3 minutos misturando com uma espátula. Diminua o fogo e adicione o suco de limão: deixe ferver por uns 2 a 3 minutos e junte o caldo de legumes. Ferva o caldo de legumes também por uns 3 minutos.
  • Adicione o creme de leite e as raspas de limão. Deixe o creme reduzir um pouco e engrossar. Tempere com sal e pimenta caiena e derrame na massa quente. Sirva acompanhado de queijo parmesão.

Veja também

Antidepressivos prejudicam o sono06/01/20 A depressão é considerada o mal do século. No Brasil, a doença atinge 5,8% da população, taxa que está acima da média global (4,4%), segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS). De acordo com estudo publicado na revista JAMA Psychiatry, foi descoberto uma ligação neural entre depressão e problemas de sono. Segundo os especialistas, cerca…...
ALIMENTOS ESTIMULAM A MELATONINA27/04 Já pensou em melhorar seu sono através da alimentação? Um estudo feito pela Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) revisou análises sobre o efeito dos alimentos ricos no hormônio do sono, a melatonina, e o......
Azeite de Oliva: gordura que faz bem17/11/17 O azeite de oliva é muito popular em todo o mundo. Sua fabricação é um processo simples de lavagem, moagem, prensa fria e centrifugação de azeitonas maduras. Além disso, esse óleo é um dos mais antigos e saudáveis.  O azeite é rico em ácidos graxos......

Voltar para Blog

categorias-noticias