Postado em 03 de Agosto de 2021 às 15h53

BENEFÍCIOS DO CONSUMO DO ARROZ

Alimentação (58)


Se tem um cereal que o brasileiro conhece e que faz combinação perfeita com o feijão, é o arroz. O alimento é consumido nas principais refeições ao redor do mundo , e por ser versátil, com sabor neutro, pode acompanhar muitos pratos.

Existem variações do cereal, mas os mais conhecidos são o arroz branco e o integral. Fontes de cálcio, fósforo, carboidrato, magnésio, selênio e potássio, tem ainda uma quantidade pequena de proteínas e fibras. Quando preparado com temperos frescos, especiarias/ervas e pouco sal, torna-se ainda mais saudável e nutritivo.

O seu consumo pode reforçar a imunidade e aumentar a energia. Os minerais zinco e selênio contribuem para uma boa função do sistema imune, e através do carboidrato, o qual tem como função fornecer energia ao organismo, é possível perceber um aumento na disposição.

Além disto, o consumo adequado do arroz pode ajudar no controle do chamado ‘colesterol ruim’, e isso ocorre por meio das fibras, que evitam que o colesterol consumido seja digerido de forma rápida. É também por meio das fibras que o alimento ajuda no funcionamento do intestino.

Qual o melhor arroz: integral ou branco?

O arroz integral contém mais nutrientes e quantidade de fibras, embora a diferença nutricional não seja muito grande, como o arroz branco passa por um processamento, parte dos nutrientes, vitaminas e minerais se perdem. Portanto, o arroz integral tem vantagem no que se trata de qualidades nutricionais. 

  • EkoSaúde - Informação que promove saúde, bem-estar e qualidade de vida -

Veja também

Jantar tarde faz mal?31/01/22Entenda os impactos deste hábito na sua saúde e qualidade de sono?? Quem nunca teve uma noite mal dormida depois de um jantar pesado? Provavelmente já aconteceu com você! Uma pesquisa realizada pela Sociedade Europeia de Cardiologia analisou a ligação entre o tempo de consumo de alimentos antes de dormir e seus efeitos no organismo, participaram do estudo 700 adultos, e o resultado mostrou que jantar tarde tem um impacto significativo na pressão......
Chocolate nosso de cada dia15/08/17 O chocolate por muito tempo foi considerado o principal inimigo das dietas e da saúde das pessoas. Mas uma pesquisa italiana, divulgada no periódico Fronties in Nutrition, revelou que o consumo de pequenas doses diárias do doce pode, na verdade, ajudar a......
Quais as frutas indicadas para diabéticos20/03/19 Quem é diabético sempre fica em dúvida quanto ao consumo de alguns alimentos. As frutas são a principal incerteza, por serem mais adocicadas naturalmente. E para tirar essa dúvida, a nutricionista Andressa Fortes Miranda indica quais os frutos podem ser......

Voltar para Blog

categorias-noticias