Postado em 13 de Junho de 2018 às 18h35

Dentes hipersensíveis: o que é e como tratar?

Dicas (57)Bem-Estar (62)
Bebeu ou comeu algo muito quente ou muito frio e sentiu aquele arrepio nos dentes? Saiba que nossos dentes são naturalmente sensíveis a esses estímulos, por conta da sua vitalidade. Mas quando essa sensibilidade é exagerada, é preciso ficar atento. A dentista Natália Taglian Boniatti explica que esses estímulos podem ocorrer em situações que a…

Bebeu ou comeu algo muito quente ou muito frio e sentiu aquele arrepio nos dentes? Saiba que nossos dentes são naturalmente sensíveis a esses estímulos, por conta da sua vitalidade. Mas quando essa sensibilidade é exagerada, é preciso ficar atento.

A dentista Natália Taglian Boniatti explica que esses estímulos podem ocorrer em situações que a raiz do dente fica exposta ou até mesmo quando há perda de esmalte e consequentemente uma maior exposição da dentina no dente. Os fatores que mais causam essa situação são retrações gengivais e às lesões de erosão, abrasão ou abfração do esmalte.

Entre os alimentos que causam a hipersensibilidade estão os extremamente quentes, frios, ácidos e doces. Também é preciso evitar a ingestão excessiva de refrigerantes e sucos ácidos. A dentista fala que ?eles estão diretamente relacionados à erosão dentária, que é uma das causas de exposição dentinária e consequente sensibilidade dental exacerbada?.

                  Para quem usa aparelho ortodôntico e acha que isso pode estar causando uma maior sensibilidade, Natália avisa que ?o tratamento ortodôntico e o uso do aparelho ortodôntico em si não interferem na hipersensibilidade dental?. Mas, durante o tratamento pode acontecer um desconforto ou pequena dor por conta da movimentação que os dentes fazem. Normalmente isso só ocorre logo depois da consulta de manutenção e ajuste do aparelho.

                  Essa sensibilidade pode acontecer em qualquer idade, mas, com o passar dos anos o diagnóstico de desgastes dentais e retrações gengivais se torna mais comum. Assim, é mais frequente o relato de sensibilidade em pessoas que já estão na terceira década de vida. Além disso é mais frequente em mulheres do que homens.

Tratamento

Existe tratamento para esse problema? A dentista indica que sim, mas, é necessário consultar um profissional para o diagnóstico correto do que está causando essa hipersensibilidade. Fatores como má higiene oral, força excessiva durante a escovação, bruxismo, encaixe incorreto dos dentes, alimentação muito ácida e refluxo gástrico, devem ser investigados para se determinar a origem das exposições dentinárias.

?Após o tratamento dos fatores causadores da sensibilidade, os sintomas irão regredir ou pelo menos parar de progredir. A partir daí então, pode-se realizar tratamentos específicos para a região de sensibilidade?, indica Natália. Entre os tratamentos estão possíveis restaurações, aplicações de dessensibilizantes, uso de cremes dentais específicos e cirurgias de recobrimento radicular.

Veja também

Os inimigos do sono08/02/19 Estudos apontam que 60% da população tem algum problema com sono. Isso mesmo! Insônia, roncos e pausas de respiração, bruxismo, sono não reparador e movimentos anormais durante o sono são alguns problemas muito comuns que podem acometer a todos, principalmente no mundo atual. De acordo com a otorrinolaringologista, Amanda Costa, quando não se dorme direito…...
Avós e netos: uma ligação importante21/11/18 Os avós são como pais em dobro para os netos. Ser avô e avó é amar um filho pela segunda vez e ter mais uma oportunidade de participar do desenvolvimento de uma pequena vida. Entretanto, um ditado sempre vem a tona sobre isso também, que é ?os avós estragam......
Por que roncamos?04/12/19 Com certeza você já deve ter perdido o sono por causa do ronco do seu companheiro. Ou mesmo por não conseguir dormir devido a obstrução nasal. Segundo estimativas, cerca de 54% da população adulta sofre de ronco, principalmente pessoas obesas, idosas e......

Voltar para Blog

categorias-noticias