Postado em 21 de Novembro de 2018 às 17h24

      Avós e netos: uma ligação importante

      Bem-Estar (77)
      Os avós são como pais em dobro para os netos. Ser avô e avó é amar um filho pela segunda vez e ter mais uma oportunidade de participar do desenvolvimento de uma pequena vida. Entretanto, um ditado sempre vem a tona sobre isso também, que é ?os avós estragam os netos?. Pode ser real em…

      Os avós são como pais em dobro para os netos. Ser avô e avó é amar um filho pela segunda vez e ter mais uma oportunidade de participar do desenvolvimento de uma pequena vida.

      Entretanto, um ditado sempre vem a tona sobre isso também, que é ?os avós estragam os netos?. Pode ser real em algumas rotinas que precisam de regras a serem seguidas, porém nem sempre é verdade. A participação dos avós no dia-a-dia da criança causa efeitos positivos, que recebe mais uma fonte de amor, apoio e ensinamentos.

      Para entender um pouco mais sobre a importância dessa figura, algumas teorias surgiram para explicar. Uma delas relata que o laço emocional entre os avós e os netos promove uma variedade de benefícios que são levadas por toda a vida da pessoa. Esse relacionamento faz com que as crianças sejam mais bondosas, generosas e confiantes, fazendo com que as taxas de ansiedade e depressão no futuro sejam menores. O envolvimento dos avós e netos também aumenta o desempenho escolar, a autoestima e a inteligência emocional para fazer amizades.

      Além disso, a maioria das memórias afetivas das crianças partem dos avós. Isso porque, alguns ensinamentos básicos partem deles. Cozinhar, costurar, jogar bola ou auxiliar em atividades como jardinagem, faz com que criemos lembranças para a vida. Particularmente essa pessoa que escreve o texto, lembra até hoje dos bolinhos de arroz que a avó fazia de almoço.

      Mãos que se ajudam

                  Hoje em dia é comum ver as famílias terem como suporte os avós. Com os pais ocupados com os afazeres do trabalho, eles se tornam a principal fonte de confiança para deixar os filhos. Porém é preciso tomar alguns cuidados para que o relacionamento não se torne desgastante, levando em conta que os avós não são babás de luxo.

                  Por isso, o mais importante é os pais aceitarem a sabedoria que os mais velhos podem repassar para os netos, assim como esses devem respeitar as maneiras que os pais escolheram educar a criança. No fim, a principal tarefa é proporcionar às crianças bons momentos com os avós, de forma a criar um laço forte e saudável.

      Veja também

      INFÂNCIA FELIZ E SAUDÁVEL09/03/17 Bom dia querido leitor.  Se você é pai, mãe, irmão ou convive com crianças precisa ficar atento às dicas que apresentamos hoje. Conversamos com o médico pediatra, Dr. Julio César Pereira Dias que fala sobre os hábitos saudáveis na infância. Sabemos que o mundo moderno em que vivemos cria grandes desafios na educação e desenvolvimento…...
      O Amor de Mãe11/05/18 Mulheres e mães. É para elas que o segundo domingo do mês de maio é dedicado. Seja ela mãe coruja, de primeira viagem, de segunda-terceira-quarta viagem ou perfeccionista. Existem, além dessas, tantos outros tipos de mães, mas o sentimento de amor pelos......
      Ervas Naturais e tratamentos alternativos.22/05/17 A natureza é uma importante fonte de elementos e ingredientes que proporcionam saúde e qualidade de vida para as mais variadas doenças e complicações. As soluções naturais tornam-se uma opção cada vez mais frequente na busca por tratamentos e curas......

      Voltar para Blog

      categorias-noticias