Postado em 18 de Novembro de 2019 às 18h19

      Fatores que influenciam no sonambulismo

      Sono (65)
      Dificuldades para dormir ou manter um sono contínuo estão ligadas a diversos problemas. Muitas vezes são causados pela ansiedade, depressão, dores crônicas ou doenças, como o sonambulismo. Esse distúrbio é caracterizado por comportamentos anormais no meio da noite, como sentar na cama, arrumar as cobertas, caminhar pela casa, mudar de roupa, abrir portas e janelas…

      Dificuldades para dormir ou manter um sono contínuo estão ligadas a diversos problemas. Muitas vezes são causados pela ansiedade, depressão, dores crônicas ou doenças, como o sonambulismo.
      Esse distúrbio é caracterizado por comportamentos anormais no meio da noite, como sentar na cama, arrumar as cobertas, caminhar pela casa, mudar de roupa, abrir portas e janelas e ir ao banheiro. Todas essas atividades acontecem sem a pessoa ter consciência do que está fazendo, pois parte das suas funções cerebrais continua adormecida e ela permanece num estado de transição entre o sono e a vigília.
      Os episódios de sonambulismo costumam ocorrer uma ou duas horas depois que a pessoa adormeceu, duram de poucos segundos a meia hora e terminam quando ela acorda ou volta para cama para continuar dormindo.
      Apesar de saber essas características sobre o sonambulismo, pesquisadores e médicos ainda não sabem a causa exata do distúrbio. É considerado que vários fatores podem influenciar na ocorrência dos episódios, como os seguintes:
      Genética: Como grande parte dos distúrbios e doenças, o sonambulismo pode ser herdado geneticamente.
      Idade: O sonambulismo é muito mais comum em crianças de 12 e 13 anos e está relacionada ao processo de amadurecimento do cérebro. Porém adultos e idosos também podem apresentar o distúrbio.
      Privação do sono: Noites mal dormidas.
      Distúrbios psiquiátricos: Ansiedade e depressão podem desencadear episódios de sonambulismo.
      Medicamentos: O sonambulismo pode ser desencadeado por remédios que podem interferir no sono, como hipnóticos, sedativos ou certos medicamentos utilizados para tratamentos psiquiátricos.

      Entretanto, o sonambulismo é um distúrbio benigno do sono, que pode desaparecer espontaneamente nas crianças. O tratamento só se torna necessário, quando os episódios são frequentes e podem oferecer risco de acidentes ou constrangimento para o paciente.
      O sono é um estado da consciência muito sensível às variações emocionais e pode ser alterado com facilidade. Por isso, se você estiver com dificuldades para dormir, é recomendado a procura de um médico especialista do sono. Priorizar a qualidade de vida e qualidade do sono são importante para o bem-estar.

      ____________________________________________________________________

      EKO’7

       

      Veja também

      ATIVIDADES FÍSICAS AUXILIAM NO SONO29/08/19 Pratique atividade física e melhore seu sono Há quem faça diversos rituais para ter uma boa noite de sono. Mas, a gente tem um segredo para lhe contar: alguns minutinhos de atividade física durante o dia podem contribuir para que o seu sono seja perfeito. Sabe como isso acontece? Quando realizamos atividades físicas nosso organismo…...
      Sabotadores do sono11/02/20 Quantas vezes você acordou de manhã com o despertador e teve a sensação que apenas tirou um cochilo ao invés de ter dormido por horas? Segundo dados da Associação Brasileira do Sono, 60% dos brasileiros dormem......
      A ansiedade pode atrapalhar a qualidade do sono?26/08/19 Quantas vezes você já deitou na cama e não conseguiu dormir por causa das preocupações do dia? Este é um problema causado pela ansiedade, que costuma prejudicar a nossa qualidade de vida e pode trazer sérias consequências para a saúde física e emocional. Para......

      Voltar para Blog

      categorias-noticias