Postado em 14 de Outubro de 2020 às 11h21

BENEFÍCIOS DO PILATES

Atividade Física (11)

Técnica teve seu início por volta de 1920  

Para quem está em busca de um exercício físico, o pilates pode ser uma ótima opção. Criado ainda no século passado pelo alemão Joseph Pilates, a prática visa o controle corporal, fortalecimento da musculatura e tônus, proporciona um bom condicionamento físico, maior consciência corporal e auxilia na correção postural.  

É importante ressaltar que a prática do pilates pode atingir diversos públicos, tais como: gestantes, atletas, idosos, pessoas em reabilitação de lesões, crianças e etc. O foco da atividade varia conforme o objetivo. O profissional que dará a aula fará exercícios específicos para atingir os resultados desejados.  

Sendo assim, o instrutor irá analisar os sinais que o aluno apresenta através dos movimentos corporais, e então desenvolver exercícios que façam a integração completa do corpo. Entre os pilares do exercício estão: 
 
Respiração – a respiração é primordial durante toda a atividade, e deve estar sincronizada com o movimento.  
Controle – tem o objetivo de aprimorar a coordenação motora e evitar contrações musculares impróprias, ou desnecessárias, através do controle do movimento, executando-o de forma suave e equilibrada.  
Precisão – necessário para a qualidade do movimento e realinhamento postural, auxilia no controle e equilíbrio dos músculos.  
Fluidez – a finalidade deste princípio é proporcionar leveza ao exercício, com controle dos movimentos para evitar impacto de peso durante a atividade.  
Concentração – como já deixa claro no nome, o intuito é manter total concentração na execução do movimento para garantir o máximo de eficácia.  
 
Agora que você conhece um pouco sobre o pilates, que tal entrar em contato com um instrutor e experimentar todos os benefícios da prática? 

  • EkoSaúde - Informação que promove saúde, bem-estar e qualidade de vida -

Veja também

Não deixe o frio te dominar Movimente-se!31/07/19 Por Dr. Joaquim Reichmann, médico ortopedista e traumatologista O hábito regular de exercícios aumenta a resistência e ajuda a prevenir e aliviar dores nos ossos e nas articulações causadas pela compressão vascular (diminuição do fluxo de sangue nos vasos do corpo) ? problema comum no inverno. No entanto, a queda da temperatura faz com que…...
Como prevenir a dor nas costas30/01/19 Vários são os motivos que podem originar dor nas costas.  Como cada caso é diferente, é preciso buscar um especialista para obter o diagnóstico correto e o melhor tratamento. "De maneira geral, a lombalgia é um problema postural, cuja causa é uma má......
POR QUE SENTIMOS CÃIBRA18/07/19 Parado, caminhando ou até mesmo dormindo. Não existe hora ou lugar para sermos acometidos por cãibras. Causadas pela prática de esportes ou por determinadas atividades profissionais, elas podem se tornar mais intensas nos dias frios, em função da musculatura......

Voltar para Blog

categorias-noticias