Postado em 06 de Junho de 2019 às 20h02

Mitos e verdades da água com gás

Saúde (88)Alimentação (58)
Causadora de discórdia, tendo defensores e opositores com opiniões bastante divergentes a seu respeito. Há quem diga que é preciso adaptar o paladar e não abre mão em dias quentes de verão. Do contrário, há quem prefira passar sede do que ingeri-la. A água com gás é uma fonte de hidratação que além de ser…

Causadora de discórdia, tendo defensores e opositores com opiniões bastante divergentes a seu respeito. Há quem diga que é preciso adaptar o paladar e não abre mão em dias quentes de verão. Do contrário, há quem prefira passar sede do que ingeri-la. A água com gás é uma fonte de hidratação que além de ser cercada por opiniões diversas, também possui inúmeros mitos e verdades a seu respeito.

Produzida com a adição de dióxido de carbono (gás carbônico) sob pressão ao líquido, a água com gás contém um ácido chamado ácido carbônico, conferindo pH entre 5 a 6 na água. ?A presença de ácido carbônico causa a sensação de conforto gástrico com pequena dilatação do estômago, causando sensação de saciedade precoce, o que para alguns pode ser positivo. Outra vantagem é a boa concentração de potássio, o que faz da água com gás um bom repositor desse elemento?, explica a nutricionista Grasieli Thais Lottermann.

Ao contrário do que se pensa, esse produto é tão hidratante quanto a água sem gás, porque traz consigo os mesmos benefícios. Entretanto, por ser gaseificada, a ingestão pode ser mais lenta. Vale ressaltar que isso também não permite que essa água seja a única fonte de hidratação diária, pois isso causaria desequilíbrio hidroeletrolítico no corpo. De acordo com a nutricionista, ?não existem recomendações quantitativas para o consumo, mas uma dose de 500mL parece ser benéfica?.

Pode ser uma boa aliada aos amantes de refrigerante, que através da saborização pode substituí-los. Dra. Grasieli recomenda aromatizar a água com gás com frutas, folhas, além de ser ótima para consumo depois de excessos festivos alimentares e alcoólicos.

Mitos: saiba mais sobre a água com gás

 

Água com gás faz mal à saúde – Mito

Não há contraindicações ou estudos que comprovem que a água gaseificada faça mal à saúde, mas algumas orientações são dadas sobre o seu consumo. ?Deve ser evitada durante a gestação,por dificultar a absorção de nutrientes pelo bebê. Para pessoas que foram diagnosticadas com gastrite também se recomenda evitar, porque os gases podem irritar a mucosa e produzir ainda mais lesões, aumentando o ferimento?, explica a nutricionista.

Água com gás emagrece ? Mito

O que acontece é a sensação de saciedade devido a gaseificação do produto, o que faz com que se coma menos.

A água gaseificada não hidrata como a natural ? Mito

Ambas possuem as mesmas propriedades e optar pela água com gás é uma boa forma de variar o consumo do líquido. O que não pode é apenas consumir essa água como fonte exclusiva de líquido, em função dos gases presentes.

Veja também

Brotoeja e micose: doenças da coceira05/09/17 Brotoeja e micose são comuns nos meses mais quentes do ano. As duas são doenças de pele, porém causadas por motivos e com tratamentos diferentes. Um sintoma em comum é a coceira. Para a dermatologista, Luciane Cela, isso ocorre pois ambas provocam um processo inflamatório na pele. A brotoeja, segundo Luciane, é mais comum em crianças e surge…...
A água como fonte de vida22/03/19 Dia Mundial da Água, 22 de março, tem como objetivo gerar reflexão para uma sociedade mais responsável e sustentável.        Apontada como recurso natural de alto valor estratégico, econômico e social, a água é um dos bens fundamentais para a preservação da......
Remédio é a melhor solução para falta de sono?20/01/22Entenda os cuidados com o uso de medicação para dormir Todo mundo sabe o quão ruim é ficar revirando na cama, vendo as horas passar e nada de pegar no sono. Se isso ocorre com frequência com você, saiba que o ideal é procurar auxílio médico antes de tomar qualquer......

Voltar para Blog

categorias-noticias