Se tem um cereal que o brasileiro conhece e que faz combinação perfeita com o feijão, é o arroz. O alimento é consumido nas principais refeições ao redor do mundo , e por ser versátil, com sabor neutro, pode acompanhar muitos pratos.
Existem variações do cereal, mas os mais conhecidos são o arroz branco e o integral. Fontes de cálcio, fósforo, carboidrato, magnésio, selênio e potássio, tem ainda uma quantidade pequena de proteínas e fibras. Quando preparado com temperos frescos, especiarias/ervas e pouco sal, torna-se ainda mais saudável e nutritivo.
O seu consumo pode reforçar a imunidade e aumentar a energia. Os minerais zinco e selênio contribuem para uma boa função do sistema imune, e através do carboidrato, o qual tem como função fornecer energia ao organismo, é possível perceber um aumento na disposição.
Além disto, o consumo adequado do arroz pode ajudar no controle do chamado ‘colesterol ruim’, e isso ocorre por meio das fibras, que evitam que o colesterol consumido seja digerido de forma rápida. É também por meio das fibras que o alimento ajuda no funcionamento do intestino.
Qual o melhor arroz: integral ou branco?
O arroz integral contém mais nutrientes e quantidade de fibras, embora a diferença nutricional não seja muito grande, como o arroz branco passa por um processamento, parte dos nutrientes, vitaminas e minerais se perdem. Portanto, o arroz integral tem vantagem no que se trata de qualidades nutricionais.