Postado em 29 de Novembro de 2017 às 10h30

Como usar o protetor solar de forma correta?

Dicas (51)Saúde (77)
O câncer de pele, do tipo não-melanoma, é o mais frequente no corpo humano. No Brasil, corresponde a 30% de todos os tumores malignos registrados no país. Porém, desde que detectado e tratado precocemente, apresenta alto percentual de cura. De acordo com o Instituto Nacional de Câncer (Inca), o câncer de pele é mais comum…

O câncer de pele, do tipo não-melanoma, é o mais frequente no corpo humano. No Brasil, corresponde a 30% de todos os tumores malignos registrados no país. Porém, desde que detectado e tratado precocemente, apresenta alto percentual de cura.

De acordo com o Instituto Nacional de Câncer (Inca), o câncer de pele é mais comum em pessoas com mais de 40 anos, sendo relativamente raro em crianças e negros, com exceção daqueles já portadores de doenças cutâneas anteriores. Pessoas de pele clara, sensíveis à ação dos raios solares, ou com doenças cutâneas prévias são as principais vítimas.

Com o início da estação mais quente no ano, os cuidados com a pele devem aumentar, pois a radiação solar provoca lesões na pele, se não protegida devidamente. O dermatologista da Clínica da Pele, Juliano Grock, dá algumas dicas de como se proteger, por exemplo, evitando a exposição ao sol entre às 10h às 16h.

            ?Nesse horário a radiação ultravioleta que incide sobre a Terra é muito alta, e além de favorecer o surgimento de manchas e envelhecimento precoce, é o maior estímulo para o desenvolvimento do câncer de pele?, enfatiza o dermatologista.

Filtro solar

É preciso criar o hábito de usar filtro solar diariamente, de preferência pela manhã e reaplicar à tarde. E quando for se expor ao sol, é necessário reaplicar, preferencialmente a cada duas horas. ?Se o seu trabalho exige expor-se diretamente ao sol, complemente com chapéus de abas largas e camisas de mangas longas. E não se esqueça dos óculos de sol?, acrescenta Grock.

As crianças devem adquirir o hábito de usar o filtro solar, da mesma maneira que fizer quanto à escovação dos dentes. Dos 6 meses de vida até os 2 anos de idade, há filtros infantis próprios e hipoalergênicos.

O dermatologista alerta, que antes dos 6 meses, a pele do bebê é muito delicada. O ideal é evitar a exposição direta à radiação solar. ?Lembre-se que uma grande parte das lesões de pele que surgem na idade adulta são causadas pelo dano solar acumulado na época de infância e adolescência, por isso devemos estimular o hábito do uso do protetor solar desde cedo?.

Filtro solar, Repelentes e Hidratantes: qual passar primeiro?

Algumas dúvidas são frequentes, principalmente, quando se fala do filtro solar, repelentes e hidratantes. O dermatologista esclarece que os mosquitos se afastam das pessoas por conta do cheiro do repelente. Por isso, este é o que deve ser usado por último.

É recomendado usar primeiro o protetor solar em todas as áreas expostas do corpo. Depois, espere de 15 a 30 minutos para a pele absorver bem. Só então utilize o repelente em todas as áreas expostas do corpo. ?Fique atento à validade dos produtos e sua durabilidade na água. Reaplique sempre que indicado. Já, cremes hidratantes destinados ao uso diurno devem ser usados sobre a pele limpa e, após absorvidos, aplica-se o filtro solar?, finaliza Grock.

Veja também

Motivação: como colocar em prática as metas de início de ano05/01/18 Todo ano fazemos promessas para colocá-las em prática, mas nem sempre conseguimos cumprir, fazendo com que ela seja adiada para o próximo, novamente. Isso acontece com você? Saiba que isso é algo comum com muitas pessoas e que existe sim uma forma de conseguir realizar essas promessas. O coach, educador e escritor, André Valongueiro em…...
Ervas Naturais e tratamentos alternativos.22/05/17 A natureza é uma importante fonte de elementos e ingredientes que proporcionam saúde e qualidade de vida para as mais variadas doenças e complicações. As soluções naturais tornam-se uma opção cada vez mais frequente na busca por tratamentos e curas......
Por que roncamos?04/12/19 Com certeza você já deve ter perdido o sono por causa do ronco do seu companheiro. Ou mesmo por não conseguir dormir devido a obstrução nasal. Segundo estimativas, cerca de 54% da população adulta sofre de ronco, principalmente pessoas obesas, idosas e......

Voltar para Blog

categorias-noticias