Postado em 21 de Novembro de 2018 às 17h24

      Avós e netos: uma ligação importante

      Bem-Estar (77)
      Os avós são como pais em dobro para os netos. Ser avô e avó é amar um filho pela segunda vez e ter mais uma oportunidade de participar do desenvolvimento de uma pequena vida. Entretanto, um ditado sempre vem a tona sobre isso também, que é ?os avós estragam os netos?. Pode ser real em…

      Os avós são como pais em dobro para os netos. Ser avô e avó é amar um filho pela segunda vez e ter mais uma oportunidade de participar do desenvolvimento de uma pequena vida.

      Entretanto, um ditado sempre vem a tona sobre isso também, que é ?os avós estragam os netos?. Pode ser real em algumas rotinas que precisam de regras a serem seguidas, porém nem sempre é verdade. A participação dos avós no dia-a-dia da criança causa efeitos positivos, que recebe mais uma fonte de amor, apoio e ensinamentos.

      Para entender um pouco mais sobre a importância dessa figura, algumas teorias surgiram para explicar. Uma delas relata que o laço emocional entre os avós e os netos promove uma variedade de benefícios que são levadas por toda a vida da pessoa. Esse relacionamento faz com que as crianças sejam mais bondosas, generosas e confiantes, fazendo com que as taxas de ansiedade e depressão no futuro sejam menores. O envolvimento dos avós e netos também aumenta o desempenho escolar, a autoestima e a inteligência emocional para fazer amizades.

      Além disso, a maioria das memórias afetivas das crianças partem dos avós. Isso porque, alguns ensinamentos básicos partem deles. Cozinhar, costurar, jogar bola ou auxiliar em atividades como jardinagem, faz com que criemos lembranças para a vida. Particularmente essa pessoa que escreve o texto, lembra até hoje dos bolinhos de arroz que a avó fazia de almoço.

      Mãos que se ajudam

                  Hoje em dia é comum ver as famílias terem como suporte os avós. Com os pais ocupados com os afazeres do trabalho, eles se tornam a principal fonte de confiança para deixar os filhos. Porém é preciso tomar alguns cuidados para que o relacionamento não se torne desgastante, levando em conta que os avós não são babás de luxo.

                  Por isso, o mais importante é os pais aceitarem a sabedoria que os mais velhos podem repassar para os netos, assim como esses devem respeitar as maneiras que os pais escolheram educar a criança. No fim, a principal tarefa é proporcionar às crianças bons momentos com os avós, de forma a criar um laço forte e saudável.

      Veja também

      OS QUATRO ESTÁGIOS DO SONO10/06/20 1 - O primeiro começa cerca de cinco minutos depois que caímos na cama. É a mudança do estado de vigília para o sono mais profundo, mas ainda leve. Ficamos pouco conscientes e com a atenção reduzida. Nesse momento é possível despertar com facilidade e os sonhos são relacionados a fatores recentes. 2 - O segundo leva de cinco a 15 minutos,......
      Café, vilão ou mocinho?18/07/17 Os brasileiros são apaixonados por café, as combinações criativas inserem o famoso gosto de café nos mais variados cardápios, além de ser consumido purinho, como um ritual diário, a bebida também marca presença em doces, sobremesas e pós refeições. Além do......
      BENEFÍCIOS DO PRÓPOLIS11/07/19   Já é sabido que o mel produzido pelas abelhas é uma boa fonte nutritiva. Além do líquido meloso, os pequenos animais produzem o própolis, uma mistura de pólen, cera e resinas vegetais coletadas por meio das enzimas salivares que são utilizadas na......

      Voltar para Blog

      categorias-noticias