Postado em 11 de Setembro de 2018 às 13h47

Você já tomou água hoje?

Alimentação (52)Saúde (82)
O corpo de um adulto saudável é composto por 60 a 70% de água. Toda essa quantidade é distribuída pelo nosso corpo, entre as células e órgãos vitais. Desde a escola, aprendemos que ela é essencial para manter o nosso corpo saudável e que, sem ela sofremos de desidratação. Além disso, segundo um estudo realizado…

O corpo de um adulto saudável é composto por 60 a 70% de água. Toda essa quantidade é distribuída pelo nosso corpo, entre as células e órgãos vitais. Desde a escola, aprendemos que ela é essencial para manter o nosso corpo saudável e que, sem ela sofremos de desidratação.

Além disso, segundo um estudo realizado pela professora Mindy Millard-Stafford, do Instituto de Tecnologia da Georgia, nos Estados Unidos, a falta de água causar uma baixa na performance cognitiva também. O resultado mostrou que depois que a pessoa perde 2% da massa corporal e líquidos, funções cognitivas e motoras passam a cair. Para atingir essa perda, basta realizar uma hora de exercício moderado – situação que pode variar de acordo com o clima local.

O estudo analisou seis mil publicações e categorizou 33 delas para verificar de forma aprofundada. A conclusão foi que a desidratação afeta o processamento cognitivo e também as funções motoras do nosso corpo. Ainda não há uma explicação para isso, mas a pesquisadora deixa a hipótese de que os domínios cognitivos demandam  diferentes partes do nosso cérebro, e que muitas vezes ele prioriza o tempo de reação para realizar uma tarefa do que a precisão na execução.

Manter-se hidratado

Para não sofrer essa perda de eficiência, é preciso lembrar de tomar líquidos durante o dia, apesar da correria. A Organização Mundial de Saúde (OMS), aponta que a famosa orientação de 2 litros de água por dia varia. Isso porque depende do clima, das atividades que a pessoa pratica e também da dieta, para que possa consumir o necessário.

Porém é importante lembrar que no verão o corpo gasta mais energia para manter-se estável, um processo que também aumenta a quantidade de suor que expelimos. Para não errar a dose de água ingerida, preste atenção na cor da urina. Quando ela estiver muito transparente ou clara, há excesso de água no corpo. Quando estiver alaranjada é porque há água de menos.

Veja também

Quais as frutas indicadas para diabéticos20/03/19 Quem é diabético sempre fica em dúvida quanto ao consumo de alguns alimentos. As frutas são a principal incerteza, por serem mais adocicadas naturalmente. E para tirar essa dúvida, a nutricionista Andressa Fortes Miranda indica quais os frutos podem ser consumidos tranquilamente e quais podem ser ingeridos com certo cuidado. Segundo ela, diabéticos devem cuidar…...
O poder do limão25/07/18 O limão, em qualquer uma das suas variedades (taiti, cravo ou caipira, siciliano e galego) é rico em vitamina C, algumas vitaminas do complexo B, fibras e alguns minerais em pequenas quantidades, como fósforo, cálcio e ferro.             A nutricionista Jaine......
Calor, dor de ouvido e o sono11/02/20 Estação mais quente intensifica as dores de ouvido Piscinas ou praias deixam nossos ouvidos expostos as otites externas Ouvimos diariamente falar sobre infecções de ouvido - o termo otite refere-se à......

Voltar para Blog

categorias-noticias