Postado em 22 de Julho às 15h37

COMO EVITAR QUEDA AO LEVANTAR DA CAMA

Saúde (81)

É possível que alguma vez você já tenha caído da cama, acontece com frequência na infância, mas pode ocorrer também com idosos, e nesta fase, os riscos da queda podem ser maiores. Observa-se que a partir dos 60 anos a frequência de idas ao banheiro aumenta, isso porque, o sono fica mais leve e até curto, e ainda, para os homens há o aumento da próstata e nas mulheres a recorrência de incontinência urinária.

O fato de cair da cama pode ser relacionado a forma como se levanta, causando desequilíbrio e consequentemente à queda, e também com agitações ligadas à problemas neurodegenerativos. Na terceira idade há ainda predominância de apneia do sono, redução da mobilidade e visão, e o uso de medicações que despertam, todos pontos que podem ser propícios para uma possível queda. Algumas adaptações no quarto podem garantir mais segurança, confira abaixo:


- Altura da cama: o ideal é que não ultrapasse o nível do joelho para facilitar tanto no momento de deitar, quanto de levantar.

- Colchão com estabilidade: o colchão deve ser firme, para que ao se mexer na cama não balance muito, e assim, evite desequilíbrio.

- Fonte de luz: é indicado que tenha sempre um ponto de luz, perto da cama e no caminho até o banheiro, seja um interruptor, lanterna ou um abajur, para que o idoso possa se localizar melhor.

- Nada de tapetes ou móveis baixos: ambos podem ser causas de tropeços, e consequentemente quedas. Portanto, evite-os.

- Barra nas laterais da cama: essa se aplica aos casos mais graves, quando há problemas como artrose, ou necessidade de andadores/bengalas.

Para finalizar, é importante reconhecer as limitações de cada pessoa, em contextos específicos, pode ser necessária a supervisão e ajuda de um cuidador.

  • EkoSaúde - Informação que promove saúde, bem-estar e qualidade de vida -

Veja também

Tripé da vida saudável: alimentação correta, exercícios físicos e sono de qualidade14/01 2020 nos mostrou o quão importante é cuidar da saúde. E por falar nisto, vale lembrar que a saúde não está ligada a ausência de doença, mas sim ao estado de equilíbrio do seu bem-estar físico, mental e social. Para conquistar uma vida com saúde e prolongada, é preciso se basear no tripé da vida saudável. Os......
DISTÚRBIOS DO SONO19/09/19 Você sabia que cerca de 30% da população mundial têm dificuldade de dormir ou de manter um sono contínuo? Essa privação de sono está relacionada a diversas doenças, como ansiedade, depressão, dores crônicas, bruxismo, apneia do sono e demais problemas.......
Cuidados com a saúde dos olhos18/09/17 Os olhos são nossa janela para o mundo. Poder enxergar as flores, paisagens, o sol e as nuvens, entre tantas outras belezas, é realmente uma das melhores coisas da vida. Mas, assim como de nossa saúde em geral, também é necessário ter cuidados com esse órgão......

Voltar para Blog

categorias-noticias