Postado em 24 de Maio às 15h18

BENEFÍCIOS DE OUVIR MÚSICAS ANTES DE DORMIR

Sono (57)

Um estudo publicado este ano pelo "Journal of the American Geriatrics Society”, aponta que escutar música antes de dormir pode melhorar a qualidade do sono, principalmente para os adultos. No entanto, não é qualquer estilo musical que causa esse efeito.

Os autores da pesquisa, esclarecem que a música precisa ter um compasso mais calmo, melodia suave, e o volume precisa estar moderado, ou seja, canções muito agitadas devem estar na playlist diurna.

Através da psicofisiologia, estudo que envolve fenômenos psíquicos e fisiológicos, os pesquisadores perceberam que além de melhorar o sono, ouvir música calma antes de dormir pode reduzir os níveis de estresse e ansiedade.

Já na Universidade Nacional Cheng Kung, de Taiwan, pesquisadores analisaram a ligação entre o sono e a música, e observaram que adultos com 60 anos ou mais, que vivem em casa, tem noites de sono melhores quando ouvem 30 minutos de música até uma hora antes de irem para cama.

Conforme a análise, é preciso ouvir música por mais de quatro semanas antes de passar a sentir os benefícios no sono.

Melhores artistas para ouvir antes de dormir

A revista Plos One realizou uma análise, na qual perguntava aos participantes para mencionarem os gêneros musicais e artistas que mais lhes ajudavam a dormir, e o resultado aponta desde Mozart e Bach, até Coldplay e Ed Sheeran.

No que se trata dos gêneros musicais preferidos para a hora do sono, foram citados: ambiental, acústico, instrumental, indie e de meditação.

Agora é só escolher o seu preferido e testar. Compartilha com aquela pessoa que vai amar essa combinação de música + sono.


  • EkoSaúde - Informação que promove saúde, bem-estar e qualidade de vida -

Veja também

Dormir com o pet auxilia na qualidade do sono?25/10/19 Ter um animal de estimação em casa é ter a certeza de que sempre terá um companheiro. Os bichanos oferecem carinho e trazem alegria. Muitas pessoas encontram neles uma fonte de desestresse. E não estão errados. Essa conexão entre humano e animal tem uma explicação. A professora do curso de Medicina Veterinária da Unochapecó, Katia…...
Pessoas otimistas dormem melhor14/10/19 Com certeza você já deve ter escutado a frase ?Veja o lado positivo da vida?. Pessoas otimistas, que procuram olhar a vida com mais positividade e felicidade, podem melhorar a saúde e obter qualidade de vida mais facilmente. Isso foi comprovado pela ciência,......
Como escolher um colchão de qualidade?19/08/19 Para ter uma boa noite de sono, um colchão de qualidade faz toda a diferença. Mas, como saber qual é a melhor opção? Existem tantos modelos que fica difícil saber qual formato é o adequado para a nossa saúde. Pensando nisso, a dica primordial na hora de......

Voltar para Blog

categorias-noticias