Postado em 24 de Novembro de 2017 às 15h50

Cãibra: o que é e por que acontece?

Saúde (72)
Você está jogando futebol com os amigos, ou praticando alguma atividade física, e repentinamente sente seus músculos contraírem e uma dor intensa se inicia. A situação lhe  parece familiar? Pois é, você certamente já se deparou com a famosa cãibra. E sabe por que isso acontece? O que fazer para que a dor passe?            …

Você está jogando futebol com os amigos, ou praticando alguma atividade física, e repentinamente sente seus músculos contraírem e uma dor intensa se inicia. A situação lhe  parece familiar? Pois é, você certamente já se deparou com a famosa cãibra. E sabe por que isso acontece? O que fazer para que a dor passe?

           

O médico Dráuzio Varela explica em seu site que as cãibras podem acontecer quando a pessoa menos espera. São contrações involuntárias de um ou mais músculos, de forma repentina e prolongada. Geralmente essas contrações acontecem nas pernas, em conjunto com espasmos que torna visível  a movimentação  dos músculos e tendões.  De maneira geral, as cãibras são causadas pela prática de esportes que forçam o uso dos músculos, contudo, ainda não existe uma explicação para as cãibras noturnas, que acontecem enquanto estamos dormindo.

            Em seu site, Dráuzio Varela explica que  as cãibras não tem cura, mas é possível preveni-las com alguns cuidados, entre eles ter uma boa hidratação corporal, seguindo a recomendação da Organização Mundial da Saúde de dois litros de água por dia. Alongar-se antes e depois de praticar qualquer exercício também ajuda. Caso as cãibras ocorram à noite, é recomendado alongar-se antes de ir dormir. Ter uma alimentação balanceada também pode contribuir para evitar as dolorosas contrações. O consumo de frutas e verduras é super indicado, por possuírem uma grande carga de vitaminas, sais minerais e nutrientes importantes para o funcionamento não apenas dos músculos, mas de todo organismo.

            Geralmente as crises de contrações não duram mais de um ou dois minutos, mas existem algumas técnicas que podem ajudar a aliviar a dor, entre elas alongar e massagear o músculo que está sofrendo os espasmos. Os movimentos circulares promovem o relaxamento muscular e o alívio das dores. Se for nas pernas, Dr. Dráuzio recomenda ficar em pé e colocar o peso do corpo em cima da perna afetada. Outra alternativa é aplicar calor no local das contrações, pois o aumento da temperatura favorece um relaxamento aos músculos.

            Se as cãibras acontecerem de forma frequente sem que haja um estímulo físico para isso, é importante procurar um médico de sua confiança e relatar os acontecimentos, pois pode se tratar de algo mais sério.

Veja também

Como prevenir a dor nas costas30/01/19 Vários são os motivos que podem originar dor nas costas.  Como cada caso é diferente, é preciso buscar um especialista para obter o diagnóstico correto e o melhor tratamento. "De maneira geral, a lombalgia é um problema postural, cuja causa é uma má posição que fazemos para se abaixar, carregar peso, sentar, deitar. Ela também…...
Cuidados com ronco e apneia18/10/18 O ronco e a Síndrome da Apneia Obstrutiva do Sono (SAOS) são temas muito discutidos no Brasil e no mundo. Além dos transtornos sociais e psicológicos, podem trazer consequências físicas para o paciente, como hipertensão, arritmias cardíacas e AVCs. A apneia......
Gema do ovo faz mal?03/09/18 Falamos a pouco tempo atrás sobre os benefícios do consumo do ovo, suas vitaminas e minerais. Agora é hora de desvendar uma das maiores dúvidas que surge entre os adoradores deste alimento: a gema do ovo é ruim para nosso organismo? Devo comer apenas as......

Voltar para Blog

categorias-noticias