Postado em 15 de Dezembro de 2021 às 16h04

CEIA DE NATAL MAIS SAUDÁVEL E ECONÔMICA

Alimentação (54)

Já tem muita gente pensando na ceia de natal. É certo que nessa época do ano as pessoas acabam comendo mais, pois na nossa cultura, as festas de fim de ano envolvem confraternização e comida. Mas será que tem como organizar uma ceia mais saudável e até mais “em conta”?

É possível sim fazer um cardápio gastando menos, e mesmo assim ser nutritivo e farto. Como já é de praxe quando falamos em economia no mercado, fazer pesquisa de preços e o ponto principal para redução de custos, principalmente se você não quiser diminuir as variedades de comida. Outro ponto importante é fazer suas compras o quanto antes, o que garantirá mais opções.

Um meme do Natal é sobre o excesso de comida, tanto que se ingere na ceia, quanto o que sobra para o outro dia. O que pode reduzir as sobras é fazer a lista de compras já com a quantidade de cada item, evita excessos e até mesmo impulsos. Para fazer uma média de comida, considere o número de pessoas adultas e crianças.

Ok, você anotou algumas dicas para economizar, mas o que torna a ceia mais saudável? É bem simples, basta você substituir alguns ingredientes, como o arroz integral no lugar do branco, trocar os doces feitos com leite e leite condensado por frutas da estação, ou até fazer salada de frutas.

Quando se trata de carne, os peixes são ótimas opções, mas também pode ser pernil ou lombo, carnes magras que podem ser servidas com molhos de frutas, ou acompanhado de legumes. A maionese pode ser substituída por iogurte natural, e a farofa deve preferencialmente, ser feita em casa, já que essas prontas que encontramos no mercado costumam ser cheias de sódio e gordura saturada.


Pronto! Agora faça sua lista e bora preparar uma ceia super especial para sua família!

  • EkoSaúde - Informação que promove saúde, bem-estar e qualidade de vida -

Veja também

BENEFÍCIOS DO CONSUMO DO ARROZ03/08/21 Se tem um cereal que o brasileiro conhece e que faz combinação perfeita com o feijão, é o arroz. O alimento é consumido nas principais refeições ao redor do mundo , e por ser versátil, com sabor neutro, pode acompanhar muitos pratos. Existem variações do cereal, mas os mais conhecidos são o arroz branco e o integral. Fontes de......
laranja14/02/17 As altas temperaturas motivam muita gente a alterar os hábitos alimentares. Com o calor, o consumo de líquidos é maior e as frutas também têm lugar garantido na geladeira. Quer acrescentar no seu dia a dia uma fruta deliciosa e refrescante? Então vamos lá: as......
Alimentação ideal após noite de insônia22/10/21 Dor de cabeça, cansaço, irritabilidade e sonolência são sintomas que aparecem após uma noite mal dormida. Sabia que a insônia afeta os hormônios da saciedade e fome? Por isso, dormir mal pode te fazer consumir......

Voltar para Blog

categorias-noticias