Postado em 22 de Julho de 2021 às 15h37

COMO EVITAR QUEDA AO LEVANTAR DA CAMA

Saúde (88)

É possível que alguma vez você já tenha caído da cama, acontece com frequência na infância, mas pode ocorrer também com idosos, e nesta fase, os riscos da queda podem ser maiores. Observa-se que a partir dos 60 anos a frequência de idas ao banheiro aumenta, isso porque, o sono fica mais leve e até curto, e ainda, para os homens há o aumento da próstata e nas mulheres a recorrência de incontinência urinária.

O fato de cair da cama pode ser relacionado a forma como se levanta, causando desequilíbrio e consequentemente à queda, e também com agitações ligadas à problemas neurodegenerativos. Na terceira idade há ainda predominância de apneia do sono, redução da mobilidade e visão, e o uso de medicações que despertam, todos pontos que podem ser propícios para uma possível queda. Algumas adaptações no quarto podem garantir mais segurança, confira abaixo:


- Altura da cama: o ideal é que não ultrapasse o nível do joelho para facilitar tanto no momento de deitar, quanto de levantar.

- Colchão com estabilidade: o colchão deve ser firme, para que ao se mexer na cama não balance muito, e assim, evite desequilíbrio.

- Fonte de luz: é indicado que tenha sempre um ponto de luz, perto da cama e no caminho até o banheiro, seja um interruptor, lanterna ou um abajur, para que o idoso possa se localizar melhor.

- Nada de tapetes ou móveis baixos: ambos podem ser causas de tropeços, e consequentemente quedas. Portanto, evite-os.

- Barra nas laterais da cama: essa se aplica aos casos mais graves, quando há problemas como artrose, ou necessidade de andadores/bengalas.

Para finalizar, é importante reconhecer as limitações de cada pessoa, em contextos específicos, pode ser necessária a supervisão e ajuda de um cuidador.

  • EkoSaúde - Informação que promove saúde, bem-estar e qualidade de vida -

Veja também

Outono e o Sono02/04/20 No dia 20 de março se iniciou o outono. Um prelúdio para o inverno. Estação perfeita para aqueles que gostam de um clima mais frio e nublado. Você já deve ter percebido que durante esse período nosso corpo muda, se torna mais preguiçoso. Totalmente contrário ao verão, que nos deixa mais ativos e propensos a ficar acordados por mais tempo. Segundo a otorrinolaringologista, Amanda Costa, as estações do ano......
Quais as frutas indicadas para diabéticos20/03/19 Quem é diabético sempre fica em dúvida quanto ao consumo de alguns alimentos. As frutas são a principal incerteza, por serem mais adocicadas naturalmente. E para tirar essa dúvida, a nutricionista Andressa Fortes Miranda indica quais os frutos podem ser......
Melanoma: um dos perigos dos raios ultravioletas19/02/18 Sabemos o quanto o uso do protetor solar é importante para manter a proteção da pele contra os raios ultravioletas. Uma das consequências de não tomar esse cuidado são os melanomas, um tipo de câncer de pele que tem origem nas células que produzem a......

Voltar para Blog

categorias-noticias