Postado em 06 de Novembro de 2019 às 13h27

Você sabe o que é o despertador cronológico?

Sono (64)
Com certeza você já passou pela situação de acordar antes do despertador tocar. Ou teve vontade de dormir mais cedo que seu companheiro, que costuma se deitar depois da meia noite. O nosso corpo e a nossa mente estão acostumados com a rotina estabelecida pelo relógio de pulso, pelo celular, pelo computador ou outros equipamentos…

Com certeza você já passou pela situação de acordar antes do despertador tocar. Ou teve vontade de dormir mais cedo que seu companheiro, que costuma se deitar depois da meia noite.
O nosso corpo e a nossa mente estão acostumados com a rotina estabelecida pelo relógio de pulso, pelo celular, pelo computador ou outros equipamentos que giram os ponteiros e regulamentam as 24 horas do nosso dia.
Para além das horas convencionais, é o relógio biológico que determina a nossa disposição e energia para o dia a dia e ele é bastante particular. Por isso, não se preocupe se o seu companheiro consegue dormir 6h e acordar com disposição, enquanto você precisa dormir 8h para se sentir da mesma forma.
O relógio biológico é um sistema composto por vários relógios espalhados pelo corpo, controlados pelo cérebro. Esses relógios regulam os horários de dormir, acordar, comer, ir ao banheiro, liberar hormônios, entre tantas outras funções diárias.
Cientistas afirmam que a luz é o principal ativador dele, sendo assim, nosso corpo passa o dia acordado e repousa à noite. Porém, existem pessoas que ficam acordadas e expostas à luz durante a noite, forçando o organismo a alterar o seu ciclo natural e na maioria das vezes não conseguem modificar esses hábitos.
Essas mudanças que afetam os ciclos biológicos provocam uma dessincronização entre o relógio interno e os indicadores temporais externos, ou seja, para ter uma boa saúde é fundamental que o nosso relógio biológico permaneça sincronizado.
A hora do descanso, especialmente do sono e do repouso semanal é importantíssima para manter as funções biológicas no ritmo certo. Uma rotina irregular pode, em longo prazo, desregular as funções biológicas e colocar o corpo sob situação de estresse, com efeitos muito desagradáveis como aumento de peso e doenças emocionais.
Por isso, é importante conhecer o nosso corpo e como ele funciona para que possamos controlar o relógio biológico e manter ele sincronizado com o bem-estar e a qualidade de vida que precisamos.

 

Veja também

Você sofre de procrastinação noturna?12/08/20 Procrastinar causa insônia ou a procrastinação pode ser um resultado da insônia? Você sabe quem são os procrastinadores? São aqueles que adiam as responsabilidades do cotidiano. Segundo estudo publicado na revista científica Personality and Individual Differences, de Israel, as mesmas pessoas que adiam suas responsabilidades possuem problemas ao......
Dormir mal é tão perigoso quanto fumar!20/09/22 Já faz algum tempo que cientistas tem analisado as consequências do sono para a saúde humana, e recentemente, a Associação Americana do Coração (AHA, abreviação em inglês), descobriu que......
Quando é aconselhável tirar um cochilo?19/05/22 Sempre tem aquela pessoa que ama tirar um cochilo, e embora seja uma prática comum em alguns países, existem algumas discussões sobre os benefícios ou não deste hábito. Em alguns casos, o cochilo pode atrapalhar o......

Voltar para Blog

categorias-noticias