Postado em 05 de Junho às 09h52

Semana Mundial do Meio Ambiente Como posso fazer a minha parte?

Datas Comemorativas (39)Dicas (69)
Hoje estamos celebrando o 51° aniversário do Dia Mundial do Meio Ambiente, estabelecido pela ONU em 1972. A fim de promover a consciência coletiva sobre a gravidade dos danos que as ações humanas estão causando à terra, ocorre anualmente a Semana Mundial do Meio Ambiente. A temática deste ano é: "Acelerar a restauração da terra, a resiliência à seca e conter o processo de desertificação".

Essa abordagem torna-se principalmente importante no Brasil, já que é um dos países do mundo que mais sofre com as consequências da desertificação - além das secas, as catastróficas enchentes que afetaram mais gravemente os estados do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina também são reflexos do desmatamento desenfreado e do mau uso do solo, que prejudicam a drenagem e podem gerar deslizamentos de terra.

À administração pública, cabe o estudo e a aplicação de estratégias eficazes para frear o desmatamento, diminuir o consumo de água, melhorar a drenagem do solo, reduzir o descarte indevido do lixo e demais medidas, incluindo as preventivas, que sejam capazes de atuar em prol do meio ambiente e amenizar os danos e a ocorrência de catástrofes.
Mas e nós, individualmente, o que podemos fazer?

Pequenas ações, principalmente quando se transformam em hábito, são capazes, sim, de mudar o mundo! Todos temos em nossas mãos esse poder e essa responsabilidade com as gerações futuras, promovendo a continuidade da vida na terra.

Você pode começar com o compromisso de fazer o correto descarte do lixo - de nada adiantam os projetos de reciclagem, se empresas e população não estiverem alinhados com esse propósito, separando corretamente os resíduos para que possam, então, ser reciclados e reaproveitados.

Diminuir o consumo de água, em nossas casas e ambientes de trabalho, também é medida que se impõe. Além dos comportamentos conscientes de reduzir o tempo no banho e fechar a torneira, por exemplo, há ainda produtos no mercado capazes de auxiliar esse processo: torneiras automatizadas e com arejadores são excelentes opções para residências e, principalmente, empresas: a primeira, desliga-se com a retirada das mãos; já a segunda, insere bolhas de ar junto à água, fazendo com que o fluxo pareça maior e evitando respingos. Uma torneira normal gasta entre 14 a 25 litros de água por minuto, enquanto, com o uso do arejador, o consumo baixa para 6 a 10 litros por minuto, em média.

E aí, já definiu as ações que serão rotina em sua empresa ou residência, pensando no bem coletivo e na urgência de cuidarmos da terra, nossa morada?

Veja também

Ceia de Natal saudável22/12/17 Estamos em dezembro, mês em que ocorrem muitas festividades, entre elas, a ceia de Natal. A origem dessa comemoração é europeia e iniciou como um gesto de solidariedade com os viajantes e peregrinos, junto das famílias para celebração da noite de Natal. Com o tempo, a tradição de reunir a família ao redor da mesa…...
Novembro Azul: cuidar da saúde também é coisa de homem04/11/19 Quando pensamos em cuidado com a saúde, infelizmente os homens ainda ficam muito atrás das mulheres. E para que eles se igualem à elas, o mês de Novembro se colore de azul com o desafio de conscientizar a sociedade sobre as doenças masculinas, com ênfase na......

Voltar para Blog

categorias-noticias