Postado em 10 de Maio de 2022 às 16h30

Aromaterapia: técnica natural que utiliza aromas para estimular o cérebro

Bem-Estar (70)

Sabe quando você sente o cheiro do perfume de alguém especial e se sente bem? Apenas a associação entre a fragrância e a pessoa já desperta sensações boas. A aromaterapia utiliza desses estímulos para aliviar sintomas de ansiedade, insônia, depressão, fortalecer a imunidade do corpo e promover o bem-estar.

A técnica é natural, utiliza a fragrância e partículas liberadas por óleos essenciais. Embora sejam produtos naturais, é importante a orientação de um aromaterapeuta ou um profissional especializado que lhe indique a essência mais adequada para o seu caso.

Principais óleos essenciais e função


Canela: ajuda no cansaço físico ou mental, irritabilidade, tonturas, dor de cabeça, falta de concentração, cólicas menstruais e dificuldade em relaxar.

Alecrim: auxilia na falta de memória, dores articulares, cansaço mental, dor de cabeça, enxaqueca e dores musculares.

Jasmin: diminui o estresse, ajuda na depressão, tensão muscular, problemas respiratórios e diminui a libido.

Lavanda: ajuda nos resfriados, insônia, estresse, dor de cabeça e problemas respiratórios.

Eucalipto: dores musculares, febre, tensão muscular, problemas respiratórios, dor de cabeça e enxaqueca.

Bergamota: auxilia nas infecções da pele, ansiedade, má digestão, depressão e excesso de estresse.

Limão: recomendado para falta de concentração, febre, má digestão, baixa imunidade, falta de energia, dor de cabeça e ansiedade.

Podem ser usados de forma separada, ou misturando os aromas, mas ressaltando, com a indicação de um profissional. A melhor maneira de usar os óleos essenciais é através da inalação, mas também podem ser usados como spray, evaporação, aromatizador banho, massagem e vaporização.

  • EkoSaúde - Informação que promove saúde, bem-estar e qualidade de vida -

Veja também

Os benefícios do vinho para o coração09/08/18 Há tempos se ouve falar que o vinho previne doenças cardíacas, mas será que isso é realmente verdade?  O médico cardiologista Dr. Douglas Ricardo Alba explica que sim, isso realmente é possível! O especialista diz quealguns grupos de pessoas de diversos países, que consomem vinho, vivem mais em comparação às pessoas que não têm o…...
Síndrome dos olhos secos21/03/22Com a chegada do outono e o ar mais seco, veja como manter a lubrificação ocular O outono começou no último domingo, dia 20, e o ar mais seco da estação pode ocasionar a perda de lubrificação ocular, o que traz a necessidade de mais cuidados com a saúde dos olhos. Sendo a síndrome do......
Colchão é tudo igual?17/04/20 A resposta é: Não!  Existem produtos que oferecem diferentes tipos de benefícios e os mesmos devem ser analisados e escolhidos conforme a necessidade de cada indivíduo. A dica primordial na hora de procurar um novo......

Voltar para Blog

categorias-noticias