Postado em 21 de Novembro de 2018 às 17h24

Avós e netos: uma ligação importante

Bem-Estar (63)
Os avós são como pais em dobro para os netos. Ser avô e avó é amar um filho pela segunda vez e ter mais uma oportunidade de participar do desenvolvimento de uma pequena vida. Entretanto, um ditado sempre vem a tona sobre isso também, que é ?os avós estragam os netos?. Pode ser real em…

Os avós são como pais em dobro para os netos. Ser avô e avó é amar um filho pela segunda vez e ter mais uma oportunidade de participar do desenvolvimento de uma pequena vida.

Entretanto, um ditado sempre vem a tona sobre isso também, que é ?os avós estragam os netos?. Pode ser real em algumas rotinas que precisam de regras a serem seguidas, porém nem sempre é verdade. A participação dos avós no dia-a-dia da criança causa efeitos positivos, que recebe mais uma fonte de amor, apoio e ensinamentos.

Para entender um pouco mais sobre a importância dessa figura, algumas teorias surgiram para explicar. Uma delas relata que o laço emocional entre os avós e os netos promove uma variedade de benefícios que são levadas por toda a vida da pessoa. Esse relacionamento faz com que as crianças sejam mais bondosas, generosas e confiantes, fazendo com que as taxas de ansiedade e depressão no futuro sejam menores. O envolvimento dos avós e netos também aumenta o desempenho escolar, a autoestima e a inteligência emocional para fazer amizades.

Além disso, a maioria das memórias afetivas das crianças partem dos avós. Isso porque, alguns ensinamentos básicos partem deles. Cozinhar, costurar, jogar bola ou auxiliar em atividades como jardinagem, faz com que criemos lembranças para a vida. Particularmente essa pessoa que escreve o texto, lembra até hoje dos bolinhos de arroz que a avó fazia de almoço.

Mãos que se ajudam

            Hoje em dia é comum ver as famílias terem como suporte os avós. Com os pais ocupados com os afazeres do trabalho, eles se tornam a principal fonte de confiança para deixar os filhos. Porém é preciso tomar alguns cuidados para que o relacionamento não se torne desgastante, levando em conta que os avós não são babás de luxo.

            Por isso, o mais importante é os pais aceitarem a sabedoria que os mais velhos podem repassar para os netos, assim como esses devem respeitar as maneiras que os pais escolheram educar a criança. No fim, a principal tarefa é proporcionar às crianças bons momentos com os avós, de forma a criar um laço forte e saudável.

Veja também

Musculação para o tratamento da Artrose27/11/19 A artrose piora progressivamente com o tempo, e não existe cura, mas os tratamentos podem retardar a progressão da doença. Segundo dados do Ministério da Saúde, a artrose atinge 15 milhões de pessoas no Brasil. Dados da Organização Mundial da Saúde apontam que entre os indivíduos acima dos 50 anos de idade, 60% já apresentam…...
Você respira da maneira correta?13/12/17 Respirar é uma função involuntária do corpo e que fazemos de forma automática, sem nos darmos conta de que está acontecendo. Mas você sabia que existe uma forma correta para respirar? E que existem exercícios de respiração que podem aliviar as tensões e......
Yoga, desenvolvendo o ser!24/05/17 Quem pensa que a prática do Yoga se resume simplesmente a execução de diferentes posturas físicas e quase impossíveis de realizar está muito enganado! Através de um conjunto de ensinamentos de mais de 5 mil anos, o yoga tem o objetivo de harmonizar o corpo......

Voltar para Blog

categorias-noticias