Postado em 13 de Junho de 2018 às 18h35

Dentes hipersensíveis: o que é e como tratar?

Dicas (64)Bem-Estar (70)
Bebeu ou comeu algo muito quente ou muito frio e sentiu aquele arrepio nos dentes? Saiba que nossos dentes são naturalmente sensíveis a esses estímulos, por conta da sua vitalidade. Mas quando essa sensibilidade é exagerada, é preciso ficar atento. A dentista Natália Taglian Boniatti explica que esses estímulos podem ocorrer em situações que a…

Bebeu ou comeu algo muito quente ou muito frio e sentiu aquele arrepio nos dentes? Saiba que nossos dentes são naturalmente sensíveis a esses estímulos, por conta da sua vitalidade. Mas quando essa sensibilidade é exagerada, é preciso ficar atento.

A dentista Natália Taglian Boniatti explica que esses estímulos podem ocorrer em situações que a raiz do dente fica exposta ou até mesmo quando há perda de esmalte e consequentemente uma maior exposição da dentina no dente. Os fatores que mais causam essa situação são retrações gengivais e às lesões de erosão, abrasão ou abfração do esmalte.

Entre os alimentos que causam a hipersensibilidade estão os extremamente quentes, frios, ácidos e doces. Também é preciso evitar a ingestão excessiva de refrigerantes e sucos ácidos. A dentista fala que ?eles estão diretamente relacionados à erosão dentária, que é uma das causas de exposição dentinária e consequente sensibilidade dental exacerbada?.

                  Para quem usa aparelho ortodôntico e acha que isso pode estar causando uma maior sensibilidade, Natália avisa que ?o tratamento ortodôntico e o uso do aparelho ortodôntico em si não interferem na hipersensibilidade dental?. Mas, durante o tratamento pode acontecer um desconforto ou pequena dor por conta da movimentação que os dentes fazem. Normalmente isso só ocorre logo depois da consulta de manutenção e ajuste do aparelho.

                  Essa sensibilidade pode acontecer em qualquer idade, mas, com o passar dos anos o diagnóstico de desgastes dentais e retrações gengivais se torna mais comum. Assim, é mais frequente o relato de sensibilidade em pessoas que já estão na terceira década de vida. Além disso é mais frequente em mulheres do que homens.

Tratamento

Existe tratamento para esse problema? A dentista indica que sim, mas, é necessário consultar um profissional para o diagnóstico correto do que está causando essa hipersensibilidade. Fatores como má higiene oral, força excessiva durante a escovação, bruxismo, encaixe incorreto dos dentes, alimentação muito ácida e refluxo gástrico, devem ser investigados para se determinar a origem das exposições dentinárias.

?Após o tratamento dos fatores causadores da sensibilidade, os sintomas irão regredir ou pelo menos parar de progredir. A partir daí então, pode-se realizar tratamentos específicos para a região de sensibilidade?, indica Natália. Entre os tratamentos estão possíveis restaurações, aplicações de dessensibilizantes, uso de cremes dentais específicos e cirurgias de recobrimento radicular.

Veja também

Por que o banho quente melhora o sono?10/10/19 Tomar banho é sempre um momento relaxante do dia. É quando organizamos os pensamentos e temos as melhores ideias. Tem gente que prefere tomar banho de manhã, para acordar e estar disposto para as tarefas do dia. Já outros preferem tomar depois de chegar em casa, para limpar as energias que recebeu durante o dia.…...
Bolos e Pães Naturais Saudáveis, deliciosos e nutritivos!26/04/17 Os bolos e pães naturais são tendências alimentares saudáveis que estão ganhando a preferência de quem deseja uma vida saudável. Esses alimentos são a prova de que é possível manter uma alimentação equilibrada e com qualidade nutricional. O melhor é que isso......
O OLFATO E A CONEXÃO COM A MEMÓRIA15/09/20 Provavelmente você já associou um cheiro a um momento ou lugar. Isto acontece, porque o olfato é o sentido que está mais conectado com a memória e às emoções. Desde os tempos primitivos, o olfato auxilia......

Voltar para Blog

categorias-noticias