Postado em 06 de Junho de 2019 às 20h02

      Mitos e verdades da água com gás

      Saúde (94)Alimentação (58)
      Causadora de discórdia, tendo defensores e opositores com opiniões bastante divergentes a seu respeito. Há quem diga que é preciso adaptar o paladar e não abre mão em dias quentes de verão. Do contrário, há quem prefira passar sede do que ingeri-la. A água com gás é uma fonte de hidratação que além de ser…

      Causadora de discórdia, tendo defensores e opositores com opiniões bastante divergentes a seu respeito. Há quem diga que é preciso adaptar o paladar e não abre mão em dias quentes de verão. Do contrário, há quem prefira passar sede do que ingeri-la. A água com gás é uma fonte de hidratação que além de ser cercada por opiniões diversas, também possui inúmeros mitos e verdades a seu respeito.

      Produzida com a adição de dióxido de carbono (gás carbônico) sob pressão ao líquido, a água com gás contém um ácido chamado ácido carbônico, conferindo pH entre 5 a 6 na água. ?A presença de ácido carbônico causa a sensação de conforto gástrico com pequena dilatação do estômago, causando sensação de saciedade precoce, o que para alguns pode ser positivo. Outra vantagem é a boa concentração de potássio, o que faz da água com gás um bom repositor desse elemento?, explica a nutricionista Grasieli Thais Lottermann.

      Ao contrário do que se pensa, esse produto é tão hidratante quanto a água sem gás, porque traz consigo os mesmos benefícios. Entretanto, por ser gaseificada, a ingestão pode ser mais lenta. Vale ressaltar que isso também não permite que essa água seja a única fonte de hidratação diária, pois isso causaria desequilíbrio hidroeletrolítico no corpo. De acordo com a nutricionista, ?não existem recomendações quantitativas para o consumo, mas uma dose de 500mL parece ser benéfica?.

      Pode ser uma boa aliada aos amantes de refrigerante, que através da saborização pode substituí-los. Dra. Grasieli recomenda aromatizar a água com gás com frutas, folhas, além de ser ótima para consumo depois de excessos festivos alimentares e alcoólicos.

      Mitos: saiba mais sobre a água com gás

       

      Água com gás faz mal à saúde – Mito

      Não há contraindicações ou estudos que comprovem que a água gaseificada faça mal à saúde, mas algumas orientações são dadas sobre o seu consumo. ?Deve ser evitada durante a gestação,por dificultar a absorção de nutrientes pelo bebê. Para pessoas que foram diagnosticadas com gastrite também se recomenda evitar, porque os gases podem irritar a mucosa e produzir ainda mais lesões, aumentando o ferimento?, explica a nutricionista.

      Água com gás emagrece ? Mito

      O que acontece é a sensação de saciedade devido a gaseificação do produto, o que faz com que se coma menos.

      A água gaseificada não hidrata como a natural ? Mito

      Ambas possuem as mesmas propriedades e optar pela água com gás é uma boa forma de variar o consumo do líquido. O que não pode é apenas consumir essa água como fonte exclusiva de líquido, em função dos gases presentes.

      Veja também

      Hortelã e seus benefícios22/08/17 Você certamente já ouviu sua mãe ou avó dizer para fazer chá de hortelã ao reclamar que estava com dor de estômago. E elas estavam certas. A folha de hortelã é bastante conhecida por seu cheiro e sabor agradáveis, além das propriedades medicinais presentes na planta. De acordo com a nutricionista Monique Zanini, ela atua…...
      Pesquisas e descobertas sobre o açaí24/08/21 Amigo do verão, o açaí, além de ser muito refrescante, pode ser benéfico para a saúde. Embora seja conhecido pelo seu alto valor calórico, quando consumido da forma correta, apresenta resultados positivos,......
      Saiba a diferença entre light, zero e diet28/09/18 Os alimentos light, zero e diet são algumas alternativas quando precisamos controlar a alimentação. Eles contêm menos açúcar, sal ou gordura. Para saber sobre essa redução ou ausência de ingrediente, é preciso verificar a embalagem do produto. Porém algumas......

      Voltar para Blog

      categorias-noticias