Postado em 27 de Fevereiro de 2019 às 12h28

Como iniciar a introdução alimentar em bebês

Dicas (64)
Cuidar de um bebê é sempre uma surpresa. Até um período da vida deles, a alimentação é básica e sem muitas preocupações. O leite materno supre todas as necessidades alimentares da criança, auxiliando no seu crescimento saudável. Mas, quando os seis meses de idade chegam, já é possível introduzir alguns alimentos que costumamos comer no…

Cuidar de um bebê é sempre uma surpresa. Até um período da vida deles, a alimentação é básica e sem muitas preocupações. O leite materno supre todas as necessidades alimentares da criança, auxiliando no seu crescimento saudável. Mas, quando os seis meses de idade chegam, já é possível introduzir alguns alimentos que costumamos comer no dia a dia.

Segundo a pediatra, Bruna Marmith, o recomendado é manter o aleitamento materno

exclusivo até os seis meses, sem dar água, chá ou suco para a criança. ?Alguns bebês precisam de complementos, mas ele está associado ao leite materno. Após os seis meses, a introdução alimentar pode ser iniciada, partindo do princípio que a criança já tem maturidade neurológica e gastrointestinal para isso?. A pediatra alerta também para as crianças que começam a comer antes do recomendado. ?Tem mais chance de refluxo, aumenta o risco de pneumonias, por broncoaspiração. Tudo isso porque os pequenos não tem uma maturidade ainda pra fazer o movimento de deglutição e conseguir passar esse alimento da boca para o estômago?.

Os primeiros alimentos recomendados para dar para os bebês são as frutas. Elas digerem mais fácil e dão uma palatabilidade maior, por serem macias e doces. O indicado é iniciar com com uma fruta ou num lanche da manhã ou num lanche da tarde. A pediatra sugere a banana como primeira opção. ?A fruta sempre amassada, nunca bater no liquidificador. Também nunca dar mais de uma fruta por vez, ou seja, a criança não vai comer uma banana inteira na introdução alimentar?.

Após passar por esse processo com a banana e perceber que a criança aceitou bem a fruta, Bruna receita aumentar para duas papas doces por dia. ?Uma fruta de lanche da manhã e outra de lanche da tarde. Já é possível colocar outras opções, como maçã ou pera?.

Quando o bebê atingir os sete meses, as papas salgadas podem fazer parte do cardápio. ?É importante lembrar que alimento salgado não quer dizer colocar sal, a criança não precisa disso?, lembra Bruna. Por isso, as sopas com legumes amassados são uma boa opção. Ela pode ser servida no almoço, numa quantidade calculada conforme o peso da criança. Porém, apesar de a sopa ser fácil para a criança digerir, a pediatra alerta que no futuro o bebê irá ter dificuldade de aceitar os alimentos que estavam nela separados, isso porque ele não sentia o gosto individual deles. ?Oferecer também os alimentos separados e o alimento praticamente de forma inteira para a criança é importante, pois ela irá descobrir o formato e gosto do alimento?, orienta.

Ao montar o cardápio também precisa levar em conta quatro itens essenciais para o crescimento da criança. Durante as refeições, o prato precisa ter carboidratos, verduras, proteínas e legumes. ?Quanto mais variado, mais colorido e mais textura tiver, melhor para o desenvolvimento da criança, tanto nutricionalmente quando neurologicamente?, explica a pediatra Bruna.

Veja também

Bolos e Pães Naturais Saudáveis, deliciosos e nutritivos!26/04/17 Os bolos e pães naturais são tendências alimentares saudáveis que estão ganhando a preferência de quem deseja uma vida saudável. Esses alimentos são a prova de que é possível manter uma alimentação equilibrada e com qualidade nutricional. O melhor é que isso tudo é possível sem perder o sabor e os prazeres de comer. A…...
Remédios fitoterápicos - O que é e como usar?29/12/17 Não é de hoje que o ser humano faz uso de plantas como medicamentos. Com certeza você já usou ou conhece alguém que utilizou fitoterápicos.  Mas você sabe o que eles são e como usar? É importante destacar que plantas medicinais e fitoterápicas não são a mesma......
SEPARAÇÃO E RECICLAGEM DO LIXO30/09/21 Quem está acompanhando a Eko’7 neste mês, com certeza viu o lançamento do colchão Pangeia que chegou carregado de conceito, com o objetivo de fazer as pessoas repensarem. Aqui na Ekosaúde também vamos entrar na......

Voltar para Blog

categorias-noticias