Postado em 06 de Agosto de 2021 às 14h34

BRASILEIROS SOFREM ALTERAÇÕES NO SONO POR CONTA DAS OLIMPÍADAS

Sono (60)
  • EkoSaúde - Informação que promove saúde, bem-estar e qualidade de vida -

Neste fim de semana chegam ao fim as Olimpíadas Tóquio 2020. Com fuso de 12 horas de diferença, os brasileiros que estão acompanhando a competição tem desregulado, ou até perdido o sono nos últimos dias.

Para os amantes do esporte, tem sido um grande desafio assistir aos jogos pela madrugada e ainda descansar para o próximo dia. Em entrevista concedida ao Estadão, o médico e pesquisador do Instituto do Sono, Sergio Brasil Tufik, afirmou que a mudança de rotina é o principal fator para essa alteração no sono. De acordo com Tufik, se não houver uma forma de compensar ao longo do dia, dormindo em horários alternativos, a privação do sono pode causar problemas.

Recentemente, uma pesquisa feita pelo Instituto do Sono, mostrou que 66,8% dos brasileiros sentem dificuldade para dormir desde o início da pandemia, e além disso, quase 60% dos entrevistados afirmaram que estão acordando mais vezes durante a noite.

Acordar de madrugada e dar uma ‘espiadinha’ nos jogos

Se os brasileiros já estavam acordando no meio da noite antes das olimpíadas, imagina como estão nessas madrugadas agitadas, de muitas medalhas. Para quem dorme com a televisão ligada então… Acorda, dá aquela ‘espiadinha’ na TV, e quando percebe está super acesso e na torcida pelos atletas.

As redes sociais que são sempre grandes impulsionadoras destes eventos, em especial o Twitter, tem sido local de desabafo para muitos espectadores das Olimpíadas. Até os famosos estão compartilhando suas rotinas, confira abaixo alguns prints:

Com o fim da competição, finalmente os brasileiros poderão voltar à rotina do sono e descansar. Por sorte, a próxima edição dos Jogos Olímpicos será em Paris, na França, onde o fuso horário é de cinco horas. Até lá, é bom colocar o sono em dia para não prejudicar sua saúde. 

Veja também

BENEFÍCIOS DE OUVIR MÚSICAS ANTES DE DORMIR24/05/21 Um estudo publicado este ano pelo "Journal of the American Geriatrics Society”, aponta que escutar música antes de dormir pode melhorar a qualidade do sono, principalmente para os adultos. No entanto, não é qualquer estilo musical que causa esse efeito. Os autores da pesquisa, esclarecem que a música precisa ter um compasso mais calmo, melodia suave, e o volume precisa......
Qual a melhor posição para dormir?18/11/19 Quando nos deitamos, normalmente ficamos nos remexendo na cama para encontrar a posição mais confortável para dormir. Seja do lado direito, do lado esquerdo, de barriga para cima ou de bruços, todas elas impactam na coluna cervical. Segundo o ortopedista......
Sono após as refeições30/12/19 Depois do almoço de domingo, sempre dá vontade de tirar uma soneca. É comum sentirmos sono após as refeições e o motivo está pelo tipo de alimento que consumimos e também a sua quantidade. Conforme exemplifica a nutricionista, especialista em nutrição clínica......

Voltar para Blog

categorias-noticias