Postado em 19 de Maio de 2022 às 15h08

Quando é aconselhável tirar um cochilo?

Sono (64)

Sempre tem aquela pessoa que ama tirar um cochilo, e embora seja uma prática comum em alguns países, existem algumas discussões sobre os benefícios ou não deste hábito. Em alguns casos, o cochilo pode atrapalhar o sono noturno ou piorar casos de insônia. Por isso, vamos falar um pouquinho sobre quando é interessante usar o famoso cochilo ao seu favor.

A falta de descanso adequado pode ocasionar problemas e até riscos à vida, como quando, por exemplo, acontece de dormir no trânsito. Neste caso, quando se está na direção e sente o cansaço, é recomendado para e descansar pelo tempo que for necessário. A Associação Brasileira de Medicina de Tráfego, aponta que 42% dos acidentes de trânsito são ligados ao sono. Para direção, uma dica é evitar ‘minimizar’ o sono, tomar café, abrir a janela, colocar música alta, tudo isso ajuda, mas o efeito é muito pequeno. Não tem jeito, a melhor solução para o cansaço é dormir.

O mesmo pode acontecer no trabalho, é mais provável que acidentes aconteçam quando a pessoa está sonolenta/cansada, já que a capacidade de reação de uma pessoa que não dormiu suficiente é menor. E por falar em trabalho, quem faz o turno da noite, ou que cumprem plantão, inverte o ciclo natural do sono, para diminuir as consequências disso, cochilos são recomendados. O ideal é fazer antes do plantão, ou durante, se for possível. Além de ajudar no rendimento do trabalho, vai diminuir o cansaço.

Assim como para o sono, na hora de cochilar o que vale é a rotina. Acredite, se você é gosta de cochilar, o recomendável é que isso aconteça todos os dias, assim o cérebro aprenderá que tal ação faz parte do seu ciclo, e colocará esse descanso ‘na conta’ do sono. Em resumo, assim como acontece à noite, se você seguir um padrão de horário para cochilar, o corpo vai entender e pedir por isso, sem que atrapalhe o descanso à noite. E vale lembrar, essa soneca deve ser curta, cerca de 20 a 40 minutinhos.

 

Devem ser evitados

Da mesma maneira que existe uma recomendação para as sonecas, há casos que devem ser evitados, como por exemplo, se a pessoa sofre de insônia. Embora possa parecer uma solução para diminuir o cansaço, o cochilo vai prejudicar ainda mais quando chegar à noite.

Como sempre falamos por aqui, se está sofrendo com problemas para dormir, ou cansado demais mesmo com as horas de sono em dia, busque ajuda de um consultor.

  • EkoSaúde - Informação que promove saúde, bem-estar e qualidade de vida -

Veja também

BENEFÍCIOS DE OUVIR MÚSICAS ANTES DE DORMIR24/05/21 Um estudo publicado este ano pelo "Journal of the American Geriatrics Society”, aponta que escutar música antes de dormir pode melhorar a qualidade do sono, principalmente para os adultos. No entanto, não é qualquer estilo musical que causa esse efeito. Os autores da pesquisa, esclarecem que a música precisa ter um compasso mais calmo, melodia suave, e o volume precisa......
Sono dos brasileiros12/03/20 Nos tempos atuais, ter qualidade de sono é algo que ainda muitas pessoas procuram. Devido a rotina acelerada do trabalho, família e vida social, a saúde e bem-estar acabam ficando de lado. Para exemplificar, segundo pesquisa realizada pelo Associação......
Você sabe o que é o despertador cronológico?06/11/19 Com certeza você já passou pela situação de acordar antes do despertador tocar. Ou teve vontade de dormir mais cedo que seu companheiro, que costuma se deitar depois da meia noite. O nosso corpo e a nossa mente estão acostumados com a rotina estabelecida pelo......

Voltar para Blog

categorias-noticias