Postado em 14 de Outubro de 2020 às 11h21

BENEFÍCIOS DO PILATES

Atividade Física (10)Saúde (77)Bem-Estar (62)

Técnica teve seu início por volta de 1920  

Para quem está em busca de um exercício físico, o pilates pode ser uma ótima opção. Criado ainda no século passado pelo alemão Joseph Pilates, a prática visa o controle corporal, fortalecimento da musculatura e tônus, proporciona um bom condicionamento físico, maior consciência corporal e auxilia na correção postural.  

É importante ressaltar que a prática do pilates pode atingir diversos públicos, tais como: gestantes, atletas, idosos, pessoas em reabilitação de lesões, crianças e etc. O foco da atividade varia conforme o objetivo. O profissional que dará a aula fará exercícios específicos para atingir os resultados desejados.  

Sendo assim, o instrutor irá analisar os sinais que o aluno apresenta através dos movimentos corporais, e então desenvolver exercícios que façam a integração completa do corpo. Entre os pilares do exercício estão: 
 
Respiração – a respiração é primordial durante toda a atividade, e deve estar sincronizada com o movimento.  
Controle – tem o objetivo de aprimorar a coordenação motora e evitar contrações musculares impróprias, ou desnecessárias, através do controle do movimento, executando-o de forma suave e equilibrada.  
Precisão – necessário para a qualidade do movimento e realinhamento postural, auxilia no controle e equilíbrio dos músculos.  
Fluidez – a finalidade deste princípio é proporcionar leveza ao exercício, com controle dos movimentos para evitar impacto de peso durante a atividade.  
Concentração – como já deixa claro no nome, o intuito é manter total concentração na execução do movimento para garantir o máximo de eficácia.  
 
Agora que você conhece um pouco sobre o pilates, que tal entrar em contato com um instrutor e experimentar todos os benefícios da prática? 

  • EkoSaúde - Informação que promove saúde, bem-estar e qualidade de vida -

Veja também

Cuidados com ronco e apneia18/10/18 O ronco e a Síndrome da Apneia Obstrutiva do Sono (SAOS) são temas muito discutidos no Brasil e no mundo. Além dos transtornos sociais e psicológicos, podem trazer consequências físicas para o paciente, como hipertensão, arritmias cardíacas e AVCs. A apneia do sono é a obstrução das vias aéreas, que ocorre pela flacidez dos tecidos…...
Recuperando o sono atrasado17/12/19 A rotina de acordar cedo e dormir tarde está presente no dia a dia de muitas pessoas, que acabam descansando poucas horas por noite durante toda a semana, e, no final de semana querem compensar o sono acumulado. A atitude até pode diminuir a sonolência do......
Ervas Naturais e tratamentos alternativos.22/05/17 A natureza é uma importante fonte de elementos e ingredientes que proporcionam saúde e qualidade de vida para as mais variadas doenças e complicações. As soluções naturais tornam-se uma opção cada vez mais frequente na busca por tratamentos e curas......

Voltar para Blog

categorias-noticias