Postado em 15 de Dezembro de 2021 às 16h04

      CEIA DE NATAL MAIS SAUDÁVEL E ECONÔMICA

      Alimentação (58)

      Já tem muita gente pensando na ceia de natal. É certo que nessa época do ano as pessoas acabam comendo mais, pois na nossa cultura, as festas de fim de ano envolvem confraternização e comida. Mas será que tem como organizar uma ceia mais saudável e até mais “em conta”?

      É possível sim fazer um cardápio gastando menos, e mesmo assim ser nutritivo e farto. Como já é de praxe quando falamos em economia no mercado, fazer pesquisa de preços e o ponto principal para redução de custos, principalmente se você não quiser diminuir as variedades de comida. Outro ponto importante é fazer suas compras o quanto antes, o que garantirá mais opções.

      Um meme do Natal é sobre o excesso de comida, tanto que se ingere na ceia, quanto o que sobra para o outro dia. O que pode reduzir as sobras é fazer a lista de compras já com a quantidade de cada item, evita excessos e até mesmo impulsos. Para fazer uma média de comida, considere o número de pessoas adultas e crianças.

      Ok, você anotou algumas dicas para economizar, mas o que torna a ceia mais saudável? É bem simples, basta você substituir alguns ingredientes, como o arroz integral no lugar do branco, trocar os doces feitos com leite e leite condensado por frutas da estação, ou até fazer salada de frutas.

      Quando se trata de carne, os peixes são ótimas opções, mas também pode ser pernil ou lombo, carnes magras que podem ser servidas com molhos de frutas, ou acompanhado de legumes. A maionese pode ser substituída por iogurte natural, e a farofa deve preferencialmente, ser feita em casa, já que essas prontas que encontramos no mercado costumam ser cheias de sódio e gordura saturada.


      Pronto! Agora faça sua lista e bora preparar uma ceia super especial para sua família!

      • EkoSaúde - Informação que promove saúde, bem-estar e qualidade de vida -

      Veja também

      Três dicas para consumir menos óleo na alimentação17/02/22Pequenas mudanças são suficientes e não afetam o sabor da comida. Você tá cansado de saber que o consumo de gorduras em excesso pode lhe trazer uma série de consequências. Problema é que fica difícil resistir aos alimentos fritos, não é mesmo? Pode continuar comendo sua fritura sim, desde que seja com moderação. De acordo com a Sociedade Brasileira de Cardiologia, o consumo adequado de gordura consumida para......
      Azeite de Oliva: gordura que faz bem17/11/17 O azeite de oliva é muito popular em todo o mundo. Sua fabricação é um processo simples de lavagem, moagem, prensa fria e centrifugação de azeitonas maduras. Além disso, esse óleo é um dos mais antigos e saudáveis.  O azeite é rico em ácidos graxos......
      Magnésio, mais importante do que você imagina17/06/20 Alguns minerais são essenciais para nosso organismo, mas nem sempre consumimos o necessário. Muitas vezes nem sabemos qual a real importância de ingerir esses elementos. Entre eles está o magnésio. Esse mineral tem uma......

      Voltar para Blog

      categorias-noticias