Postado em 11 de Setembro de 2018 às 13h47

Você já tomou água hoje?

Alimentação (58)Saúde (88)
O corpo de um adulto saudável é composto por 60 a 70% de água. Toda essa quantidade é distribuída pelo nosso corpo, entre as células e órgãos vitais. Desde a escola, aprendemos que ela é essencial para manter o nosso corpo saudável e que, sem ela sofremos de desidratação. Além disso, segundo um estudo realizado…

O corpo de um adulto saudável é composto por 60 a 70% de água. Toda essa quantidade é distribuída pelo nosso corpo, entre as células e órgãos vitais. Desde a escola, aprendemos que ela é essencial para manter o nosso corpo saudável e que, sem ela sofremos de desidratação.

Além disso, segundo um estudo realizado pela professora Mindy Millard-Stafford, do Instituto de Tecnologia da Georgia, nos Estados Unidos, a falta de água causar uma baixa na performance cognitiva também. O resultado mostrou que depois que a pessoa perde 2% da massa corporal e líquidos, funções cognitivas e motoras passam a cair. Para atingir essa perda, basta realizar uma hora de exercício moderado – situação que pode variar de acordo com o clima local.

O estudo analisou seis mil publicações e categorizou 33 delas para verificar de forma aprofundada. A conclusão foi que a desidratação afeta o processamento cognitivo e também as funções motoras do nosso corpo. Ainda não há uma explicação para isso, mas a pesquisadora deixa a hipótese de que os domínios cognitivos demandam  diferentes partes do nosso cérebro, e que muitas vezes ele prioriza o tempo de reação para realizar uma tarefa do que a precisão na execução.

Manter-se hidratado

Para não sofrer essa perda de eficiência, é preciso lembrar de tomar líquidos durante o dia, apesar da correria. A Organização Mundial de Saúde (OMS), aponta que a famosa orientação de 2 litros de água por dia varia. Isso porque depende do clima, das atividades que a pessoa pratica e também da dieta, para que possa consumir o necessário.

Porém é importante lembrar que no verão o corpo gasta mais energia para manter-se estável, um processo que também aumenta a quantidade de suor que expelimos. Para não errar a dose de água ingerida, preste atenção na cor da urina. Quando ela estiver muito transparente ou clara, há excesso de água no corpo. Quando estiver alaranjada é porque há água de menos.

Veja também

QUATRO EQUÍVOCOS NO PREPARO DAS FRUTAS18/04/22Da higiene ao corte, saiba quais hábitos podem ser prejudiciais. A preparação dos alimentos é um ponto que deve ser levado em consideração, até mesmo no caso das frutas. Desde a higiene até a forma de consumo precisam ser observadas. Alguns hábitos podem ser prejudiciais, então se liga nas dicas que separamos para você: - Preparo com muita antecedência: Sabe quando você deixa as frutas......
Tempero pronto: mais perigoso do que você imagina23/04/18 Estamos acostumados a preparar nossas refeições de forma rápida. E tudo que facilitar este processo, é bem-vindo. Mas, os temperos prontos, que encontramos nos supermercados, não são a melhor pedida para nossa saúde. A nutricionista Gisele Vieira revela que......
A água como fonte de vida22/03/19 Dia Mundial da Água, 22 de março, tem como objetivo gerar reflexão para uma sociedade mais responsável e sustentável.        Apontada como recurso natural de alto valor estratégico, econômico e social, a água é um dos bens fundamentais para a preservação da......

Voltar para Blog

categorias-noticias