Postado em 11 de Julho de 2019 às 14h55

      BENEFÍCIOS DO PRÓPOLIS

      Alimentação (58)Bem-Estar (77)
        Já é sabido que o mel produzido pelas abelhas é uma boa fonte nutritiva. Além do líquido meloso, os pequenos animais produzem o própolis, uma mistura de pólen, cera e resinas vegetais coletadas por meio das enzimas salivares que são utilizadas na colmeia para proteger o abelheiro, impedindo a entrada de insetos, bactérias e…

       

      Já é sabido que o mel produzido pelas abelhas é uma boa fonte nutritiva. Além do líquido meloso, os pequenos animais produzem o própolis, uma mistura de pólen, cera e resinas vegetais coletadas por meio das enzimas salivares que são utilizadas na colmeia para proteger o abelheiro, impedindo a entrada de insetos, bactérias e fungos.
      Para a saúde humana, o própolis se torna uma alternativa natural de prevenção e cura e vem sendo usado desde o Egito Antigo para o tratamento de feridas. Pela ciência ele passou a ser estudado apenas há alguns anos. Em uma dessas pesquisas, realizada pela Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (Esalq) da USP, pôde-se concluir que o própolis das abelhas age como anti-inflamatório, antioxidante, antibacteriano e até como anticancerígeno no humanos.
      Com todos esses benefícios, o seu consumo mundial gira em torno de 2,3 mil toneladas por ano, de acordo com levantamento feito pela Market Research Future. O Brasil ocupa um lugar de destaque nesse setor, sendo o terceiro maior produtor da resina, pois a produção de própolis dura o ano inteiro. Uma vantagem e tanto!
      A variedade de própolis também se torna grande devido a diversidade de resina que as abelhas pegam ao longo de sua jornada até chegar a colmeia. No país já são catalogadas 13 tipos, variando entre a coloração marrom, verde e vermelha.
      Atualmente, o seu formato mais comum para o consumo humano é através do extrato e pode ser encontrado em farmácias e lojas de produtos naturais.

      Benefícios do própolis:
      Combater as amigdalites: experimentos demonstram que o própolis tem uma atividade antibacteriana, principalmente em micro-organismos que causam amigdalites.
      Proteger os dentes: o própolis contribui para a integridade do esmalte dentário e ajuda a prevenir cáries e doença periodontal.
      Fortalecer a imu

      nidade: uma pesquisa realizada pelo imunologista José Maurício Sforcin, professor da Universidade Estadual Paulista, observou a participação do própolis no sistema imunológico humano e concluiu que as substâncias presentes no produto promovem ativação das células de defesa e favorece a destruição dos micróbios.

      Veja também

      Saiba a diferença entre light, zero e diet28/09/18 Os alimentos light, zero e diet são algumas alternativas quando precisamos controlar a alimentação. Eles contêm menos açúcar, sal ou gordura. Para saber sobre essa redução ou ausência de ingrediente, é preciso verificar a embalagem do produto. Porém algumas pessoas ainda confundem a finalidade dessas três opções. Por isso aqui vai algumas dicas básicas para…...
      Yoga, desenvolvendo o ser!24/05/17 Quem pensa que a prática do Yoga se resume simplesmente a execução de diferentes posturas físicas e quase impossíveis de realizar está muito enganado! Através de um conjunto de ensinamentos de mais de 5 mil anos, o yoga tem o objetivo de harmonizar o corpo......
      ESCOLHA SEU TRAVESSEIRO28/03/17 De espuma, latex ou viscoelástico. Quando o assunto é travesseiro, cada um tem uma preferência. E para ajudar você a escolher o modelo ideal, apresentamos os travesseiros eko´7 e contamos também quais seus benefícios. Confira: Soft Possibilita ajustar a......

      Voltar para Blog

      categorias-noticias