Postado em 03 de Agosto de 2021 às 15h53

BENEFÍCIOS DO CONSUMO DO ARROZ

Alimentação (54)


Se tem um cereal que o brasileiro conhece e que faz combinação perfeita com o feijão, é o arroz. O alimento é consumido nas principais refeições ao redor do mundo , e por ser versátil, com sabor neutro, pode acompanhar muitos pratos.

Existem variações do cereal, mas os mais conhecidos são o arroz branco e o integral. Fontes de cálcio, fósforo, carboidrato, magnésio, selênio e potássio, tem ainda uma quantidade pequena de proteínas e fibras. Quando preparado com temperos frescos, especiarias/ervas e pouco sal, torna-se ainda mais saudável e nutritivo.

O seu consumo pode reforçar a imunidade e aumentar a energia. Os minerais zinco e selênio contribuem para uma boa função do sistema imune, e através do carboidrato, o qual tem como função fornecer energia ao organismo, é possível perceber um aumento na disposição.

Além disto, o consumo adequado do arroz pode ajudar no controle do chamado ‘colesterol ruim’, e isso ocorre por meio das fibras, que evitam que o colesterol consumido seja digerido de forma rápida. É também por meio das fibras que o alimento ajuda no funcionamento do intestino.

Qual o melhor arroz: integral ou branco?

O arroz integral contém mais nutrientes e quantidade de fibras, embora a diferença nutricional não seja muito grande, como o arroz branco passa por um processamento, parte dos nutrientes, vitaminas e minerais se perdem. Portanto, o arroz integral tem vantagem no que se trata de qualidades nutricionais. 

  • EkoSaúde - Informação que promove saúde, bem-estar e qualidade de vida -

Veja também

Azeite de Oliva: gordura que faz bem17/11/17 O azeite de oliva é muito popular em todo o mundo. Sua fabricação é um processo simples de lavagem, moagem, prensa fria e centrifugação de azeitonas maduras. Além disso, esse óleo é um dos mais antigos e saudáveis.  O azeite é rico em ácidos graxos monoinsaturados (ácido oleico), polifenóis, ômega 3, vitamina A e vitamina…...
Como funcionam as dietas LowCarb?20/09/18 Uma dieta que caiu no gosto das pessoas que querem emagrecer é a famosa LowCarb, ou seja, com baixo carboidratos. Mas como é pensada essa dieta? Todos os carboidratos são cortados? Hoje vamos responder essas questões! Essa dieta tem o mesmo intuito de várias......
Anemia: Como prevenir e tratar através da alimentação07/06/17 Os hábitos alimentares que possuímos podem dizer muito mais do que imaginamos sobre a saúde e o funcionamento do organismo. A alimentação é uma maneira essencial de proporcionar ao corpo os nutrientes, vitaminas e variadas categorias de elementos necessários......

Voltar para Blog

categorias-noticias