Postado em 10 de Outubro de 2017 às 11h31

      Por quê bocejamos?

      Bem-Estar (77)
      Ao ver alguém abrir a boca para bocejar, é inevitável que a ação se repita por você ou alguém que está por perto. Ao ler a palavra bocejo, neste instante, algumas pessoas podem estar de boca escancarada, praticando o ato de bocejar.  Mas, o que isso significa? Por quê sentimos essa imensa vontade de bocejar…

      Ao ver alguém abrir a boca para bocejar, é inevitável que a ação se repita por você ou alguém que está por perto. Ao ler a palavra bocejo, neste instante, algumas pessoas podem estar de boca escancarada, praticando o ato de bocejar.  Mas, o que isso significa? Por quê sentimos essa imensa vontade de bocejar quando vemos o outro fazendo?

      A psicóloga Thaíse Kunzler explica que o nosso corpo induz o bocejo para obter mais oxigênio e retirar o acúmulo de dióxido de carbono, resfriando o cérebro e aumentando a frequência cardíaca. Serve como um alerta que o corpo faz para despertar. Segundo a psicóloga, esse ato é considerado um dos comportamentos humanos mais esquisitos, justamente por ter essa característica de transmissão contagiosa. O médico neurologista e também criador da psicanálise, Sigmund Freud, observou que possuímos pouco controle sobre nossas ações, ou seja, na maior parte do tempo, somos irracionais.

      Thaíse conta que a Universidade de Parma, na Itália, nomeou células inteligentes do nosso cérebro de neurônios-espelhos. Essas células se ativam quando experimentamos emoções. Algumas pesquisas apontam que o bocejo é causado por esses neurônios, presentes no córtex pré-frontal, que ao serem ativados criam modificações corporais, alterando a química do corpo e se propagando independentemente da nossa vontade.

      Já a Universidade de Maryland, que fica nos Estados Unidos, considera que o bocejo está relacionado com comportamento empáticos, sociais e imitativos, e quanto maior a sensibilidade do córtex motor primário, maior a probabilidade de bocejar por contágio. A lógica de sobrevivência é o que faz ativar os neurônios espelhos para nos tornar mais aptos a desenvolvermos conexão e vínculo emocional.

      Em resumo, existem várias respostas para o acontecimento do bocejo. Apesar disso, ele ainda continua sendo um mistério para muitos cientistas que estudam nosso cérebro. Uma coisa é certa, sempre que você ver alguém bocejar, como em passe de mágica, estará fazendo a mesma coisa. E você? Quantas vezes bocejou enquanto lia esse texto?

      Veja também

      Corpo são, mente sã? O yoga pode te ajudar!21/06/24 21 de junho, data estabelecida pela ONU (Organização das Nações Unidas) com objetivo estimular a prática de yoga, como forma promover um estilo de vida mais saudável e aumentar a qualidade de vida da população mundial. Incluir o Yoga na sua rotina trará benefícios não só à saúde física, como também à mental. Essa prática, que combina exercícios de postura, respiração e meditação para promover o equilíbrio entre o......
      Você respira da maneira correta?13/12/17 Respirar é uma função involuntária do corpo e que fazemos de forma automática, sem nos darmos conta de que está acontecendo. Mas você sabia que existe uma forma correta para respirar? E que existem exercícios de respiração que podem aliviar as tensões e......
      Criar rotina para a quarentena auxilia no sono09/04/20 Muito já se discute sobre as mudanças que o COVID-19, ou Coronavírus, está causando na rotina das pessoas. É inegável pensar que a doença está transformando como trabalhamos, nos relacionamos com a......

      Voltar para Blog

      categorias-noticias