Postado em 21 de Novembro de 2018 às 17h24

Avós e netos: uma ligação importante

Bem-Estar (70)
Os avós são como pais em dobro para os netos. Ser avô e avó é amar um filho pela segunda vez e ter mais uma oportunidade de participar do desenvolvimento de uma pequena vida. Entretanto, um ditado sempre vem a tona sobre isso também, que é ?os avós estragam os netos?. Pode ser real em…

Os avós são como pais em dobro para os netos. Ser avô e avó é amar um filho pela segunda vez e ter mais uma oportunidade de participar do desenvolvimento de uma pequena vida.

Entretanto, um ditado sempre vem a tona sobre isso também, que é ?os avós estragam os netos?. Pode ser real em algumas rotinas que precisam de regras a serem seguidas, porém nem sempre é verdade. A participação dos avós no dia-a-dia da criança causa efeitos positivos, que recebe mais uma fonte de amor, apoio e ensinamentos.

Para entender um pouco mais sobre a importância dessa figura, algumas teorias surgiram para explicar. Uma delas relata que o laço emocional entre os avós e os netos promove uma variedade de benefícios que são levadas por toda a vida da pessoa. Esse relacionamento faz com que as crianças sejam mais bondosas, generosas e confiantes, fazendo com que as taxas de ansiedade e depressão no futuro sejam menores. O envolvimento dos avós e netos também aumenta o desempenho escolar, a autoestima e a inteligência emocional para fazer amizades.

Além disso, a maioria das memórias afetivas das crianças partem dos avós. Isso porque, alguns ensinamentos básicos partem deles. Cozinhar, costurar, jogar bola ou auxiliar em atividades como jardinagem, faz com que criemos lembranças para a vida. Particularmente essa pessoa que escreve o texto, lembra até hoje dos bolinhos de arroz que a avó fazia de almoço.

Mãos que se ajudam

            Hoje em dia é comum ver as famílias terem como suporte os avós. Com os pais ocupados com os afazeres do trabalho, eles se tornam a principal fonte de confiança para deixar os filhos. Porém é preciso tomar alguns cuidados para que o relacionamento não se torne desgastante, levando em conta que os avós não são babás de luxo.

            Por isso, o mais importante é os pais aceitarem a sabedoria que os mais velhos podem repassar para os netos, assim como esses devem respeitar as maneiras que os pais escolheram educar a criança. No fim, a principal tarefa é proporcionar às crianças bons momentos com os avós, de forma a criar um laço forte e saudável.

Veja também

Café, vilão ou mocinho?18/07/17 Os brasileiros são apaixonados por café, as combinações criativas inserem o famoso gosto de café nos mais variados cardápios, além de ser consumido purinho, como um ritual diário, a bebida também marca presença em doces, sobremesas e pós refeições. Além do sabor marcante e o aroma inconfundível, o café sempre foi lembrado como um estimulante…...
Massagem para relaxar25/04/18 Você teve uma semana cansativa e as dores no corpo são a prova disso. Seu desejo é apenas relaxar. Apesar de não fazer nenhum esforço as dores continuam. Talvez seja a hora de procurar um especialista para uma massagem. A massagem age no corpo como um......
Relação do sono com a pele10/02/22O seu descanso é tão importante quanto o skincare Na onda do skincare, sabia que tão importante quanto utilizar produtos que ajudam no cuidado da pele, é preciso dormir bem? Pilar da saúde, o sono reflete no humor, na mente, produtividade e claro, na pele. Naquelas noites em que......

Voltar para Blog

categorias-noticias