Postado em 14 de Outubro de 2020 às 11h21

BENEFÍCIOS DO PILATES

Atividade Física (20)

Técnica teve seu início por volta de 1920  

Para quem está em busca de um exercício físico, o pilates pode ser uma ótima opção. Criado ainda no século passado pelo alemão Joseph Pilates, a prática visa o controle corporal, fortalecimento da musculatura e tônus, proporciona um bom condicionamento físico, maior consciência corporal e auxilia na correção postural.  

É importante ressaltar que a prática do pilates pode atingir diversos públicos, tais como: gestantes, atletas, idosos, pessoas em reabilitação de lesões, crianças e etc. O foco da atividade varia conforme o objetivo. O profissional que dará a aula fará exercícios específicos para atingir os resultados desejados.  

Sendo assim, o instrutor irá analisar os sinais que o aluno apresenta através dos movimentos corporais, e então desenvolver exercícios que façam a integração completa do corpo. Entre os pilares do exercício estão: 
 
Respiração – a respiração é primordial durante toda a atividade, e deve estar sincronizada com o movimento.  
Controle – tem o objetivo de aprimorar a coordenação motora e evitar contrações musculares impróprias, ou desnecessárias, através do controle do movimento, executando-o de forma suave e equilibrada.  
Precisão – necessário para a qualidade do movimento e realinhamento postural, auxilia no controle e equilíbrio dos músculos.  
Fluidez – a finalidade deste princípio é proporcionar leveza ao exercício, com controle dos movimentos para evitar impacto de peso durante a atividade.  
Concentração – como já deixa claro no nome, o intuito é manter total concentração na execução do movimento para garantir o máximo de eficácia.  
 
Agora que você conhece um pouco sobre o pilates, que tal entrar em contato com um instrutor e experimentar todos os benefícios da prática? 

  • EkoSaúde - Informação que promove saúde, bem-estar e qualidade de vida -

Veja também

No inverno, não fique parado!21/08/18 Imagine um dia frio, chuvoso e com temperaturas baixas, um dia típico de inverno. Muita gente pode achar que esse cenário não é propício para a prática de exercícios. Mas, engana-se quem pensa que ficar em casa, embaixo das cobertas, é sempre a melhor opção.  É no inverno que a atividade física pode parecer mais…...
Não gosta de praticar atividade física?29/04/22Veja como mudar isso Vamos voltar alguns anos na história da humanidade, quando era necessário caçar para ter o que comer…. Naquela época, o ser humano  precisava se movimentar se quisesse sobreviver, enquanto no século 21, a......
Cross Training: usando o corpo para perder calorias03/04/18 Uma modalidade esportiva que tem chamado atenção nos últimos anos é o Cross Training, um exercício funcional que trabalha a movimentação de todo o corpo e com resultados rápidos. Essa prática iniciou nos anos 2000, com os militares do exército estadunidense......

Voltar para Blog

categorias-noticias