Postado em 17 de Novembro de 2017 às 15h30

Azeite de Oliva: gordura que faz bem

Alimentação (47)
O azeite de oliva é muito popular em todo o mundo. Sua fabricação é um processo simples de lavagem, moagem, prensa fria e centrifugação de azeitonas maduras. Além disso, esse óleo é um dos mais antigos e saudáveis.  O azeite é rico em ácidos graxos monoinsaturados (ácido oleico), polifenóis, ômega 3, vitamina A e vitamina…

O azeite de oliva é muito popular em todo o mundo. Sua fabricação é um processo simples de lavagem, moagem, prensa fria e centrifugação de azeitonas maduras. Além disso, esse óleo é um dos mais antigos e saudáveis.  O azeite é rico em ácidos graxos monoinsaturados (ácido oleico), polifenóis, ômega 3, vitamina A e vitamina E, segundo a nutricionista Raiara Forcelini.

            Por ser extremamente nutritivo, comparado a outros tipos de óleos, o azeite de oliva pode ser utilizado como tempero em saladas, ou em pratos rápidos que não demandem muito tempo de cozimento. Para Raiara, o ideal é sempre consumi-lo sem aquecer, mas como ele possui gorduras mais resistentes ao calor, preparações onde o tempo de cozimento e a temperatura de preparo sejam baixas podem ser feitas. Contudo é necessário prestar atenção, pois o processo de cozimento em altas temperaturas faz com que os compostos fenólicos do azeite de oliva sejam reduzidos, portanto o ideal é não aquecê-lo.

Azeita de Oliva x Outros óleos

           

Esse azeite se difere dos óleos devido ao seu processo de extração, onde o azeite passa por menos processos de refinamento. A nutricionista destaca que outra diferença importante é a composição de cada óleo/azeite. O azeite de oliva possui mais gorduras monoinsaturadas, enquanto os óleos vegetais como de soja, milho e canola, por exemplo, possuem mais gorduras poliinsaturadas, que são mais sensíveis a temperaturas, gerando assim mais substâncias nocivas ao nosso organismo quando aquecidos por um longo tempo.

            Quanto a quantia a ser utilizada, Raiara explica que depende da demanda nutricional de cada um, mas que de maneira geral, uma colher de sopa rasa, fracionada durante o dia já o suficiente para aproveitar os benefícios do azeite de oliva.

            Como esse azeite é fonte de gorduras boas e também é rico em nutrientes, não existem contraindicações de uso, apenas para aqueles que são alérgicos a azeitona. Contudo, é importante sempre lembrar que mesmo não havendo contraindicações, seu consumo deve ser equilibrado, já que mesmo sendo saudável, ainda é uma gordura.

Para aproveitar todas essas dicas e informações sobre esse azeite, apresentamos uma receita especial de um bolo com azeite de oliva:

  • Ingredientes 
  • 250 g de farinha
  • 210 g de açúcar
  • 1 colher (sopa) de raspas de laranja
  • 100 ml de suco de laranja
  • 160 g de iogurte grego
  • 3 ovos
  • 100 ml de azeite extra virgem
  • 1 colher (de chá) de baunilha
  • 1 colher (de chá) de bicarbonato
  • 2 colheres (de chá) de fermento
  • ½ colher (de chá) de sal

    Modo de preparo

  1. Na batedeira, junte os ingredientes secos e misture.
  2. Em um recipiente, coloque o suco, as raspas, o iogurte e o azeite e
  3. Acrescente essa mistura aos ingredientes secos, batendo em velocidade lenta até que a massa fique homogênea.
  4. Por último, coloque os ovos um a um e a baunilha.

Assar em forno pré-aquecido a 180ºC, em forma untada e enfarinhada, aproximadamente por 30 minutos.

Veja também

Alimentos que melhoram a qualidade do sono24/07/20 A importância do sono na vida é um fato e a qualidade dele está diretamente ligada à alimentação e sua estreita relação com as vitaminas que o nosso corpo precisa. Uma série de problemas podem ser diagnosticados quando o sono não vem, acarretando numa desregulação do nosso corpo. Segundo a Agência Nacional de Vigilância......
Linhaça30/03/17 O ano está passando, e com certeza a grande maioria das pessoas acrescentou entre os projetos para 2017  uma vida mais saudável. Hoje, vamos dar um empurrãozinho para alcançar seu objetivo. Você já ouviu falar da linhaça? Considerada um alimento funcional,......
Quais alimentos consumir no verão?09/01/18 O verão geralmente é associado a férias, diversão e principalmente, ao calor. As altas temperaturas fazem com que nosso organismo sofra uma série de mudanças para se adaptar ao novo clima. Contudo, muitas vezes ele não consegue fazer isso sozinho e nós temos......

Voltar para Blog

categorias-noticias