Postado em 10 de Maio às 16h30

Aromaterapia: técnica natural que utiliza aromas para estimular o cérebro

Bem-Estar (68)

Sabe quando você sente o cheiro do perfume de alguém especial e se sente bem? Apenas a associação entre a fragrância e a pessoa já desperta sensações boas. A aromaterapia utiliza desses estímulos para aliviar sintomas de ansiedade, insônia, depressão, fortalecer a imunidade do corpo e promover o bem-estar.

A técnica é natural, utiliza a fragrância e partículas liberadas por óleos essenciais. Embora sejam produtos naturais, é importante a orientação de um aromaterapeuta ou um profissional especializado que lhe indique a essência mais adequada para o seu caso.

Principais óleos essenciais e função


Canela: ajuda no cansaço físico ou mental, irritabilidade, tonturas, dor de cabeça, falta de concentração, cólicas menstruais e dificuldade em relaxar.

Alecrim: auxilia na falta de memória, dores articulares, cansaço mental, dor de cabeça, enxaqueca e dores musculares.

Jasmin: diminui o estresse, ajuda na depressão, tensão muscular, problemas respiratórios e diminui a libido.

Lavanda: ajuda nos resfriados, insônia, estresse, dor de cabeça e problemas respiratórios.

Eucalipto: dores musculares, febre, tensão muscular, problemas respiratórios, dor de cabeça e enxaqueca.

Bergamota: auxilia nas infecções da pele, ansiedade, má digestão, depressão e excesso de estresse.

Limão: recomendado para falta de concentração, febre, má digestão, baixa imunidade, falta de energia, dor de cabeça e ansiedade.

Podem ser usados de forma separada, ou misturando os aromas, mas ressaltando, com a indicação de um profissional. A melhor maneira de usar os óleos essenciais é através da inalação, mas também podem ser usados como spray, evaporação, aromatizador banho, massagem e vaporização.

  • EkoSaúde - Informação que promove saúde, bem-estar e qualidade de vida -

Veja também

Infravermelho e magneto03/12/19 O estresse do dia a dia está deixando as pessoas cada vez mais fracas e vulneráveis a desenvolver doenças crônicas. Segundo dados da Organização Mundial da Saúde (OMS), 71% da população mundial sofre com estresse e descontrole emocional, 50% sofre de insônia e 53% têm fadiga crônica. As atividades diárias exigem bastante energia e é…...
Você respira da maneira correta?13/12/17 Respirar é uma função involuntária do corpo e que fazemos de forma automática, sem nos darmos conta de que está acontecendo. Mas você sabia que existe uma forma correta para respirar? E que existem exercícios de respiração que podem aliviar as tensões e......
Alimentação X Menopausa16/10/17 A menopausa é um período que traz muitas mudanças na vida de uma mulher. Entre os sintomas que geralmente acometem o universo feminino nessa fase estão o acúmulo de gordura abdominal, alterações no foco e na memória, alterações no humor, quedas de cabelos e......

Voltar para Blog

categorias-noticias