Postado em 07 de Junho de 2017 às 12h39

Anemia: Como prevenir e tratar através da alimentação

Alimentação (58)Saúde (88)
Os hábitos alimentares que possuímos podem dizer muito mais do que imaginamos sobre a saúde e o funcionamento do organismo. A alimentação é uma maneira essencial de proporcionar ao corpo os nutrientes, vitaminas e variadas categorias de elementos necessários para o bom desempenho das funções vitais. A falta de alimentação adequada e o desleixo alimentar…

Os hábitos alimentares que possuímos podem dizer muito mais do que imaginamos sobre a saúde e o funcionamento do organismo. A alimentação é uma maneira essencial de proporcionar ao corpo os nutrientes, vitaminas e variadas categorias de elementos necessários para o bom desempenho das funções vitais.

A falta de alimentação adequada e o desleixo alimentar podem causar diversas doenças, uma delas é a anemia ferropriva, o tipo de anemia mais comum entre as pessoas.

A anemia é uma deficiência que afeta negativamente a produção de hemoglobina (substância presente nos glóbulos vermelhos do sangue). É através da hemoglobina que o sangue transporta oxigênio para todas as partes do nosso corpo. 

Como todas as nossas células dependem de oxigênio para desempenhar suas funções vitais, a anemia pode trazer sérias complicações.

A nutricionista Flávia Sell, explica que a falta de ferro na alimentação continua sendo a causa mais frequente deste tipo de anemia no mundo todo. A doença atinge principalmente as crianças menores de dois anos de idade e mulheres gestantes. ?O fator de risco mais importante para a anemia ferropriva é a dieta deficiente em ferro. Crianças, adolescentes, gestantes e idosos foram o público mais vulnerável?.

A nutricionista ainda chama atenção para os pacientes que são submetidos à cirurgia bariátrica para redução do peso, afinal eles também correm maior risco de deficiência de ferro. Os pacientes com hipotireoidismo podem desencadear anemia como manifestação secundária.

Para quem já possui um diagnóstico da doença existem alguns procedimentos que auxiliam no tratamento. O ideal à princípio é repor a necessidade imediata de ferro do organismo, por meio da prescrição de doses medicamentosas deste nutriente. ?As doses devem ser administradas diariamente, variando conforme cada caso e grau de anemia. As causas secundárias como má absorção intestinal, perdas sanguíneas crônicas e parasitoses intestinais devem ser tratadas conforme cada caso? orienta Flávia.

A prevenção primária começa priorizando uma alimentação rica em ferro. Os alimentos mais ricos em ferro são: carne vermelha, gema de ovo, melaço da cana e folhas verdes escuras, como a rúcula, o agrião a couve e o espinafre. As leguminosas como feijão, ervilha, grão-de-bico, soja e lentilhas também são ótimas opções ricas em ferro. Não podemos esquecer do fígado e miúdos de peru e de frango. ?Outra dica muito importante é manter uma dieta saudável, equilibrada em micronutrientes, vitaminas e minerais, sempre muito diversificada, seu prato deve ser colorido!? finaliza a nutricionista.

Veja também

Benefícios do consumo do ovo02/02/18 O ovo é um alimento que está presente em muitas receitas de bolos, tortas, doces e salgados. Mas além disso, ele pode ser consumido de forma mais natural, como cozido, por exemplo. Mas você sabe quais são os benefícios deste alimento?             A nutricionista clínica e esportiva, Raiara Forcelini fala que o ovo é rico…...
DISTÚRBIOS DO SONO19/09/19 Você sabia que cerca de 30% da população mundial têm dificuldade de dormir ou de manter um sono contínuo? Essa privação de sono está relacionada a diversas doenças, como ansiedade, depressão, dores crônicas, bruxismo, apneia do sono e demais problemas.......
Dia da Mulher - como anda o sono dela?09/03/20 Ao longo dos anos a mulher conquistou diversos espaços. Sua rotina se tornou mais corrida entre trabalho, família e hobbies pessoais, ou seja, uma jornada tripla. Apesar de positivo em diversos fatores, esse acúmulo de funções desenvolvem estresse e......

Voltar para Blog

categorias-noticias