Postado em 24 de Maio de 2021 às 15h18

BENEFÍCIOS DE OUVIR MÚSICAS ANTES DE DORMIR

Sono (64)

Um estudo publicado este ano pelo "Journal of the American Geriatrics Society”, aponta que escutar música antes de dormir pode melhorar a qualidade do sono, principalmente para os adultos. No entanto, não é qualquer estilo musical que causa esse efeito.

Os autores da pesquisa, esclarecem que a música precisa ter um compasso mais calmo, melodia suave, e o volume precisa estar moderado, ou seja, canções muito agitadas devem estar na playlist diurna.

Através da psicofisiologia, estudo que envolve fenômenos psíquicos e fisiológicos, os pesquisadores perceberam que além de melhorar o sono, ouvir música calma antes de dormir pode reduzir os níveis de estresse e ansiedade.

Já na Universidade Nacional Cheng Kung, de Taiwan, pesquisadores analisaram a ligação entre o sono e a música, e observaram que adultos com 60 anos ou mais, que vivem em casa, tem noites de sono melhores quando ouvem 30 minutos de música até uma hora antes de irem para cama.

Conforme a análise, é preciso ouvir música por mais de quatro semanas antes de passar a sentir os benefícios no sono.

Melhores artistas para ouvir antes de dormir

A revista Plos One realizou uma análise, na qual perguntava aos participantes para mencionarem os gêneros musicais e artistas que mais lhes ajudavam a dormir, e o resultado aponta desde Mozart e Bach, até Coldplay e Ed Sheeran.

No que se trata dos gêneros musicais preferidos para a hora do sono, foram citados: ambiental, acústico, instrumental, indie e de meditação.

Agora é só escolher o seu preferido e testar. Compartilha com aquela pessoa que vai amar essa combinação de música + sono.


  • EkoSaúde - Informação que promove saúde, bem-estar e qualidade de vida -

Veja também

O cérebro durante o sono12/11/19 Como já explicamos em outras matérias em nosso blog, o cérebro não para nunca. Quando a gente acha que eles está descansando, ele está trabalhando em outras funções. Durante o dia aprendemos um monte de coisas, informações úteis e outras nem tanto assim. À noite enquanto dormimos, ele trabalha para classificar e armazenar esses aprendizados.…...
BRASILEIROS SOFREM ALTERAÇÕES NO SONO POR CONTA DAS OLIMPÍADAS06/08/21 Neste fim de semana chegam ao fim as Olimpíadas Tóquio 2020. Com fuso de 12 horas de diferença, os brasileiros que estão acompanhando a competição tem desregulado, ou até perdido o sono nos últimos......
Higienização de travesseiros e colchões26/09/19 Você nem sonha, mas pode estar dormindo acompanhado de milhares de visitantes indesejados, como ácaros e bactérias. Eles adoram se instalar em camas e travesseiros e podem ser os piores inimigos para quem tem alergia e rinite. Mas não se preocupe, existe uma......

Voltar para Blog

categorias-noticias