Postado em 19 de Maio às 15h08

Quando é aconselhável tirar um cochilo?

Sono (63)

Sempre tem aquela pessoa que ama tirar um cochilo, e embora seja uma prática comum em alguns países, existem algumas discussões sobre os benefícios ou não deste hábito. Em alguns casos, o cochilo pode atrapalhar o sono noturno ou piorar casos de insônia. Por isso, vamos falar um pouquinho sobre quando é interessante usar o famoso cochilo ao seu favor.

A falta de descanso adequado pode ocasionar problemas e até riscos à vida, como quando, por exemplo, acontece de dormir no trânsito. Neste caso, quando se está na direção e sente o cansaço, é recomendado para e descansar pelo tempo que for necessário. A Associação Brasileira de Medicina de Tráfego, aponta que 42% dos acidentes de trânsito são ligados ao sono. Para direção, uma dica é evitar ‘minimizar’ o sono, tomar café, abrir a janela, colocar música alta, tudo isso ajuda, mas o efeito é muito pequeno. Não tem jeito, a melhor solução para o cansaço é dormir.

O mesmo pode acontecer no trabalho, é mais provável que acidentes aconteçam quando a pessoa está sonolenta/cansada, já que a capacidade de reação de uma pessoa que não dormiu suficiente é menor. E por falar em trabalho, quem faz o turno da noite, ou que cumprem plantão, inverte o ciclo natural do sono, para diminuir as consequências disso, cochilos são recomendados. O ideal é fazer antes do plantão, ou durante, se for possível. Além de ajudar no rendimento do trabalho, vai diminuir o cansaço.

Assim como para o sono, na hora de cochilar o que vale é a rotina. Acredite, se você é gosta de cochilar, o recomendável é que isso aconteça todos os dias, assim o cérebro aprenderá que tal ação faz parte do seu ciclo, e colocará esse descanso ‘na conta’ do sono. Em resumo, assim como acontece à noite, se você seguir um padrão de horário para cochilar, o corpo vai entender e pedir por isso, sem que atrapalhe o descanso à noite. E vale lembrar, essa soneca deve ser curta, cerca de 20 a 40 minutinhos.

 

Devem ser evitados

Da mesma maneira que existe uma recomendação para as sonecas, há casos que devem ser evitados, como por exemplo, se a pessoa sofre de insônia. Embora possa parecer uma solução para diminuir o cansaço, o cochilo vai prejudicar ainda mais quando chegar à noite.

Como sempre falamos por aqui, se está sofrendo com problemas para dormir, ou cansado demais mesmo com as horas de sono em dia, busque ajuda de um consultor.

  • EkoSaúde - Informação que promove saúde, bem-estar e qualidade de vida -

Veja também

Uso de eletrônicos antes de dormir15/08/19 Você já parou pra pensar qual a última coisa que você faz antes de dormir? Talvez a resposta seja mexer no celular. É tão natural levarmos o pequeno aparelho para onde formos que não pensamos quando o seu uso pode ser deixado de lado para podermos descansar. Existem também pessoas que dormem assistindo TV, ou…...

Voltar para Blog

categorias-noticias