Postado em 11 de Julho de 2019 às 14h55

BENEFÍCIOS DO PRÓPOLIS

Alimentação (58)Bem-Estar (70)
  Já é sabido que o mel produzido pelas abelhas é uma boa fonte nutritiva. Além do líquido meloso, os pequenos animais produzem o própolis, uma mistura de pólen, cera e resinas vegetais coletadas por meio das enzimas salivares que são utilizadas na colmeia para proteger o abelheiro, impedindo a entrada de insetos, bactérias e…

 

Já é sabido que o mel produzido pelas abelhas é uma boa fonte nutritiva. Além do líquido meloso, os pequenos animais produzem o própolis, uma mistura de pólen, cera e resinas vegetais coletadas por meio das enzimas salivares que são utilizadas na colmeia para proteger o abelheiro, impedindo a entrada de insetos, bactérias e fungos.
Para a saúde humana, o própolis se torna uma alternativa natural de prevenção e cura e vem sendo usado desde o Egito Antigo para o tratamento de feridas. Pela ciência ele passou a ser estudado apenas há alguns anos. Em uma dessas pesquisas, realizada pela Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (Esalq) da USP, pôde-se concluir que o própolis das abelhas age como anti-inflamatório, antioxidante, antibacteriano e até como anticancerígeno no humanos.
Com todos esses benefícios, o seu consumo mundial gira em torno de 2,3 mil toneladas por ano, de acordo com levantamento feito pela Market Research Future. O Brasil ocupa um lugar de destaque nesse setor, sendo o terceiro maior produtor da resina, pois a produção de própolis dura o ano inteiro. Uma vantagem e tanto!
A variedade de própolis também se torna grande devido a diversidade de resina que as abelhas pegam ao longo de sua jornada até chegar a colmeia. No país já são catalogadas 13 tipos, variando entre a coloração marrom, verde e vermelha.
Atualmente, o seu formato mais comum para o consumo humano é através do extrato e pode ser encontrado em farmácias e lojas de produtos naturais.

Benefícios do própolis:
Combater as amigdalites: experimentos demonstram que o própolis tem uma atividade antibacteriana, principalmente em micro-organismos que causam amigdalites.
Proteger os dentes: o própolis contribui para a integridade do esmalte dentário e ajuda a prevenir cáries e doença periodontal.
Fortalecer a imu

nidade: uma pesquisa realizada pelo imunologista José Maurício Sforcin, professor da Universidade Estadual Paulista, observou a participação do própolis no sistema imunológico humano e concluiu que as substâncias presentes no produto promovem ativação das células de defesa e favorece a destruição dos micróbios.

Veja também

APOSTE NO LIMÃO02/05/17 Além de ser um ingrediente muito utilizado na culinária, para dar um toque especial aos sabores, o limão é uma fruta conhecida e apreciada por suas capacidades e possibilidades preventivas, afinal é uma fruta cítrica que proporciona muitos benefícios para a saúde. Que o limão elimina as toxinas e regula o metabolismo todo mundo já…...
Tire um tempo para fazer exercícios em casa29/04/20 Estar em casa nesse período de isolamento social fez com que nossa rotina saísse dos trilhos. É preciso reorganizar o trabalho, o sono, a alimentação e, principalmente, a prática de exercícios. Por isso,......
Síndrome dos olhos secos21/03/22Com a chegada do outono e o ar mais seco, veja como manter a lubrificação ocular O outono começou no último domingo, dia 20, e o ar mais seco da estação pode ocasionar a perda de lubrificação ocular, o que traz a necessidade de mais cuidados com a saúde dos olhos. Sendo a síndrome do......

Voltar para Blog

categorias-noticias