Postado em 29 de Abril de 2022 às 14h45

Não gosta de praticar atividade física?

Atividade Física (20)

Veja como mudar isso

Vamos voltar alguns anos na história da humanidade, quando era necessário caçar para ter o que comer…. Naquela época, o ser humano  precisava se movimentar se quisesse sobreviver, enquanto no século 21, a tecnologia nos faz ficar cada vez mais acomodados. 

Mas, como todo mundo já sabe, a atividade física é essencial para uma vida equilibrada e com saúde. Então é importante identificar os motivos pelos quais você não gosta de praticar exercícios e pouco a pouco melhorar.

Existem dois principais tipos de motivação, a  extrínseca e a intrínseca. A primeira vem de fatores externos, como uma premiação, e a segunda, é relacionada aos desafios ou recompensas pessoais, e cada indivíduo deve identificar qual delas será fonte de incentivo. Para tornar esse processo mais fácil, se liga nas dicas!

Crie uma rotina, pesquisas mostram que é mais fácil criar o hábito do exercício quando feito de manhã, caso não seja possível, adapte o horário conforme sua realidade, mas tenha a atividade física como um compromisso.

Já falamos muitas vezes aqui no blog, e provavelmente você já leu em outros lugares também, é essencial encontrar algo que você goste de fazer, não precisa ser academia em si, existem opções diferentes como a dança, lutas e esportes num geral.

Baixe um aplicativo que ira mostrar suas metas e te incentivar. Essa é uma forma de saber como você está se saindo, e criar novos desafios. Outra excelente ideia é criar recompensas, por exemplo, a cada quantidade de atividades determinadas, você se recompensará com algo que goste.

Se você tem um bichinho de estimação, e não gosta de praticar exercícios,  uma saída muito interessante é levá-lo para passear, assim, além de divertir o bichinho, você também irá movimentar o corpo. Para as atividades também é recomendado escutar músicas animadas, que aumentem seu estímulo.

Por fim, aos preocupados com o financeiro, existe a teoria da economia comportamental, que observa os seres humanos motivados pelo ‘pavor’ do prejuízo, e uma tendência é usar disso para se comprometer com a vida saudável. Mas como funciona? Alguns websites comerciais fazem com que as pessoas assinem um contrato de compromisso, no qual é feito um depósito financeiro, caso o contrato não seja cumprido, o valor depositado será perdido.

E aí? Já sabe qual técnica vai utilizar? O importante é ter paciência e persistir. 

  • EkoSaúde - Informação que promove saúde, bem-estar e qualidade de vida -

Veja também

Vamos alongar?25/01/18 Nas aulas de educação física, na academia e até mesmo nos jogos de futebol, o alongamento é indispensável para quem pratica atividades físicas. De acordo com o educador físico Felipe Saretta, o alongamento é o distanciamento de contrações do músculo e pode ser utilizado tanto antes de iniciar o exercício, quanto depois.             Dependendo da…...
BENEFÍCIOS DO PILATES14/10/20Técnica teve seu início por volta de 1920   Para quem está em busca de um exercício físico, o pilates pode ser uma ótima opção. Criado ainda no século passado pelo alemão Joseph Pilates, a prática visa o controle corporal,......
Exercício físico é remédio?30/08/21 Na fase adulta, a correria dos compromissos de trabalho e com a família, fazem com que os exercícios físicos fiquem em segundo plano, no entanto, eles são um remédio barato para saúde física e mental. De acordo......

Voltar para Blog

categorias-noticias